O lugar onde você está agora

Saber exatamente onde você se encontra neste momento, em relação às suas metas e objetivos, é de vital importância para as suas realizações futuras.

Luiz Higino Polito

Existia uma antiga expressão: “O quinto ponto do compasso”, que descrevia a possibilidade de você ter um mapa e um compasso, e ainda assim estar completamente perdido.

Mesmo tendo um mapa e um compasso, se você não soubesse o local exato onde você se encontrava, não adiantava o mapa para guiar você.

Agora tem o GPS, que facilita tudo… Mas antes, era na base do mapa e do compasso.

Leia: Passo a passo rumo a seus objetivos

Saber o ponto de partida

Quando for planejar coisas importantes para sua vida, é importante que você saiba onde se encontra neste momento.

Advertisement

Somente se baseando realisticamente no ponto em que você se encontra agora, é que é possível se traçar um caminho objetivo para se chegar aonde você deseja chegar num futuro próximo ou distante.

Temerário ou prudente demais?

Temerário é aquele que faz coisas de forma imprudente demais, sem avaliar direito os riscos e os perigos. O meio-termo entre prudência e temeridade talvez seja o melhor caminho para se buscar obter sucesso em qualquer empreendimento de nossa vida.

Deve-se ousar, mas com cuidado.

Não se deve, também, se comparar a nenhuma outra pessoa, porque o que é muito fácil para alguém, pode ser extremamente difícil para outra.

A única comparação válida é com você mesmo: onde você está agora, em relação a 5, 10, 20 anos passados?

Advertisement

Melhorou sua personalidade em muitos pontos ou piorou? Em questões familiares, profissionais, sociais, você está melhor agora ou pior do que 5, 10 ou 20 anos passados?

Leia: Você tem metas? Alcançando seus objetivos pessoais e de sua família

Direção das velas

Mudanças profundas na personalidade levam tempo.

Podem partir de algum súbito acontecimento, como um batismo numa Igreja, por exemplo, onde se assume que a partir daquele momento alguém vai levar uma vida totalmente nova e santa.

Com o tempo, os ânimos podem ir se enfriando e o ímpeto inicial vai cedendo frente às agruras da vida, e muitos desistem, porque não conseguiram a excelência que queriam obter em poucos meses ou poucos anos.

Advertisement

Os que são mais sábios, porém, aprendem que é a direção das velas do navio, e não a rapidez, que determina o local onde o navio chegará.

Aprendem a ter paciência consigo mesmos, sabendo que é possível crescer em sabedoria, conhecimento, e bons hábitos pouco a pouco, gradativamente, e assim vão mudando suas personalidades cada vez para melhor, até atingirem a excelência.

Existem pessoas que são realmente “finas”, educadas, compreensivas, amorosas, que realmente dá gosto de se conviver.

E existem os que são grosseiros, que não ouvem ninguém, não se preocupam em melhorar, acham que já sabem tudo e não se preocupam com o sentimento de ninguém – só de si mesmos.

A escolha é pessoal

Que tipo de pessoa você quer ser? Que tipo de pessoa você acha que terá muito mais chance de ser feliz e bem-sucedida hoje e no futuro?

Advertisement

A escolha é de cada um.

Depois de feita a escolha, precisamos saber o lugar em que nos encontramos neste momento, e planejarmos aonde queremos chegar – sempre sabendo que “devagar se vai longe”.

A capacidade de perdoar os outros é uma linda virtude, que deve ser aplicada também a nós mesmos: somente crescemos quando aprendemos a não ser intransigentes demais com nós mesmos, porque afinal, também somos humanos, sujeitos a erros e acertos como todo mundo.

O importante é aprender com os erros e seguir sempre em frente! Dizem que só os fracos ficam caídos ao longo do caminho.

Portanto, sabendo o lugar que você está agora, virando suas “velas” para o lado certo dos “ventos” dos seus mais nobres objetivos, e ter paciência para chegar lá, não importa quanto tempo leve e não desistindo quando tiver tropeços, você tem tudo para atingir seus objetivos e ser feliz.

Advertisement

E felicidade não é um lugar, mas um estado de alma, quando se sente que se está vivendo como se deve, e estando satisfeito consigo mesmo e com os outros.

A vida não é fácil para ninguém. Buscar o aperfeiçoamento pessoal em todas as áreas, porém, pode nos levar àquela tão sonhada felicidade.

Leia: Mundo pessoal: Uma busca sem fim

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!