Positividade: o segredo dos casais que permanecem felizes
Descubra como a positividade é a maior arma para o afastamento e insatisfação entre o casal.
Michele Coronetti
Em meio a tantas desilusões e términos de relacionamentos que vemos a nossa volta, ainda é possível ver casais que se relacionam muito bem independente do tempo ou fase do casamento que estejam compartilhando. E a pergunta que fica é: O que eles fazem para ser tão felizes?
Leia: 10 pontos fortes dos casais felizes
Estudos sobre a psicologia positiva, elaborados na Universidade da Pensilvânia, têm mostrado que a positividade é a maior arma para o afastamento e insatisfação entre o casal. Pessoas com atitudes e pensamentos positivos lidam muito melhor com as adversidades, além de comemorarem constantemente os momentos felizes e trabalharem para que situações favoráveis ocorram com frequência.
O apoio ao cônjuge nas situações difíceis é algo realmente esperado em um casamento. Porém, casais que dividem as boas notícias do dia se tornam muito mais unidos do que os que precisam consolar-se continuamente. A alegria de um contagiará o outro e esse estilo de vida constante poderá tornar o casal eterno e feliz.
A positividade presente em apenas um dos cônjuges não surte o efeito necessário. Ela precisa de retorno. Um exemplo fácil é quando um dos cônjuges chega arrasado do trabalho porque tudo deu errado e sua companheira está cheia de novidades felizes para compartilhar. Podem ocorrer duas situações, ela contar mesmo assim e ele responder com um “que ótimo para você querida” e murchar toda a alegria que ela sentia ou ela simplesmente perceber que ele não está bem e amuar juntamente com ele engolindo sua animação. E se isso se tornar uma constante, o casamento fica triste e sem vida.
Alguns exemplos de situações em que a positividade pode promover muita alegria e união ao casal:
1. Animação
Quando há uma aventura e o casal enfrenta juntos, eles tendem a se ligar emocionalmente. Por isso estudiosos indicam levar seu par a um parque de diversões.
2. Proximidade
Estar bem perto de quem amamos é ótimo, especialmente quando cada um deixa seu coração aberto para a outra pessoa. Isso não é visível, mas pode ser sentido. Emoções positivas afloram ao permanecer ao lado do cônjuge amado. Quem carrega negatividade prefere o isolamento.
3. Humor
Pesquisas realizadas com casais de longa data que sorriem o tempo todo mostraram que o bom humor constante é um dos primeiros itens da lista. Mulheres procuram homens que as divirtam e homens procuram mulheres que riem de suas piadas. Ao rir, pessoas ficam em uma posição menos defensiva, o que facilita a aproximação.
Leia: Humor no casamento – O presente que permanece
4. Novidade
As pessoas tendem a se aproximar quando iniciam uma nova tarefa. O desafio estimula o aprendizado a dois, o que faz a união ser maior. Para os negativos qualquer coisa nova é deixada de lado, preferindo a rotina conhecida e monótona.
5. Toque
Quem está bem consigo mesmo não tem medo de tocar a outra pessoa e passar cargas positivas através deste gesto. É possível passar muitos sentimentos de amor através de um simples toque na mão do parceiro.
Leia: 5 toques criativos que seu marido deseja
6. Comprometimento
Pessoas positivas acreditam que o que se determinaram a fazer dará certo e lutarão por isso. E assim será com o compromisso do casamento também. Negativos terão receios e não serão tão comprometidos, permitindo o afastamento caso se sintam ameaçados.
Casais com mais episódios felizes durante o namoro correm o risco de continuar sendo um casal positivo durante o casamento, enfrentando juntos as dificuldades e superando tudo com muita alegria e bom humor.