Meu filho não dorme. O que pode ser?

A hora de colocar as crianças na cama tornou-se um pesadelo? Verifique se não há problema de saúde e use as dicas a seguir.

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  • As crianças precisam dormir o suficiente e esse suficiente muda com a idade. Bebês de menos de um mês dormem geralmente entre 14 e 16 horas, sendo que esse sono é dividido entre noite e dia. Os bebezinhos dormem a noite toda e tiram 3 sonecas durante o dia. Já as crianças por volta dos 3 anos dormem em média 12 horas por dia: 10:30 horas por noite e uma soneca de 1:30 durante o dia.

  • Existem períodos durante o sono em que o cérebro passa por fases que são necessárias à saúde mental e física. Também durante o sono as crianças assimilam o aprendizado e liberam hormônios do crescimento.

  • Segundo a neuropediatra Márcia Pradella-Hallinam é comum a criança não crescer e nem ganhar peso quando ela tem problemas do sono.

  • Se você está enfrentando dificuldades para que seu filho durma uma noite inteira, há que se avaliar se ele não está dormindo mais que o normal durante o dia.

  • Leve seu filho ao pediatra para uma avaliação/investigação das causas da falta de sono. Caso não seja nenhum problema de saúde, talvez seja falta de uma rotina de dormir adequada à idade da criança.

  • Leia: Soninho merecido: Como fazer os bebês dormirem a noite toda

  • Dentre as causas mais comuns para a recusa em ir para a cama, temos:

  • 1. Excesso de energia

  • Você já está dormindo em pé e a criança continua a pular e brincar. Sim, as crianças têm muita energia. Evite dar alimentos pesados, açúcar ou estimulantes como refrigerantes à base de cafeína à noite. (Bom mesmo é não dar nunca).

  • 2. Medo de escuro

  • As crianças têm muita imaginação e fantasiam situações e personagens assustadores. É um medo real e não deve ser menosprezado. O ideal é mostrar a elas que quando as luzes se apagam, o lugar continua o mesmo. Se for uma criança pequena, ela irá requerer a presença constante de um dos pais ou dormir na cama deles.

  • A solução nesse caso é ter paciência. Deixe alguma luz acesa, ficar com ela até que adormeça, contar-lhe uma história (que não a assuste ainda mais, claro). Assegure-a que vocês (pais) estão no quarto ao lado e qualquer coisa é só chamar. Aos poucos o medo vai embora e ela volta a gostar da hora de dormir.

  • Leia: Mãeeeeee, tô com medo!

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  • 3. Maus hábitos de sono

  • As crianças tendem a seguir o exemplo dos pais. Se os pais ficam acordados até tarde, é o caminho natural que os filhos trilharão. Deixar que elas tenham horários diferentes para acordar no fim de semana também pode ser um problema, pois se dormem tarde na sexta-feira, acordarão tarde no sábado, o que implicará na falta de sono no sábado à noite.

  • Outro mau hábito dos pais é mandar a criança para o quarto quando castiga. Ela vai associar o quarto e o sono ao castigo. Se for o caso, crie um "cantinho do castigo" em outro lugar da casa.

  • Algumas dicas podem ajudar

    • Estabeleça uma rotina para a hora de dormir. Primeiro estabelecendo um horário de ir para a cama e realmente colocando as crianças na cama no horário. Elas vão saber que é hora de ir para cama.

    • Acalme a criança. Dê-lhe o jantar em um horário que a possibilite ir dormir sem estar com o estômago cheio, o que dificulta o sono. Dê-lhe um banho morno, troque as fraldas, coloque pijamas confortáveis ou quentes se estiver frio.

    • Crie rituais - Coloque-a na cama, leia uma história, cante para ela, orem com ela. Tudo isso a fará perceber que é hora de dormir, que levantar-se não será permitido.

    • Dê-lhe um objeto de estimação. Geralmente as crianças têm uma "naninha", seja um cobertor, um bichinho, o que for, dê a ela que a ajudará a permanecer calma. (Coloque uma gotinha do perfume da mãe e a criança irá se acalmar mais rapidamente, caso acorde).

    • Leve-a de volta, caso ela se levante. Tenha paciência, pois pode ser que você tenha que fazer isso muitas vezes até que ela se acostume. Brigar com a criança não resolve, ela irá se irritar, chorar e lá se foi o soninho.

    • Não "nine" a criança. Ninar faz com que ela durma, mas é um sono induzido pelo movimento e pode cessar quando o movimento acabar.

    • Não crie o hábito de dormir mamando alguma coisa. Não é horário de alimentar e pode causar cáries, principalmente se for algo açucarado. No máximo um chá morno sem açúcar.

    • Não deixe sua criança chorando. Fique com ela até que durma.

  • E boa noite!

  • Leia também: Não perca o sono com as necessidades de sono do seu filho

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

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