5 dicas para aprender qualquer idioma que você quiser

Saiba como aprender um novo idioma com as dicas do britânico Matthew Youlden, que fala 12 línguas!

Evelise Toporoski

Algumas pessoas têm mais facilidade em aprender um novo idioma, outras não. De qualquer forma, o aprendizado não acontece do dia para a noite – é necessário muito treino e dedicação para compreender o novo idioma.

Leia: Como desenvolver a virtude de aprender

O britânico Matthew Youlden fala nove idiomas fluentemente e entende mais de 12 línguas! Ou seja, ele é a pessoa ideal para dar conselhos a quem está se esforçando para ter fluência no segundo ou terceiro idioma e sente as dificuldades comuns ao aprender algo novo.

Primeiro, ele sugere que você entenda o motivo de estar aprendendo a nova língua e ir até o fim baseado nesse objetivo. Por exemplo, se você faz um curso de espanhol porque quer um dia conhecer a Argentina, mantenha este objetivo e cumpra a promessa de no fim do curso ter a oportunidade de conhecer o país. Além de aprender o idioma com uma motivação especial, você se sentirá realizado pela conquista. Ou seja, o mais importante não é “como” você vai praticar o idioma, mas “porque” você quer aprender.

Depois de escolher o idioma e entender o motivo que levou você a aprendê-lo, Matthew dá estas dicas:

Advertisement

1. Dedique-se ao máximo

Depois que se matriculou no curso, mergulhe de cabeça, faça todas as lições, concentre-se nas aulas, e o mais importante: pratique todos os dias. Seja ouvindo músicas no idioma, escrevendo ou formando frases. Se tem um país que fale este idioma em sua mira, conheça a nova cultura e adapte seu jeito de pensar ao idioma.

2. Realize este sonho junto com alguém

É importante ter uma pessoa junto com você para conquistar o novo idioma, seja um irmão, cônjuge ou filho, assim, um ajuda o outro, além de poder praticar e sonhar juntos!

Matthew tem um irmão gêmeo também poliglota, Michael. Os dois juntos aprenderam o primeiro idioma estrangeiro, o grego, quando tinham apenas 8 anos – e depois nunca mais pararam! Eles contam que se “provocam” constantemente dizendo que um sabe mais que o outro e tem uma rivalidade saudável que os ajuda a ficar cada vez mais afiados!

3. Aprenda por diversão e não por obrigação

Torne a prática do idioma um prazer, algo que lhe faça bem e não que lhe deixe cansado. Você pode tentar formas divertidas de praticar, como entrevistar um amigo na língua que esteja aprendendo, escrever histórias em quadrinhos, e até mesmo fale sozinho, por exemplo, descrevendo seu dia no idioma, seja o de ontem, hoje ou o de amanhã, para praticar os verbos no presente, passado e futuro.

Não tenha vergonha desse novo hábito, arrisque sempre para errar, acertar e aprender. Você já deve ter ouvido falar que as crianças aprendem qualquer coisa muito mais rápido, não é mesmo? Talvez seja porque elas não ficam pensando muito antes de agir, são espontâneas e criam situações novas e divertidas de aprendizado. Ou seja, volte a ser criança e pratique de maneira divertida!

Advertisement

Leia: A importância de aprender Inglês na infância

4. Ouça com atenção as diferenças

Enquanto pratica, preste atenção como os nativos da língua estrangeira falam, é mais fácil observar isso em filmes. Por exemplo, para nós brasileiros, é difícil de pronunciar palavras com “th” em inglês, como “think” (pensar), “teeth” (dente), que tem um som parecido com nosso “f” mas com a língua entre os dentes. Da mesma maneira que é uma tarefa superdifícil para um falante nativo de espanhol falar as nossas palavras que terminam com “ão”, como “coração”, “feijão”, etc.

5. Fale com nativos ou fluentes no idioma

Depois da observação de como se pronuncia algumas palavras, você precisa arriscar e tentar colocar todas as observações em prática! Com certeza, muitas pessoas estarão dispostas a lhe ajudar. Se você falar com um nativo da língua estrangeira, ou mesmo com algum amigo que seja fluente no idioma, dizendo que está aprendendo o idioma e gostaria de praticar, encontrará pessoas pacientes e prontas a lhe ajudar. Essas oportunidades são ótimas para que você se desenvolva ainda mais e perca o medo de se comunicar em uma língua diferente.

Agora só depende de você, faça seus planos baseado nas dicas de Matthew Youlden e aprenda um ou mais idiomas dessa maneira!

Leia também: Como aprender a concentrar-se

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!