5 atividades que todo pai deve fazer com sua filha

Ser pai de menina não é só prover suas necessidades físicas, é ainda mais desafiador. Veja algumas atividades para fortalecer os laços entre o pai e sua princesinha.

Stael Ferreira Pedrosa

Para as meninas o pai é o referencial de todos os homens do mundo. A maneira como ele a trata é a maneira que ela esperará ser tratada por outros homens no futuro. Além disso, o que o pai valoriza (ou não) na filha definirá como ela valorizará a si mesma.

Por esses e muitos outros motivos, o pai tem que ser realmente o herói de sua menininha, porque o que você faz ou diz agora vai afetar o resto da vida dela.

Uma das maneiras de criar um vínculo positivo entre você, pai, e sua filha dependerá bastante do tempo que você passa com ela. Fazer coisas agradáveis juntos irá criar lembranças que a acompanharão por toda a vida e ajudarão a moldar o seu caráter, autoestima e influenciar nos relacionamentos.

Crie oportunidades para mostrar a ela o que você sabe e deixe que ela mostre o que sabe fazer. Não importa quantas filhas você tenha, todas devem merecer o mesmo cuidado e atenção. E será ótimo ter um tempo individual com elas, acredite!

Leia: 20 coisas que as filhas precisam aprender com seus pais

Advertisement

Aqui 5 tipos de atividades que os aproximarão e contribuirão para que sua filha seja mais feliz e bem ajustada. Encontre outros.

1. Cuidados

Se ela é bem pequena, antes de 1 ano, cante para ela, brinque de fazer barulhinhos, faça-a rir, busque oportunidades de cuidar dela, trocando fraldas, dando mamadeiras, papinhas ou outro cuidado. Tenho 53 anos e ainda tenho viva na memória as lembranças de rir com as brincadeiras do meu pai, quando era bem pequena (por volta de 2 anos). Ainda que seja só uma vez na semana – devido ao seu horário de trabalho, isso a aproximará de você e criará um vínculo que permanecerá.

2. Brincadeiras

Brinque com ela de casinha, de boneca, de vestir, enfim, brinque do que ela quiser, o importante é deixá-la mostrar suas habilidades. Não faça tudo para ela e nem tente ensiná-la a brincar. Deixe-a assumir os papéis que quiser e apenas participe da brincadeira entrando no seu imaginário. Não deixe que o trabalho que você trouxe para casa ou a TV e o computador sejam mais importantes do que as brincadeiras dela. Ela quer passar tempo com o papai. Valorize esse tempo.

3. Conversas

Quando sua menininha já estiver um pouco mais crescida, convide-a para sair. Crie atividades que possibilitem a conversa e a troca de impressões. Pode ser um almoço ou um lanche. Podem também escrever um poema ou uma música, juntos, para o Dia das Mães. Podem criar um álbum com fotos antigas ou uma receita de biscoitos, jogar jogos de tabuleiro, enfim, deve ser uma atividade que lhes permita conversar e você saber como ela se sente. Se é para conversar, o cinema ou teatro são contraindicados.

4. Aventura

Se sua mocinha já está crescida, leve-a ao cinema para um filme de ação ou a um passeio no parque, de barco, ou qualquer outro que estimule seu espírito aventureiro. Façam muitas fotos e criem um álbum de memórias do dia com o papai. Comprem um passaporte para um parque e brinquem em todos os brinquedos juntos, inclusive montanha-russa e trem fantasma. Não se esqueçam de fotografar tudo.

Advertisement

5. Aprendizado e serviço

Ensinar valores à sua filha vai além de palavras. Quando você a deixa participar de uma atividade como consertar o carro ou pintar a casa, lhe ensinará que ela é capaz de fazer qualquer coisa que for necessária. Ensine-a habilidades que a tornem autossuficiente e autoconfiante. E para ensiná-la a não ser egoísta e pensar nos outros, uma atividade como doar roupas e brinquedos pode ser muito proveitosa para ambos.

Aproveite seus momentos livres para interagir com sua(s) filha(s), isso não é apenas importante, é decisivo para o crescimento saudável dela e para suas interações futuras.

Leia: 12 coisas básicas para ensinar a nossas filhas antes de se tornarem mulheres

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.