Conselhos para casais que não conseguem concordar em nada

Nos relacionarmos com pessoas sempre foi um desafio. Conviver com elas é mais desafiador ainda, devido às diferenças. Mas quando se trata da pessoa amada, qualquer sacrifício é válido.

Roberta Preto

Um dos espetáculos que me fascinava na infância era o circo, mas o que mais me intrigava era o casal de trapezistas. O espetáculo deles era perfeito! Eles não se permitiam deixar o outro cair, eles saltavam e faziam coisas de tirar o fôlego, mesmo havendo holofotes e a admiração de muitos que ali estavam, em nenhum momento eles desviavam os olhos para os lados, eles nunca perdiam o foco um do outro, por mais que a multidão os aplaudisse. Segurar as mãos de ambos era a prioridade deles para não caírem. O show só era mágico porque ambos se comprometiam a cuidar um do outro. Eles não possuíam segredos, apenas eram comprometidos. Sempre treinavam juntos. Havia dedicação. Importavam-se e cuidavam para que a fraqueza de um, se tornasse a força do outro.

Marido e mulher só formam uma parceria perfeita, mesmo não concordando em tudo, quando escolhem respeitar as diferenças um do outro. Como o casal de trapezistas citado acima, eles precisam segurar firme suas mãos e permanecerem unidos, diante de qualquer situação.

Sabemos que para exercer tais funções, se faz necessário esforço mútuo, assim como os trapezistas precisam se preparar juntos num treinamento contínuo para fazerem uma apresentação perfeita, o mesmo sucede aos casais.

Leia: Como harmonizar as diferenças no casamento

O casamento possui seus altos e baixos. Dar saltos é parte do espetáculo. No entanto, se não houver preparo, equilíbrio, dedicação e compromisso sob qualquer circunstância, assim como não há espetáculo se os trapezistas não estiverem numa parceria saudável e focados no mesmo objetivo, o mesmo sucede para os cônjuges.

Advertisement

O problema maior diante das divergências de comunicação entre os casais é o orgulho. Ele é o mal que assola e destrói muitas famílias. Querer ser o dono da verdade e acreditar que você sempre está certo, só levará você para longe de seu companheiro.

Somos cientes de que sempre haverá divergências de ideias dentro de qualquer relacionamento, mesmo com casais que possuem muitas afinidades, mesmo eles, estarão sujeitos a discordarem, mas há determinados tipos de casais que são extremamente divergentes e podemos considerá-los “casais opostos,” pode ser que eles tenham uma boa química na relação sexual, mas nas coisas essenciais da vida, eles são péssimos e só vivem de discordâncias, brigas e reclamações.

Há conselhos básicos para lidarmos com tipos de casais que não concordam em nada e são eles:

Aceitar as diferenças

Quando nos apaixonamos por alguém, a beleza física e suas qualidades são fatores fortes para querermos estar com esse alguém; mas no dia a dia, sabemos que as coisas mudam e descobrimos as falhas e manias da outra pessoa, todavia, queremos permanecer com ela, e com o tempo, admitimos que o que torna essa pessoa tão especial em nossas vidas, não são só suas qualidades, mas suas manias também. Já os defeitos, deixam de serem problemas, porque o amor que sentimos por elas é capaz de superar tudo.

Há pessoas que se sentem frustradas por não conseguirem agradar ou concordar em todas as coisas que seu parceiro deseja, e na verdade, elas nem devem agir assim, já que somos feitos de características e pensamentos diferentes, isso é o que nos torna únicos. Também somos limitados em muitas coisas e espetaculares em outras.

Advertisement

Leia: Amando o outro com suas diferenças

Alguém deve ceder

Sabemos que para evitar muitas brigas, alguém sempre precisará ceder, mas em nenhum momento você deverá abandonar seus valores e crenças, porque se o fizer, haverá um dia em sua vida que você irá se olhar na frente do espelho e não irá mais se reconhecer, porque abandonou quem você realmente era para se tornar aquilo que a outra pessoa criou. Infelizmente, se sentirá vazia, já que perdeu sua identidade.

Não seja tão rígido

Abandonar a rigidez, abandonar nosso mal humor e deixar de ser tão duro com nosso parceiro e até com nós mesmos, exige de nós muito treino, já que a vida é feita de aprendizado e o amor, para existir, requer esforço contínuo.

Escolha não se irritar, não se entristecer e não gritar, dessa forma, você vai evitar desavenças. Colocar doçura nas situações amargas da vida exige bom humor e isso é o que permite que muitos relacionamentos perpetuem. Olhar seu parceiro com os olhos do amor lhe permite enxergar o melhor que há nele e lhe faz querer ser bondoso e gentil com a pessoa amada.

Não dê valor às feridas do passado

O presente é o melhor dia para se viver, principalmente se estamos cercados da pessoa amada, por isso, escolher ser feliz e viver cada minuto intensamente com seu companheiro é o que lhe permite ter felicidade nesta vida.

Advertisement

Existem feridas nos relacionamentos que precisam ser cicatrizadas e precisamos permitir que elas se curem. Ficar relembrando erros e decepções que seu cônjuge lhe fez passar só irá afastar o amor no seu lar. Ninguém pode impedir essas feridas, já que somos tão imperfeitos quanto nosso parceiro, e nós também acabamos por ferir quem muito nos ama.

Todos nós podemos evitar muitas feridas escolhendo não nos magoar, escolhendo não trazer de volta situações que abalaram sua relação e que você havia dito ter superado e perdoado. Se você perdoou, então você deve esquecer. Lembrando que o perdão é uma escolha e foi você que escolheu perdoar.

A vida só nos concede o resultado de nossas escolhas.

Entregue-se

A única forma de se ter um bom relacionamento e de evitar as brigas é se nos entregarmos verdadeiramente a vida que escolhemos. Ninguém pode começar uma vida a dois pela metade, é tudo ou nada. Não existe uma forma mágica para lidarmos com as diferenças, o que existe é a doação, se doar é a melhor forma de demonstrar que você ama e quer estar ao lado de seu companheiro, mesmo que surjam dificuldades para serem superadas.

Se houver dias que sintam raiva e vontade de abandonar tudo, procure se lembrar do que os uniu, procure se lembrar dos momentos bons que compartilharam juntos e, só assim, as diferenças se tornarão pequenas, diante do amor.

Advertisement

Um homem casado e muito sábio disse certa vez: “Quando lhe der vontade de “chutar o balde” procure fechar os olhos por um instante e se lembrar do dia do seu casamento, assim você irá se recordar do dia mais feliz da sua vida.”

Leia: Relacionamento familiar: As diferenças que somam

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.