Pessoas extrovertidas e introvertidas. Qual a diferença?

Há pessoas que nos divertem tanto que por um momento nos fazem esquecer o amargo da vida e há aquelas que, com seu caráter sério e sua inteligência, nos permite ser melhores do que somos.

Roberta Preto

Uma das maneiras das pessoas se diferenciarem umas das outras está relacionado à maneira como elas enxergam o mundo e suas atitudes diante dele. Todos nós acabamos por trazer dentro de nosso interior a extroversão e introversão, no entanto, apenas uma se destaca mais em cada indivíduo.

O psiquiátrico suíço, Carl Gustav Jung, relatou: “Ambas as atitudes existem dentro dele, mas só uma delas foi desenvolvida com função de adaptação; logo podemos supor que a extroversão cochila no fundo do introvertido, como uma larva, e vice-versa.”

Leia: 5 dicas para vencer a timidez libertadora

Pessoas extrovertidas

As pessoas extrovertidas são sempre muito otimistas, comunicativas, sociáveis e possuem a capacidade de transmitir tudo o que sabem sem timidez alguma. São pessoas sempre ativas e carecem de muita atenção, porque elas adoram ser o “centro das atenções.” Contudo, elas não suportam a solidão, são impulsivas e nem sempre controlam suas ansiedades, devido à necessidade de estarem rodeadas de pessoas para se comunicarem. O problema é que algumas dessas pessoas acabam por serem exageradas e extravasam diante de qualquer situação, transformando o ambiente que os cercam num lugar difícil de estar.

Pessoas introvertidas

As pessoas introvertidas são pessoas que refletem suas atitudes, são ponderadas no pensar e no agir, procuram ser reservadas e não gostam de estar no meio de multidões, suas preferências estão relacionadas à privacidade e ao convívio dos que elas consideram seus verdadeiros amigos. As dificuldades delas se refletem na sociedade, já que o introvertido se sente retraído e retém parte de suas emoções, mas ainda assim possuem discrição e facilidade na escrita. O introvertido nem sempre é uma pessoa tímida, ele apenas se reserva com seus pensamentos, ao invés de se expor para o mundo. Eles estão sempre observando tudo e todos.

Advertisement

Leia: 5 dicas para quem é casado com um introvertido

“Um encarrega-se da reflexão; o outro, da iniciativa e da ação prática”, afirma Jung.

Características das pessoas extrovertidas e das pessoas introvertidas

A diferença entre eles está na oposição: a pessoa extrovertida possui “jogo de cintura” para lidar com qualquer situação, sabe encantar, tem facilidade em conhecer pessoas, adora estar em público. Diferente da introvertida que anseia por estar no seu próprio “mundo” e se tiver que estar rodeada, será sempre por poucas pessoas das quais ela confia plenamente.

Pessoas extrovertidas, caso se reencontrem com uma pessoa querida, dão gritos de alegria, muitas gargalhadas, se empolga ao extremo e jamais lhes faltarão assunto, pois, adoram tagarelar o tempo todo.

Se você desejar assistir a um filme com uma pessoa extrovertida, e ela já o tenha assistido, provavelmente ela não conseguirá se segurar… Vai lhe contar o final do filme.

Advertisement

Pessoas introvertidas se entendiam de conversas fúteis, carecem de assuntos sadios e profundos. Caso você queira convidá-las para uma festa, elas irão pela festa, e não porque terão oportunidades de estar com pessoas diferentes. Elas até podem estar cercadas de muitas pessoas, mas, podem vir a sentirem-se sozinhas.

Elas amam a filosofia e assuntos que aprofundam seu conhecimento. Se houver excesso de estímulos, acabam por se sentir sufocadas. Possuem uma necessidade gigantesca de recarregar as forças e as energias quando se sentem acumuladas de trabalho.

Um detalhe importante sobre pessoas introvertidas é que, devido ao caráter sério que elas possuem, elas tendem a se apaixonar por pessoas extrovertidas, apenas pelo fato de terem um pouco mais de diversão para suas vidas. Já que se divertir é o que a pessoa extrovertida faz de melhor.

Leia também: Como descobrir a verdadeira personalidade de alguém

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.