4 dicas de especialistas para vender sua casa rapidamente

Se você está querendo vender um imóvel rapidamente nesses tempos de crise, algumas dicas de especialistas irão ajudá-lo.

1,459 views   |   9 shares
  • Com a crise econômica, alta nos juros e o desemprego aumentando, possíveis compradores de imóvel entraram em ritmo de espera, trazendo recuo nas vendas de imóveis usados e novos, segundo especialistas.

  • Se você está querendo vender um imóvel rapidamente e por um bom preço, mas não entende do assunto, ainda mais nesses tempos de crise, a menos que o imóvel seja sem igual, para conseguir ter sucesso na venda faz-se necessário observar algumas estratégias.

  • Então, prepare bem seu imóvel e, mesmo que você escolha contratar um profissional, as dicas e o conhecimento dos recursos de vendas a seguir, dados por especialistas, irão ajudá-lo a ter sucesso.

  • Leia: 6 dicas básicas na hora de vender seu imóvel

  • 1. Divulgar seu imóvel

  • Uma tática eficiente, segundo o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Especialistas em Finanças (IBEF), Luiz Calado, é colocar à disposição "materiais de divulgação na porta do imóvel ou na portaria do prédio e nos estabelecimentos comerciais da região, colocar uma placa de "vende-se" com o número do telefone para agendar bem rápido uma visita, assim os interessados que passam podem se informar mesmo que o proprietário não esteja". Isso é o que quase ninguém faz, diz Calado e muitas pessoas andam bastante para escolher um imóvel para comprar.

  • Os especialistas aconselham que o material tenha fotos coloridas e bem tiradas, inclusive se o anúncio for pela internet, trazendo informações importantes sobre o imóvel, como metragem, quantidade de quartos, particularidades dos cômodos, andar e número de vagas na garagem, valor de IPTU e condomínio, política do prédio sobre bichos de estimação, etc. Igor Freire, diretor de vendas da Lello, alerta que a falta de informações pode levar à perda do comprador.

  • 2. Abrir seu imóvel para as visitas

  • A famosa "Open house"é uma tática de venda usada pelos proprietários de imóveis de alto padrão, mas também serve para quem não é milionário. Os vendedores, aconselha Luiz Calado, podem abrir o imóvel uma vez por mês, sempre num fim de semana, quando as pessoas normalmente saem para procurar imóveis. Ele diz que "por questões de segurança, poucas pessoas utilizam essa tática no Brasil, mas quem quer vender um imóvel que já está desocupado pode organizar uma visita até mesmo pela imobiliária, anunciando na região a data, horário e os contatos para a próxima visitação".

  • Advertisement
  • Porém, o imóvel deve estar em boas condições para ser vendido, deixe-o apresentável, não é preciso uma grande reforma, pois o comprador pode não ter o mesmo gosto que o seu, mas especialistas recomendam que reparos importantes sejam feitos, como pinturas em cores neutras, consertos de defeitos, limpezas, manutenção elétrica, hidráulica e do jardim, etc. Também é importante que a documentação toda esteja em dia, sem pendências e sem inadimplências, isso será ponto em seu favor. Já se o imóvel ainda estiver ocupado, recomenda-se retirar no horário da visita traços pessoais e polêmicos do morador e manter a limpeza e organização do ambiente. Então, se atente aos detalhes para que eles não atrapalhem a venda.

  • Leia: 15 coisas para saber antes de comprar um imóvel

  • 3. Preço, forma de pagamento e prazo de entrega do imóvel

  • Cuidado para não pedir um valor muito acima do mercado porque imóveis também têm concorrência. De acordo com os especialistas Gilberto Benevides e Wang Chi Rsin no livro "Investir em Imóveis", um valor fora da realidade vai restringir o número de interessados. "Não se iluda achando que receberá propostas e poderá, no momento da oferta, negociar", diz o livro.

  • Caso você não saiba como fazer uma avaliação e decidir por um bom valor para o imóvel, procure um profissional para fazê-lo. Uma pesquisa de mercado pode ajudá-lo. Veja na sua região os preços e o estado dos imóveis, veja as notícias da região e dos negócios, do mercado e da economia, bem como eventos e instalações nas proximidades que possam valorizar o imóvel futuramente, ressaltando isso na hora da venda.

  • Antes havia muita gente comprando, mas hoje, com as vendas em baixa, é bom não ser intransigente e pensar nas contrapropostas, em ceder e ser flexível nas formas de pagamento, como parcelamentos, financiamentos, etc., sobretudo se houver muita concorrência.

  • O prazo de entrega também é importante para quem vai comprar o imóvel, não demore para desocupá-lo e entregá-lo, pois quanto antes melhor para a venda.

  • 4. Apresentar o imóvel

  • Se preparar para apresentar as particularidades, qualidades e mesmo os pontos negativos do imóvel é importante. Como falar, o que dizer, principalmente se a conversa mudar o rumo, e responder as perguntas feitas, tudo naturalmente, sendo verdadeiro.

  • Destaque aquilo que valoriza o imóvel, mesmo o que não está visível, como a troca de um encanamento ou fiação. Procure entender o que o comprador quer e apresente tudo o que o imóvel tem e que se encaixa no que ele deseja.

  • Advertisement
  • Se você não dispõe de tempo, verifique a idoneidade de uma imobiliária e de seus corretores e contrate-a para cuidar da venda do seu imóvel. Mesmo não sendo um agente imobiliário, observando essas estratégias, você pode fazer a venda do imóvel mais rápida e um negócio de sucesso.

  • Leia: Dez dicas para alugar um imóvel sem se arrepender depois

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Sou esposa e mãe de duas lindas filhas. Amo minha família! Gosto de ler e me informar sobre vários assuntos, de artesanato e atividades que envolvam a família e os amigos.

4 dicas de especialistas para vender sua casa rapidamente

Se você está querendo vender um imóvel rapidamente nesses tempos de crise, algumas dicas de especialistas irão ajudá-lo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr