20 coisas que as filhas precisam aprender com seus pais

Criar meninas pode ser mais simples do que você imagina. Confira dicas trazidas por especialistas em educação, ou seja, pais!

Cibele Carvalho

Nossa essencial função, e talvez a mais importante de nossas vidas como pais, é a de transformar nossos filhos nos melhores seres humanos que a sociedade precisa, ensinando-os valores e princípios, através do amor e por meio de nosso exemplo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire).

Cada um de nós, seres humanos, pensamos e agimos de forma diferente, assim se move a humanidade, portanto, algumas das qualidades que serão citadas abaixo podem não coincidir com aquelas que vocês, como pais, desejam ensinar a seus filhos.

Porém, se você, assim como eu, já se perguntou como conseguirá fazer com que sua filha se torne uma boa mulher, uma boa mãe e essencialmente um bom ser humano para a sociedade, precisa conferir estas dicas preciosas mencionadas por especialistas em educação, ou seja, pais!

Leia: Criando filhas confiantes e independentes

Advertisement

Tracei algumas perguntas sobre a criação dos filhos, com alguns casais que já estão com seus filhos bem adultos e bem-sucedidos social, espiritual e mentalmente. Acredite, as respostas são mais simples e fáceis do que você imagina.

Vamos aprender juntos esses ensinamentos importantes que podemos retirar dessas experiências, confira abaixo:

Note que os ensinamentos trazidos pelos pais parecem ser mais práticos, assim como os homens são.

Pai – O que, como pai, você acha mais importante ensinar para sua filha?

1. Que os homens devem ser trabalhadores

Pais desejam que suas filhas recebam o sustento financeiro maior por parte dos seus maridos, para que assim não se sintam com uma carga mais pesada do que podem carregar, além da maternidade, dos afazeres de casa, e mais um trabalho excessivamente exaustivo.

2. Que os homens podem mentir

Desejam ensinar que os contos de fadas, onde as mulheres são colocadas como seres frágeis e sempre salvas por príncipes sem nomes, não são reais, que os príncipes podem mentir, sim, e que não são perfeitos muitas vezes.

Advertisement

3. Que as mulheres às vezes precisam ser mais práticas do que sentimentais

A praticidade masculina pode ser muito bem-vinda para as mulheres também, essencialmente no mundo de trabalho corporativo, ser prática ganha eficiência.

4. Aprender a dançar valsas com o pai

Os pais preparam as filhas para que casem, mas desejam que elas saibam que o primeiro amor pode ser seu pai sim. Os pais as amam com todas as forças do mundo e as ensinam tudo de melhor que sabem e conhecem.

5. Abrir a porta do próprio carro (se virar sozinha)

Pretendem ensiná-las a serem autossuficientes, alcançar bons estudos, boas qualidades profissionais e se virar bem em tudo.

6. Ter coragem para arriscar e tentar de novo sempre

Nunca desistir, jamais se entregar a uma luta, erguer a cabeça e tentar de novo no dia seguinte.

7. Aprender a guardar dinheiro (ser econômica)

Ensiná-las a não se endividarem, mas sim viver de acordo com suas possibilidades, gastar menos do que se ganha.

Advertisement

8. Que são princesas, mas que a vida nem sempre é um conto de fadas

Precisam, sim, impor-se e não permitirem ser tratadas com desrespeito ou vulgaridade, pois realmente são princesas, mas a fada madrinha é você mesma, seu castelo você erguerá.

9. Fazer tarefas masculinas também (pintar, lavar carro, etc.)

Os pais não almejam que suas filhas sejam masculinas, mas que possam não se desesperar quando precisarem passar por situações onde não haja auxílio masculino.

10. Ser grata às pessoas e desenvolver o dom da gratidão

Um dos maiores legados do ser humano é o de ser grato às pessoas a sua volta, isso indica qualidade de humildade, educação e respeito, coisas que precisam ser ensinadas dentro de casa.

Leia: 5 soluções para restaurar a autoestima de suas filhas

Mãe – O que, como mãe, você espera ensinar para sua filha?

11. Ser honesta com todas as pessoas a sua volta

Em um mundo com tantos casos de corrupção à solta, e práticas diárias de pequenas corrupções vistas como algo normal, as mães desejam criar mulheres honestas e íntegras para uma sociedade menos bandida e egoísta.

Advertisement

12. Não se achar menor do que outras mulheres

Não significa se achar superior, ser arrogante ou orgulhosa, mas sim não se diminuir perante outra mulher, saber que pode transformar-se, mudar, avançar e alcançar tantas coisas como aquela outra que talvez tenha apenas a sua autoestima mais elevada que a sua, então eleve-se!

13. Aprender a confiar em sua mãe como sua protetora para sempre e sempre

Pedir todas as vezes que precisar os conselhos da mamãe, chorar em seus ombros sempre que desejar, correr para o seu auxílio em toda e qualquer dificuldade até seus últimos dias de vida.

14. Acreditar que pode realizar todas as coisas que sonhar

Saber que é alguém especial, uma mulher forte e guerreira, que precisa ir à luta.

15. Saber que para vencer não precisa atropelar ninguém

Partindo do princípio em ser honesta, as mães também não almejam criar uma mulher perigosa e audaz, que pretenda ferir ou retirar pessoas do seu caminho para alcançar seus objetivos.

16. Conhecer a Deus e uma religião

Os princípios religiosos certamente são ensinados e trazidos dos lares para as pessoas, não exatamente uma religião ou testemunho de uma crença específica, mas sem dúvida os valores religiosos de fé, arrependimento, retidão, são ensinados pelos pais.

Advertisement

“Os pais que levam os filhos para Igreja, não vão buscá-los na cadeia.” (Içami Tiba)

17. Descobrir suas qualidades mais profundas e usá-las

Todas nós temos nossos talentos, valores, e quem mais pode conhecer melhor sua filha do que a mãe que a gerou e criou? As mães podem recordá-las sempre dos seus valores e talentos, ajudá-las, incentivá-las.

18. Aprender que amar machuca, mas é bom e necessário

Quem nunca se feriu um pouquinho sequer por amor, talvez não amou tão intensamente como pensou.

19. Que, como mulher, ela é um elo forte para unir sua futura família

As reuniões familiares, tradições familiares, entre outras atividades que podem ser introduzidas pela mulher em sua família são um elo para manter suas futuras gerações fortes e unidas.

20. Ser feminina (usar salto, se maquiar, ser sedutora, etc.)

Uma mãe feminina, cria filhas femininas, pois essas enxergam desde pequenas quem desejam imitar.

Advertisement

Para criar filhas não existe uma fórmula mágica e perfeita, mas existem princípios e valores que nunca irão sair de moda no que se refere à boa educação e transformação de bons seres humanos.

Leia: A importância do diálogo entre pais e filhos

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.