9 ideias úteis para ensinar a habilidade de jardinagem a seus filhos

Você já pensou que cuidar do jardim na companhia de seus filhos pode ser uma atividade familiar bastante divertida e prazerosa para ambos? Verifique no artigo abaixo algumas maneiras de colocar isso em prática.

Renata Finholdt

Passar ocasiões agradáveis junto dos filhos deve ser um dos momentos reservado pelos pais semanalmente. Melhor ainda quando além de se divertirem juntos trabalham pelo bem estar da família, um bom exemplo disso é, cuidar das plantas e do jardim para que a casa fique mais bela.

Já pensou em envolver seus filhos nesta tarefa?

Ela pode se tornar ainda mais prazerosa na companhia deles!

Para começar veja algumas dicas úteis:

1) Marque com eles um dia em que estejam livres para que possam se comprometer com esta tarefa (pode ser um fim de semana ou um feriado).

2) No dia marcado, já tenha em mente o que deseja fazer: Plantar novas mudas ou árvores, cuidar de algum canteiro ou aparar a grama da casa. Decida por qual tarefa vocês irão começar e mãos a obra.

3) Mostre os equipamentos que utilizarão nesta tarefa para as crianças e explique para que serve cada uma delas. Deixe que eles experimentem os equipamentos cuidadosamente com sua supervisão.

4) Começe pelas coisas mais fáceis. Plantar mudas, por exemplo, é algo simples e que traz bastante satisfação. Além de que toda criança adora mexer na terra.

5) Ensine como plantar e explique o que aquela muda irá se tornar. Você terá uma oportunidade de acompanhar semanalmente com seus filhos o crescimento e desenvolvimento desta plantinha.

6) Peça auxílio à eles com o cuidado diário da muda que plantaram. Regá-las, por exemplo, pode ser uma tarefa das crianças, ensine que desta forma elas estarão contribuindo para que a plantinha cresça rapidamente.

7) Você pode permitir também que eles escolham a muda que queiram plantar. Para isso leve-os antecipadamente à uma casa de jardinagem para que escolham a plantinha que será totalmente de responsabilidade deles.

8) Toda vez que você cuidar de seu jardim, podando ou adubando, chame seus filhos para que possam acompanhar. Desta forma, observando seus cuidados e amor para com as plantas eles também desenvolverão este sentimento.

9) Um bom passeio com as crianças para aproveitarem o contato com a natureza é o Jardim Botânico. Caso não exista um em sua cidade, prepare um dia para que possam passear em um belo parque, mostre à eles a diversidade de plantas que o Pai Celeste criou para enfeitar a Terra.

As plantas além de belas, por si só tornam o ambiente do lar ainda mais agradável e bonito. Sempre que puder planeje atividades de jardinagem nas quais seus filhos possam estar envolvidos e aproveitem este momento juntos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.