Quem pouco ama, pouco se ama

Parece falta de amor, mas na verdade é baixa autoestima. Compreensão e amizade ajudarão o casal a vencer juntos essa fase.

Michele Coronetti

Quando amamos alguém é fácil perceber. O coração bate mais forte, a respiração fica mais rápida, os olhos brilham mais intensamente só em pensar na pessoa amada.

Infelizmente, nem sempre este amor é recíproco, ou ao menos é o que parece. O cônjuge pode se mostrar frio, distante, se importar pouco, não ter tempo para o casal ou a família, ser calado e transmitir poucos gestos carinhosos, ou nenhum.

Leia: 4 maneiras de saber se alguém realmente ama você

A primeira ideia é a de que não existe amor no coração dele. E por mais que o parceiro tente ajudar com demonstrações de afeto, a impressão transmitida é a de que se existia amor, está ruindo de vez.

Em muitos destes casos não é o amor a outra pessoa que morreu, mas seu amor-próprio que está fraco. A baixa autoestima acaba impelindo a pessoa que a possui a não conseguir demonstrar seu amor, a tratar o companheiro de forma rude e a evitar a presença dele.

Advertisement

Situações vividas desde a infância podem causar essa falta de amor-próprio. Elas incluem:

  • Críticas externas e autocríticas

  • Sentimento de culpa

  • Abandono e rejeição

  • Maus-tratos, abuso físico ou emocional, Bullying e comparações

    Advertisement
  • Necessidades essenciais que não foram supridas

  • Frustração e insegurança

  • Cobranças

  • Medo

  • Rancor e raiva

    Advertisement
  • Perdas

  • Dependências

Entender o que está acontecendo é o primeiro passo para que o casal consiga ficar próximo, afinal a pessoa que está sofrendo pode evitar contatos, conversas e até pode acreditar que não merece o amor do cônjuge, entrando em um estado cada vez mais deprimido. A compreensão e amor ajudarão para que ambos superem e continuem juntos.

Leia: Ideias para estimular a autoestima do cônjuge

O apoio é fundamental

Ser amigo, ouvir e ter tempo para a outra pessoa são atitudes salvadoras para o cônjuge. E quando ouvir, será comum que ele se diminua. Ao invés de ir contra, deixar que ele fale mais sobre seus sentimentos ajudará muito. Se ele diz que é sempre muito atrapalhado, que não consegue ajudar, melhor é perguntar por que sente isso do que dizer: Você não é atrapalhado e é um marido excelente. Sugerir buscar ajuda pode ser bom, mas é necessário muito tato antes de falar isso.

Advertisement

Sair para fazer algo juntos também é ótimo. Especialmente se for um trabalho voluntário. Estar envolvido com pessoas que necessitam de ajuda melhora a autoestima de qualquer pessoa, afinal ela estará fazendo o bem e se sentirá importante.

Exemplo

Quando o cônjuge que está bem age de modo altruísta a respeito de si mesmo, o outro perceberá e desejará sentir-se bem da mesma maneira. Ter amor-próprio não significa ser orgulhoso, mas saber da importância que tem como ser humano, e que não é melhor que os outros. Dizer ao cônjuge que ele deve ser como você também não é uma boa ideia. A vida requer constante crescimento e isso pode ser mostrado através de metas traçadas e de aceitação individual.

Leia: 7 atitudes para melhorar a sua autoestima e reconquistar quem você ama

Às vezes o problema pode ser maior do que se imagina e o cônjuge não aceitará nenhuma ajuda, sua ou externa, podendo se tornar incontrolado ou abusivo. Especialistas poderão dar maior instrução em casos mais complicados ou que se tornaram insustentáveis.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.