Positividade: o segredo dos casais que permanecem felizes

Descubra como a positividade é a maior arma para o afastamento e insatisfação entre o casal.

Michele Coronetti

Em meio a tantas desilusões e términos de relacionamentos que vemos a nossa volta, ainda é possível ver casais que se relacionam muito bem independente do tempo ou fase do casamento que estejam compartilhando. E a pergunta que fica é: O que eles fazem para ser tão felizes?

Leia: 10 pontos fortes dos casais felizes

Estudos sobre a psicologia positiva, elaborados na Universidade da Pensilvânia, têm mostrado que a positividade é a maior arma para o afastamento e insatisfação entre o casal. Pessoas com atitudes e pensamentos positivos lidam muito melhor com as adversidades, além de comemorarem constantemente os momentos felizes e trabalharem para que situações favoráveis ocorram com frequência.

O apoio ao cônjuge nas situações difíceis é algo realmente esperado em um casamento. Porém, casais que dividem as boas notícias do dia se tornam muito mais unidos do que os que precisam consolar-se continuamente. A alegria de um contagiará o outro e esse estilo de vida constante poderá tornar o casal eterno e feliz.

A positividade presente em apenas um dos cônjuges não surte o efeito necessário. Ela precisa de retorno. Um exemplo fácil é quando um dos cônjuges chega arrasado do trabalho porque tudo deu errado e sua companheira está cheia de novidades felizes para compartilhar. Podem ocorrer duas situações, ela contar mesmo assim e ele responder com um “que ótimo para você querida” e murchar toda a alegria que ela sentia ou ela simplesmente perceber que ele não está bem e amuar juntamente com ele engolindo sua animação. E se isso se tornar uma constante, o casamento fica triste e sem vida.

Advertisement

Alguns exemplos de situações em que a positividade pode promover muita alegria e união ao casal:

1. Animação

Quando há uma aventura e o casal enfrenta juntos, eles tendem a se ligar emocionalmente. Por isso estudiosos indicam levar seu par a um parque de diversões.

2. Proximidade

Estar bem perto de quem amamos é ótimo, especialmente quando cada um deixa seu coração aberto para a outra pessoa. Isso não é visível, mas pode ser sentido. Emoções positivas afloram ao permanecer ao lado do cônjuge amado. Quem carrega negatividade prefere o isolamento.

3. Humor

Pesquisas realizadas com casais de longa data que sorriem o tempo todo mostraram que o bom humor constante é um dos primeiros itens da lista. Mulheres procuram homens que as divirtam e homens procuram mulheres que riem de suas piadas. Ao rir, pessoas ficam em uma posição menos defensiva, o que facilita a aproximação.

Leia: Humor no casamento – O presente que permanece

Advertisement

4. Novidade

As pessoas tendem a se aproximar quando iniciam uma nova tarefa. O desafio estimula o aprendizado a dois, o que faz a união ser maior. Para os negativos qualquer coisa nova é deixada de lado, preferindo a rotina conhecida e monótona.

5. Toque

Quem está bem consigo mesmo não tem medo de tocar a outra pessoa e passar cargas positivas através deste gesto. É possível passar muitos sentimentos de amor através de um simples toque na mão do parceiro.

Leia: 5 toques criativos que seu marido deseja

6. Comprometimento

Pessoas positivas acreditam que o que se determinaram a fazer dará certo e lutarão por isso. E assim será com o compromisso do casamento também. Negativos terão receios e não serão tão comprometidos, permitindo o afastamento caso se sintam ameaçados.

Casais com mais episódios felizes durante o namoro correm o risco de continuar sendo um casal positivo durante o casamento, enfrentando juntos as dificuldades e superando tudo com muita alegria e bom humor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.