22 coisas que toda criança pequena quer que seus pais entendam

Seus filhos nem sempre conseguem dizer o que sentem, por isso aqui estão 22 coisas que toda criança pequena quer que seus pais entendam.

Stael Ferreira Pedrosa

Nem sempre os pequenos têm meios de fazerem os pais entenderem suas necessidades e desejos. Por isso estar atentos aos sinais que eles emitem é fundamental para sua segurança, saúde, bem-estar e felicidade.

Leia: Filhos são tesouros

Aqui estão 22 mensagens que seu filho pequeno gostaria que você soubesse, mas nem sempre sabe como fazê-lo.

  1. Vocês são a base da minha vida, eu quero que saibam que o que mais desejo na vida é agradá-los mesmo que eu faça da maneira errada, eu espero sua aprovação. E eu espero sempre que gostem do que eu faço.

  2. Eu preciso ter certeza do seu amor. Não diga apenas que me ama, isso é bom e vai me fazer feliz, mas se você mostrar que me ama, eu vou crescer confiante.

    Advertisement
  3. Eu preciso saber que sou importante para você. Quando você larga o computador ou pausa o filme que está assistindo para me dar atenção, ou quando não atende seu telefone porque está falando ou brincando comigo, eu me sinto importante.

  4. Eu adoro quando você tira um tempo para estar só comigo. Sei que você tem muitas coisas para fazer e assim quando você me dá do seu tempo, eu me sinto amado e valorizado.

  5. A hora de dormir é mais feliz se vocês me colocam na cama, contam uma história, me beijam e ficam comigo até eu pegar no sono.

  6. Gosto muito quando você me leva para passear ou para uma volta no parque. Não precisa ser longe, desde que me permita brincar ao ar livre tendo você por perto.

  7. Por falar em brincar, eu adoro quando você brinca comigo. Vou fazer um chá de água especialmente para você.

    Advertisement
  8. Assistir à TV fica mais legal quando você senta e assiste um desenho ou filme comigo. Gosto de compartilhar momentos agradáveis com você.

  9. Eu sinto muito medo quando você grita comigo. Meu mundo parece cair e eu fico muito assustado. Por favor, não grite comigo.

  10. Quando você me bate eu me sinto tão abandonado e sem amor. Eu sinto que você não me ama e penso em fazer coisas ruins como fugir de casa, bater em alguém ou quebrar alguma coisa.

  11. Eu me sinto seguro quando você me diz até onde posso ir e o que não devo fazer. Vou desafiar seus limites, mas pelo menos eu sei que eles existem.

  12. Ainda que eu ouça alguns “não”, que são bem chatos, eu gosto de saber o que você pensa e me sinto seguro quando tem um adulto cuidando de mim.

    Advertisement
  13. Eu acredito em tudo o que você diz. Se você me disser que sou feio, burro, gordo ou chato, eu vou acreditar e sempre vou me ver assim. Se você me disser que sou capaz, que sou bonito exatamente como sou e que tenho valor, eu vou acreditar.

  14. Não me faça sentir-me confuso. Afinal eu sou importante para você ou sou um problema? Às vezes você diz que me ama e em outros momentos diz que eu lhe deixo louco. Afinal, você gostou ou não que eu tenha nascido?

  15. Por favor, seja paciente comigo. Eu sou imperfeito e cheguei há pouco tempo a este mundo. Ainda não sei muito bem como agir ou como fazer as coisas, por isso vou errar. Me mostre onde eu errei e me ensine a fazer certo, mas uma coisa de cada vez.

  16. Eu confio em você e com você eu iria a qualquer lugar e enfrentaria qualquer perigo me sentindo protegido. Não tenho medo de nada quando você está comigo.

  17. Eu vejo tudo o que vocês fazem. Eu vejo como enfrentam suas tarefas diárias, como vocês tratam um ao outro, o que falam das outras pessoas e isso me afeta muito. É como eu serei no futuro.

    Advertisement
  18. Quando vejo vocês brigando tenho medo de que se separem e eu fique sozinho. Quando vocês respeitam um ao outro eu aprendo a respeitar vocês.

  19. Eu preciso que vocês me ouçam, tenho muitos problemas no meu mundo. A escola, os amigos, os professores podem estar sendo um problema para mim. Se eu tiro notas baixas não precisam me culpar, eu já me sinto culpado o suficiente. Apenas quero que me estimulem a ser melhor da próxima vez.

  20. Eu nunca vou chorar sem um motivo. Se eu choro estou me sentindo mal ou com dor, estou me sentindo infeliz, com medo ou sozinho. Por favor, me abrace e cuide de mim.

  21. Quando eu quebro alguma coisa acidentalmente ou faço qualquer desastre sem querer, fico muito assustado e quero alguém que me compreenda. Por favor, compreenda que foi um acidente, que estou assustado e me abrace.

  22. Eu amo vocês mais que tudo na vida. Vocês são a minha vida. Por favor, me amem da mesma forma.

    Advertisement

Leia: Querido pai, sobre AQUELA criança

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.