Como parar com as mentiras no casamento

Um casamento se torna forte e duradouro, se houver casais dispostos a assumirem suas responsabilidades de serem verdadeiros e honestos em todas as coisas.

2,116 views   |   48 shares
  • "Tem gente que usa tantas máscaras que acaba acreditando nas próprias mentiras e esquecendo quem realmente é." (Ivette Amorin)

  • Muitos casais que se casam, ainda acreditam poder mudar seu cônjuge após assinarem o contrato de casamento, mas, não é o que ocorre e ambos acabam por se decepcionarem um com o outro. Eles se esquecem que a união só se tornou possível, não porque eram parecidos em tudo, e sim porque respeitavam as diferenças um do outro.

  • Os maiores motivos de haver mentiras no casamento é o fato de não haver mais parceria, confiança, cumplicidade, paixão e amor. Quando essas coisas se ausentam, a mentira ocupa o lugar e com ela todos os outros males que levam a família à beira do abismo.

  • A família sempre foi e sempre será sagrada e marido e mulher precisam se esforçar e até se sacrificar para respeitá-la.

  • Às vezes, o exagero e as cobranças afastam o nosso companheiro, todavia, se faz necessário que o casal reavalie suas posições dentro de seu lar, pode ser muito doloroso, ter que rever atitudes e valores, e ter que aceitar que alguém está extrapolando ou que ambos o fizeram. Contudo, se tomarem a decisão de mudar, e juntos estabelecerem metas, o casal poderá adquirir um relacionamento saudável e duradouro.

  • Leia: Segredos para um casamento duradouro

  • Algumas pessoas acabam por achar que seu casamento entrou na rotina. E ao invés de tentarem fazer algo para reavivar o relacionamento, acabam por escolher se aventurar num rostinho jovial e um corpo mais firme que do seu parceiro, se esquecendo que foi por labutar pela própria família anos e anos que o corpo deixou de ser o que era. A pessoa que o faz, não só irá "quebrar a cara" como também estará ferindo profundamente seu cônjuge, abrindo rupturas que talvez não sejam mais concertadas nessa vida. É importante lembrar que todos nós iremos envelhecer, e ninguém pode mudar isso, faz parte do ciclo da vida. Mas, todos nós podemos escolher ao lado de quem iremos passar nossa velhice. Será que vale a pena trocar um lar estruturado que possui uma verdadeira história de amor por uma aventura passageira?

  • Quando abrimos a porta de nossas vidas para as mentiras, o amor foge pela janela, porque o amor é um sentimento tão sublime e puro que não tolera as sujeiras e o mal que a mentira provoca.

  • A mentira é feita da covardia, ambas caminham e crescem juntas e se não parar com elas imediatamente, sua vida ou a de seu parceiro será feita de dúvidas, medo e até violência, porque são estes os resultados que ambas provocam.

  • Advertisement
  • Há alguns passos para se evitar as mentiras dentro do matrimônio, e são eles:

  • 1. Perdão

  • "O perdão é uma escolha!" Ele deve ser colocado em prática todos os dias de nossas vidas, principalmente se for usado com seu parceiro. Como ele irá aprender a dizer a verdade? Se você se irrita com tudo, julga o tempo todo, nunca permite que ele esqueça aquele erro que você dizia ter perdoado. Somente através do perdão o casamento se tornará maduro, já que é através do perdão que se descobre as verdadeiras provas de amor que o casal pode proporcionar ao outro.

  • Leia: 4 chaves para o perdão, cura e reconstrução da confiança

  • 2. Evite as críticas

  • O casal que vive de críticas e insultos acaba por se divorciar em menos de um ano da vida de casados; já outros, que se esforçam para permanecerem casados, mas não são valorizados, vivendo à base de críticas, se tornam pessoas infelizes e frustradas, e muitos acabam buscando um relacionamento fora, vivendo uma vida cheia de mentiras e medos, quebrando todas as leis do matrimônio em busca de se sentirem aceitos.

  • 3. Comparações

  • Não há relacionamento que sobreviva de insatisfações, nenhum cônjuge suporta ter a vida comparada com a de outros. Quando vocês fizeram seus votos matrimoniais sabiam com quem estavam se casando e as condições de vida que seu parceiro lhe proporcionaria. Às vezes, as coisas fogem do eixo, mas isso não é motivo para desistir dessa parceria. Se ambos permanecerem firmes poderão adquirir as coisas que lhes são precisas na vida e não haverá motivos para as mentiras e promessas não cumpridas habitarem no meio de vocês. Se houver aberturas, que seja para o amor.

  • A mentira provoca nas pessoas sentimentos de frustações. As lembranças da traição provocam muitas dores e traumas que destroem tudo que havia de bonito no relacionamento amoroso. Ocultar uma verdade, mesmo que seja muito pequena, pode se tornar um passaporte para mentiras grandes que irão surgir futuramente, tudo porque uma verdade deixou de ser dita no momento certo. Cuidado! A mentira é como uma bola de neve, ela pode crescer e você acabará por perder o controle da situação.

  • Que a base sólida de nosso lar seja feita de honestidade e amor para que os erros sejam substituídos pelos acertos; a dúvida pela confiança. E, só assim, a parceria se tornará eterna.

  • Advertisement
  • Leia também: Evitando o adultério: Por que não é sábio comparar sua esposa à outra mulher

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

Como parar com as mentiras no casamento

Um casamento se torna forte e duradouro, se houver casais dispostos a assumirem suas responsabilidades de serem verdadeiros e honestos em todas as coisas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr