Como participar de projetos sociais de voluntariado

O Brasil está entre os 10 países com maior número de voluntários. Mova-se pelo amor ao próximo e assim você vai encontrar mais felicidade em sua vida.

Márcio Patelli

Estudo mundial “World Giving Index 2012 – A global view of giving trends” confirma os resultados da pesquisa realizada no Brasil pela Rede Brasil Voluntário que apontou que 11% dos brasileiros são voluntários. O estudo mostra que o Brasil está entre os 10 países com maior número de voluntários – cerca de 18 milhões – e traz ainda o ranking dos países mais generosos em participação e contribuições financeiras para causas sociais.

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou a distância:

  • Realizando ações individuais – Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados, etc.) que atendem a uma organizaçao social, pessoas carentes ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo, etc.

  • Participando de campanhas – Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.

    Advertisement
  • Juntando-se a grupos comunitários – Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade, como urbanização, saneamento e saúde, etc.

  • Trabalhando em organizações sociais – que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura e meio ambiente.

  • Participando de projetos públicos – Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam a melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.

  • Sendo voluntário em escolas – Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado.

Como faço para me tornar voluntário? Você pode começar uma ação voluntária identificando uma causa ou necessidade social e descobrindo uma maneira de colaborar. Pode procurar uma organização social perto da sua casa e participar de uma campanha na qual acredite.

Advertisement

É preciso ter algum conhecimento especial para ser voluntário? Não, há um trabalho voluntário adequado a cada pessoa. Algumas vagas exigem conhecimento técnico específico, mas, em geral, basta ter vontade para ser voluntário.

Conheça algumas organizações de voluntariado:

Mãos que ajudam
Centro de Voluntariado
Voluntários

Mova-se pelo amor ao próximo e assim você vai encontrar mais felicidade em sua vida.

A maior doação é doar uma porção de si mesmo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Márcio Patelli

Márcio R. Patelli é pai, marido e SUD. Formado em eletrônica pelo Centro Paula Souza, atua como professor de eletrônica e é responsável por sites de bem estar e fortalecimento familiar.