Os 4 tipos de reuniões familiares e como elas podem fortalecer a sua família

Através destas reuniões ou conselhos familiares, problemas podem ser mais bem resolvidos, filhos podem ser mais bem conduzidos e os laços serão fortalecidos.

1,875 views   |   19 shares
  • Reuniões decidem o que acontece no mundo todo. Em todas as nações, dirigentes de nações e empresas estarão em uma sala definindo algo muito importante. Uma maneira organizada de tornar o convívio melhor e resolver os problemas diversos da humanidade.

  • Leia: A comunicação para o entendimento

  • No âmbito familiar, as reuniões também decidirão coisas muito importantes. E ninguém precisa ser deixado de fora. Na verdade, estas pequenas reuniões, que não passam de uma conversa um pouco mais formal, podem transformar a vida familiar. Basicamente são quatro os tipos que fortalecerão a família:

  • 1. Reunião ou conselho geral

  • Reunirá toda a família e tratará de assuntos relevantes a todos. Pais e filhos podem debater a semana anterior, falar a respeito de suas conquistas e decepções, podem preparar uma agenda para a semana seguinte e forças para os próximos desafios. Ela pode ser realizada aos domingos à noite, semanalmente. É importante que todos participem e saibam o que está sucedendo na família. Quando os desafios são compartilhados, outros familiares podem ter ideias que resolverão o problema que um pai não consegue sozinho. Um filho que está com problemas com geografia, relatando que precisa se preparar para uma prova na próxima semana e falando da sua preocupação com a matéria pode encontrar em outros familiares ajuda necessária para sentir-se mais seguro e confiante e até ter algumas aulas particulares. Planejar os eventos semanais, visitas a médicos ou parentes, o que cada um fará no final de semana, onde será o almoço de domingo. Enfim, uma reunião onde todos se sentirão importantes e poderão ajudar um ao outro em algum momento.

  • 2. Reunião ou conselho executivo

  • Hora de o casal debater assuntos conjugais e relativos aos filhos. Coisas que eles precisam resolver entre si, que não será feito na frente das crianças e onde podem conversar a respeito de cada filho em especial, suas dificuldades, desafios e em como se planejarão para ajudar no crescimento deles. Esta reunião pode ser diária, antes de dormirem, algo rápido para saber se tudo está bem e que o próximo dia iniciará feliz com todas as coisas resolvidas. E muitas vezes nem haverá assuntos para tratar, mas o fato de terem este tempo deixará o casal muito mais seguro.

  • Leia: 3 atitudes para resolver problemas de relacionamento familiar

  • Advertisement
  • 3. Reunião ou conselho limitado

  • Nesta reunião o casal e um dos filhos sentarão para resolver questões relativas a este filho em especial. Planejar seu futuro de acordo com as preferências dele, estabelecer metas para sua realização e conversar sobre sua rotina, seus amigos, coisas que o incomodam no lar ou fora dele, seus medos e dúvidas. O filho sentirá claramente que pode encontrar em seus pais um porto seguro, afinal eles o apoiam e se preocupam com o que ele se tornará, além de ajudarem a resolver questões pontuais do dia a dia. Quando forem muito pequenos, as reuniões podem ser adaptadas de acordo com seu entendimento, proporcionando um tempo precioso entre os pais e a criança e criando esta rotina desde cedo. Este encontro promoverá uma maneira de descobrir se o filho está sendo atacado psicologicamente por colegas ou se está sofrendo por algum outro motivo. A atenção exclusiva facilita esta visão.

  • 4. Reunião ou conselho individual

  • Um dos pais e um dos filhos conversam sobre os fatos da vida, o futuro, trocam informações e adquirem maior confiança um no outro. Pode ser um encontro marcado como um almoço ou jantar fora ou em casa, ou uma conversa informal no trajeto para algum local ou outra ocasião. A preocupação constante demonstrada através do interesse genuíno deste pai ou mãe com cada um de seus filhos fortalece os laços entre eles.

  • Leia: Como conversar com sua filha adolescente

  • Para que estas reuniões realmente tornem a família mais forte é importante que as distrações sejam excluídas. Dispositivos móveis devem ficar fora do alcance para que não haja interrupções. Televisão e outros aparelhos devem estar desligados para que a atenção seja total. Uma atmosfera amigável também é importante, especialmente com filhos adolescentes, que normalmente repudiam este tipo de evento. Adaptações quanto aos dias, horários e participantes também serão necessárias, pois cada família é diferente.

  • Através destes encontros simples e rápidos problemas familiares poderão ser resolvidos antes de se tornarem complicados, haverá muito mais união e cada um dos familiares saberá da sua real importância dentro do meio familiar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Os 4 tipos de reuniões familiares e como elas podem fortalecer a sua família

Através destas reuniões ou conselhos familiares, problemas podem ser mais bem resolvidos, filhos podem ser mais bem conduzidos e os laços serão fortalecidos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr