O que o mundo precisa entender sobre ter filhos

O mundo precisa de pessoas melhores. E isto começa com a parentalidade.

Michele Coronetti

Muito tem se falado sobre a importância de ter filhos e de nutrir, educar e preparar estes pequenos seres. E há muita controvérsia e opiniões divergentes. Há os que acreditam que a melhor forma é a família tradicional e do lado oposto os que creem que o melhor a fazer é a extinção voluntária da raça humana, evitando ao máximo o nascimento de crianças.

Leia: Vocês estão preparados para se tornarem pais?

A parentalidade possui direitos e deveres e a decisão de trazer filhos a esta existência deveria ser consciente. O mundo precisa entender que:

Pais e mães precisam ser dedicados

Ao gerar uma criança, a responsabilidade sobre ela cresce juntamente com a barriga da gestante. Depois do nascimento haverá muito trabalho e gasto. A responsabilidade do casal é com a criança e terceirizar a criação não traz benefícios a nenhum dos três. Existe um amor e uma conexão natural entre filho, pai e mãe. A dedicação dos pais que precisam se ausentar para trabalhar fora é tão importante quanto dos que ficam 24 horas com a criança. De nada adianta estar com o filho em tempo integral se ele não recebe atenção nem cuidados básicos. Se houver uma separação, o genitor que ficou longe deve manter contato constante e efetivo.

Leia: 10 dicas para pais separados com filhos

Advertisement

Pais e mães precisam ser generosos

Abdicação das horas de descanso, atenção proporcionada mesmo quando há cansaço extremo. Pais precisam ser generosos com as mães, e vice-versa, e ambos com seu filho. O doar-se faz parte constante deste universo familiar onde há crianças e adolescentes a serem cuidados. Amor, afeto, carinho, sorrisos, tempo, tudo isso é necessário para que a criança se torne em um adulto seguro e independente.

Leia: 5 formas de fazer seus filhos sentirem-se amados

Pais e mães precisam de cumplicidade

Eles precisam estar cientes que gestação e parto ocasionará dores e incômodos e será muito mais fácil superar toda a parte física e emocional desta fase quando ambos tiverem o desejo de vencer juntos. Assim, quando um está muito cansado o outro pode assumir os cuidados necessários naquele momento. Oferecer ajuda e estar sempre atento para o que é primordial nos momentos com a criança, mesmo depois de crescida, torna a parentalidade mais tranquila para ambos, pois apenas a certeza de poder contar com outro genitor já causa a sensação de potencialidade, transmitindo segurança, afinal, se um tiver algum problema o outro o substituirá nas obrigações com o filho. Ambos conquistarão com satisfação o mérito da paternidade e maternidade.

Leia: Definindo bons pais e mães

Pais e mães precisam SER pais e mães

Ter filhos não é gerar uma criança, vestir e ensinar a falar. Isso apenas faz parte do processo. Ter filhos requer desejo real de formar uma família, de tornar aquela criança alguém que fará a diferença entre as pessoas, que fará o bem e ajudará no crescimento e desenvolvimento da humanidade. Gerar uma criança porque os pais estão querendo netos, porque está na hora, porque depois fica difícil ou porque eles estão ficando velhos não é o ideal. O desejo de ter filhos deve estar acompanhado da consciência de que serão muitos anos de dedicação total, muito amor e paciência, dificuldades financeiras e do esquecer-se de si mesmo. Filhos precisam de pais de verdade.

Advertisement

Leia: Você não vai se lembrar, mas eu vou

Quando uma criança é verdadeiramente amada por ambos os pais ela se torna um adulto firme, bom e amável e, provavelmente, quando ela tiver seus próprios filhos, os criará desta mesma forma, ciente do desafio, segura de que é capaz de trazer mais uma pessoa importante para o mundo.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.