Como economizar nas compras do mercado em 13 dicas

Segundo econômicos é possível economizar até 30% quando a compra é feita de forma consciente e planejada.

Michele Coronetti

Os gastos básicos com alimentação de uma família são muito significativos no orçamento familiar. A moradia normalmente é o item mais pesado seguido pelos gastos em supermercado.

Segundo econômicos, é possível economizar até 30% quando a compra é feita de forma consciente e planejada. Seguindo estas dicas, fica mais fácil sobrar um pouco no final do mês, mesmo com tantos aumentos de preço.

1. Compras mensais

Elas economizam tempo, mas não dinheiro. Não é difícil observar que algumas promoções de itens de supermercado só aparecem depois do dia 20, pois nos primeiros dias de pagamento a entidade mantém os valores normais esperando que a maior parte da população faça sua compra mensal. Ao reservar dinheiro para ir semanalmente ao mercado, ele renderá um pouco mais aproveitando as promoções nos dias não usuais para as compras.

2. Lista de compras

A frequência semanal ao mercado também requer atenção para as compras por impulso, e isso requer autocontrole. Uma lista de compras é sempre o mais indicado. Há algumas prontas na web ou você pode montar a sua própria, imprimir várias cópias, deixar uma na porta da geladeira e ir marcando os itens que terminaram e precisam ser repostos.

3. Preparar um cardápio

Outra parte da organização para a economia. Há diversos exemplos na internet que podem servir de base, pois cada família tem seu estilo. Programando o que será preparado evitará desperdícios de alimentos esquecidos na geladeira ou tendo seu prazo de validade expirado.

Advertisement

Leia: Não sabe o que fazer para o jantar: 6 passos para planejar o cardápio da família

4. Aproveitar as promoções

Isso é sempre ótimo, desde que seja feito com muita sabedoria. Não adianta aproveitar uma promoção se ninguém gosta daquele tipo de cogumelo. Acabará indo para o lixo, infelizmente, juntamente com o dinheiro. Alimentos perecíveis em promoção normalmente estão próximo da data de validade, então é muito importante ter a certeza de que o alimento será consumido antes do prazo. Hortícolas, frutas, carnes e outros produtos a granel em promoção merecem muita atenção com a qualidade.

5. Pesquisar melhores preços

Folhetos de promoções, comerciais, busca por valores na internet sempre são válidos. Nem sempre vale a pena ir a um determinado supermercado devido uma oferta e comprar tudo lá. Ir a outros para adquirir os produtos em promoção destes também pode valer a pena. Pesquisar preços e avaliar o tempo disponível e transporte requer atenção extra.

6. Não faça isso

Ir às compras com fome ou sem tempo e levar as crianças junto.

7. Itens da estação

Esta escolha também influencia na economia, além de oferecer vantagens nutricionais. O cardápio precisa ser preparado com esta ciência a fim de encontrar os produtos com bom preço e ótimo sabor.

Advertisement

8. Itens de baixo na prateleira

Normalmente as gôndolas dos supermercados são planejadas para ter os produtos mais caros na visão dos olhos. Vale a pena comparar e olhar para os esquecidos que ficam mais embaixo.

9. Atacadistas

Quando a família é grande, uma pesquisa em atacadistas é algo muito interessante, visto que por vender em quantidade o preço é diminuído. Em supermercados tradicionais também existem as promoções do tipo “compre 4 e pague 3”. Se há espaço para acondicionamento de grandes quantidades no lar, pode ser feito um revezamento nas compras para equilibrar valores, comprando o macarrão em um mês e o arroz no outro, para aproveitar o desconto no valor.

10. Definir previamente quanto será gasto

O hábito de pagar com cartão de crédito não ajuda em nada na hora da compra e ainda pode complicar a vida financeira. O ideal é definir o quanto será gasto ou levar apenas o dinheiro planejado.

Leia: 8 maneiras de controlar o cartão de crédito antes que ele controle você

11. Utilizar uma calculadora

Fundamental para fazer alguns cálculos e levar o melhor com menor preço. Há vários tipos de pacotes de produtos, embalagens com pesos diferentes, sabão líquido ou em pó. Nem sempre o pacote “leve 20 e pague 18” tem a unidade mais barata que o tradicional com 8 produtos. Calcular e optar pelo mais interessante fará sobrar um pouco no final da compra. Ela também pode ser usada para a soma dos produtos no carrinho para ficar dentro do valor estipulado.

Advertisement

12. Comprar os ingredientes

A aquisição de produtos prontos é muito mais fácil, porém é menos saudável e mais cara. Ao invés de refresco em pó que é tão prejudicial quanto o refrigerante, investir em uma garrafa de suco concentrado trará benefícios. Comprar os ingredientes para preparar a pizza em casa pode ser bem mais divertido que comprar uma congelada, e com o preço pago por uma, mais pizzas serão confeccionadas.

13. Cuidado com o manuseio dos produtos expostos

Este é um assunto que passa despercebido. O pensamento de que “se apertar e estragar é o mercado que terá prejuízo” é um conceito errôneo, porque as perdas financeiras SEMPRE serão repassadas aos preços e quem pagará serão os consumidores nas próximas compras.

Leia: 20 dicas para economizar fácil em casa

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.