Sogras e noras: O papel de cada uma

Entender o papel de sogras e noras é um forte componente para conciliar e harmonizar toda a família.

Suely Buriasco

Não importa que os problemas estejam apenas entre sogra e nora, todos na família acabarão sendo influenciados. Cada membro vê a situação de sua própria perspectiva, conforme suas histórias pessoais e bagagem emocional, assim dificilmente permanecerão neutros. Isso certamente provocará transtornos que abrangerão toda a família e podem desestruturar os relacionamentos de forma irreversível.

Esse site de psicologia afirma que existe um preconceito natural no relacionamento sogra e nora que “pode ter sido formatado a partir de um estereótipo social que se vincula a imagem da sogra. Sim, carregar consigo o preconceito de que a sogra será uma pessoa desagradável, megera, pode influenciar no desdobramento da relação”.

O ideal é que sogras e noras rompam com esse padrão e se permitam olhar sob outra ótica a relação. Para tanto, reconhecer que desempenham papéis totalmente diferentes na vida do filho e marido é fundamental.

Algumas atitudes se destacam no papel da sogra:

1. Não influenciar a nova família

Uma sogra consciente procura avaliar suas palavras e ações para ter certeza que não está invadindo o espaço da nova família formada pelo filho. Isso porque entende que o casal precisa se compor da sua própria maneira e qualquer influência externa, mesmo que com as melhores intenções, pode se transformar em um problema.

Advertisement

2. Evitar qualquer competição

Sogra e nora têm papeis diferentes na vida do homem: para uma, é filho; para a outra, marido. Parece simples, mas na prática muitas mulheres sentem dificuldade de transferir os cuidados com o filho para a nora, além da contrariedade em entender que a nora procederá à seu modo. No entanto, aceitar essa situação contribui para a harmonia no relacionamento com a nora.

3. Jamais alimentar conflitos

Uma sogra que entende seu papel para a felicidade do filho age sempre como uma conciliadora, relevando o que não concorda no relacionamento do filho com a nora. Leva sempre em consideração que o importante é o bem-estar do filho e, por isso filtra palavras e situações, procurando harmonizar o relacionamento do casal.

Leia: Manual da boa sogra

Atitudes da nora que entende o seu papel:

1. Reconhece a importância da sogra

Uma nora madura é consciente que a sogra é uma pessoa muito especial na vida do marido e entende que só isso já é motivo para buscar um bom convívio com ela. Jamais menospreza a mãe do homem que ama e, mesmo não concordando com ela, respeita e compreende sua forma de ser.

Advertisement

2. Evita conflitos

Desenvolver empatia com a sogra facilita a compreensão do contexto de vida dela e, consequentemente, melhora muito o relacionamento. Essa capacidade de entender os sentimentos e emoções da mãe do marido é uma poderosa ferramenta para ganhar a confiança, a simpatia e até mesmo o amor dela.

3. Não se deixa tiranizar

Claro que entender não significa permitir que a sogra aja impositivamente na sua vida, a nora consciente entende que relevar não é aceitar as intromissões. A assertividade é a forma mais certeira de ter um relacionamento sadio com a sogra, agindo com afetividade e determinação, logo ela observará os seus limites.

Quando sogra e nora entendem que, embora amando o mesmo homem, podem conviver harmoniosamente, pois ambas têm papéis diferentes e fundamentais na vida dele, a competição perde o sentido e toda família ganha com isso.

Leia também: 10 coisas que sua sogra gostaria de lhe dizer

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.