5 razões urgentes para você desejar conceder o perdão hoje mesmo

Veja 5 motivos para você desejar parar, hoje mesmo, de reter o perdão.

Erika Strassburger

A mágoa, o rancor e o ódio são cânceres espirituais que fazem as pessoas definharem gradativamente. Pessoas que nutrem esses sentimentos tornam-se amargas e vingativas, e acabam tendo muitos prejuízos espirituais, mentais e físicos. A cura para esses cânceres é uma só: o perdão.

Abaixo estão 5 motivos importantes que farão as pessoas que tendem a nutrir mágoa, rancor e ódio desejarem ser curadas:

1. Magoa, rancor e ódio nos deixam doentes

O psicólogo americano Frederic Luskin, diretor do Projeto Perdão, da Universidade de Stanford (EUA), disse em uma entrevista: “Quando focalizamos nossa atenção em quem nos feriu, ficamos sem condições de perceber quem nos ama. Isso traz implicações para a nossa saúde física e mental (…). Perdoar nos dá sustentação. Não perdoar, ao contrário, faz com que nos sintamos desamparados, desprotegidos, o que desencadeia um estresse químico prejudicial ao organismo. Além disso, muitas vezes a pessoa se esquece de cuidar de si própria. Tudo porque fica com a mente ocupada por sentimentos ruins.”.

Leia 12 doenças causadas ou acentuadas pelo rancor

2. O perdão traz felicidade

Quem conhece pessoas rancorosas percebe facilmente sua negatividade. Elas sorriem pouco e têm sempre coisas ruins para dizer sobre as pessoas. Tendem a enxergar e ressaltar as fraquezas dos outros, em vez de suas virtudes.

Advertisement

É impossível encontrar a felicidade enquanto o coração está tomado por sentimentos como mágoa, rancor e ódio. Como todos nós desejamos ser felizes, aí está um excelente motivo para engolirmos o orgulho e nos empenharmos em melhorar nossa capacidade de perdoar.

3. Perdoar é obrigatório para quem deseja ser perdoado por Deus

O Salvador Jesus Cristo foi enfático: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).

Estamos colocando nossa eternidade em risco ao adiarmos a concessão do perdão a quem nos magoou. Jesus Cristo morreu para conceder-nos perdão e salvação. Não há espaço no Reino Celestial a quem não deseja perdoar.

Leia: Como saber se Deus realmente lhe perdoou

4. A capacidade de perdoar está ao alcance de todos, inclusive daqueles que têm mais dificuldade para conceder o perdão

Advertisement

O bálsamo curador da Expiação de Jesus Cristo pode nos curar de nossa dificuldade de perdoar. Nosso Senhor pode tudo, inclusive mudar o nosso coração, abrandá-lo. Mas isso acontecerá somente se o permitirmos.

Portanto, a “Síndrome Gabriela Cravo e Canela”, cujo bordão é “Eu nasci assim, eu cresci assim… Vou ser sempre assim.”, que faz muitas pessoas se conformarem com sua “incapacidade de mudar”, é uma afronta a tudo o que o Salvador ensinou e fez por nós.

5. O perdão nos faz livres

Muitas pessoas não concedem o perdão por não quererem que aquele que as ofendeu se livre do fardo da culpa, pois “ele ainda não pagou pelo que fez!”. Mas há um grande equívoco nesse pensamento. Ainda que elas não concedam o perdão, a pessoa que as magoou já pode ter acertado suas contas com Deus. Não será o seu perdão que irá impedi-la de ser feliz.

Não é o nosso perdão que definirá a felicidade das pessoas, ele não será um impedimento para que elas sejam salvas no Reino de Deus, mas será um impedimento para nós mesmos. Deus decide a quem perdoar. De nós é exigido que perdoemos a todos os homens. Portanto, a pessoa libertada no perdão, não é a pessoa perdoada, somos nós mesmos.

Encerro com as sábias e inspiradas palavras de Kevin R. Duncan: “A Expiação do Salvador não é apenas para aqueles que precisam se arrepender; é também para aqueles que precisam perdoar. Se estiverem com dificuldade para perdoar alguém ou a si mesmos, peçam ajuda a Deus. O perdão é um glorioso princípio de cura. Não precisamos ser vítimas duas vezes. Podemos perdoar.”

Advertisement

Leia também: Lidando sabiamente com o sentimento de culpa

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.