10 motivos pelos quais seu filho não tem problema em confiar em você

No mundo atual, encontrar pessoas que tenham coragem de dizer a verdade é raro, mas, quando as encontramos, temos a certeza de que elas foram ensinadas por pais justos e honrados que se mantiveram presentes na vida delas.

Roberta Preto

Lidar com os filhos na infância exige mais disposição física que mental; já na adolescência, os pais tendem a lidar com a mente para criar maneiras de fazerem os filhos saberem que eles são sua melhor ajuda nos momentos de decisões.

Os pais esperam que os filhos confiem neles, mas nem sempre é o que ocorre. Talvez o medo, a culpa ou amizades erradas levem os filhos por caminhos perigosos, mas todo pai e mãe precisa ter sabedoria e muita calma para resgatar os filhos.

Leia: Pais heróis

Os filhos que dão satisfação aos pais de onde vão e com quem vão são filhos que respeitam, confiam e amam seus pais, e isso ocorre porque encontram nos pais 10 motivos pelos quais eles não precisam mentir.

São eles

1. O melhor amigo

Todos nós, carecemos de boas amizades, mas não há amizade melhor que de uma mãe que nos conhece e nos entende e de um pai que sempre está disposto a nos ouvir e nos aconselhar. Se os filhos encontram nos pais esse tipo de apoio, eles saberão que independente do que tiverem feito, somente nos pais, eles poderão obter a ajuda necessária para corrigir seus erros.

Advertisement

2. Amor incomparável

Às vezes, famílias se desfazem, pai e mãe quebram os convênios de suportarem tudo, e infelizmente são os filhos que mais sofrem com a situação, mas é importante que os filhos tenham em mente que o amor que os pais sentem por eles jamais se acaba ou muda. Os filhos acreditam que os pais os amam, mais que qualquer pessoa. E os pais precisam ser cautelosos e terem sabedoria para ensinar que o amor de filho é diferente do amor entre um homem e uma mulher quando começarem um novo relacionamento.

3. Sacrificar tudo pela felicidade dos filhos

Os bons pais se sacrificam. Tudo em prol da felicidade dos filhos, tudo para ver um filho sorrir. Porque, para eles, os filhos sempre virão acima de suas próprias necessidades. Talvez na infância eles não percebam, mas é na vida adulta que eles compensam os pais na forma de amar.

Leia: Pais superprotetores: Quando é demais?

4. Porto seguro

Os filhos que enxergam nos pais o seu porto seguro sabem que não importa o problema, se precisarem retornar para casa, as portas estarão sempre abertas, seja na adolescência ou na vida adulta.

5. Sempre de bem com a vida, só para ver os filhos felizes

Nem todos os dias conseguimos manter sorrisos o tempo todo, mas quando se trata de filhos, os bons pais tendem a esquecer o mau humor e fazer os filhos sentirem que eles são a razão de sua existência, isso fará com que os filhos se sintam valorizados e amados.

Advertisement

6. Meu mundo

Os filhos que não só escutam, mas através dos sacrifícios e provas de amor compreendem que são “o mundo dos pais” terão cuidado em fazer suas escolhas na vida para não decepcioná-los.

7. Me escuta

Os pais que sabem ouvir os filhos terão filhos aptos a dizerem a verdade sempre, porque eles sabem que nos pais encontrarão pessoas que os respeitam, se importam com o que eles falam e, acima de tudo, vão sempre amá-los, mesmo diante da mais dura verdade.

8. Aconselham

Se os filhos encontram nos pais autoridade e rigidez, acabam por se afastar; mas, se eles tiverem dúvidas, medos, anseios e tiverem pais prontos para aconselhá-los, eles irão buscar o apoio de seus pais em cada etapa de suas vidas.

9. Respeito

“A educação vem do berço” é uma das frases mais populares que possui uma grande verdade. São os pais que têm o dever de ensinar os filhos a importância de se ter respeito por tudo e por todos.

Quando se educa uma criança, os pais criam filhos que nunca irão lhes abandonar na velhice.

Advertisement

10. Responsabilidade

É dever de cada pai e mãe ser responsável por seus filhos e lhes ensinar a assumirem suas próprias responsabilidades. O pais que tendem a encobertar erros dos filhos, achando que estão ajudando, acabam por enganar a si mesmos e os prejudicam. Crianças que não aprendem na infância a assumirem responsabilidades, tornam-se adultos covardes e mentirosos.

Leia também: Como lidar com o favoritismo dos pais

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.