4 problemas que até mesmo o mais forte dos casamentos jamais conseguiria sobreviver

Há 4 problemas sérios que podem destruir qualquer casamento. E um caso extraconjugal não é um deles.

Tamsyn Valentine

Se você pudesse perguntar a maridos e mulheres qual seria o seu pior medo relacionado aos seus casamentos, muitos provavelmente diriam que seria o de seus cônjuges terem um caso.

Os casos extraconjugais não são apenas uma traição à confiança e ao amor, mas ao respeito que você tem por seu marido ou mulher, e ao compromisso assumido com ele ou ela.

Mas o que alguns casais não conseguem perceber, é que embora possa ser um medo legítimo e algo para se evitar a todo custo, existem alguns problemas subjacentes que surgem antes do caso amoroso começar.

E alguns eles são tão perniciosos, que se não forem descobertos ou prevenidos, podem arruinar seu casamento.

Leia: Por que algumas mulheres procuram relações com homens casados?

Advertisement

Aqui estão quatro situações difíceis às quais até mesmo o mais forte dos casamentos não poderia resistir, a não ser que fossem corrigidas, ou jamais feitas em primeiro lugar:

1. Quando vocês deixam de ser parceiros

Seu cônjuge é seu parceiro. Isso significa que todas as decisões que dizem respeito a suas vidas deveriam ser tomadas em conjunto, consideradas pelos dois, transpostas juntos.

Quando vocês deixam de ser uma equipe, os problemas começam. Porque em vez de sentirem que podem confiar e apoiar-se um no outro, tendo em mente os maiores interesses um do outro, vocês se sentirão sozinhos e terão que brigar sobre cada pequena decisão.

2. Quando começam com acusações

A vida tem muitos altos e baixos, assim como o casamento. Às vezes, queremos acusar alguém ou algo por esses problemas. Mas a pior coisa que vocês podem fazer é apontar o dedo um para o outro.

Quando isso acontece, o ressentimento se instala, outro elemento que só serve para deteriorar seu relacionamento.

Advertisement

Identifique o momento certo de assumir a responsabilidade ou de esperar um pouco quando você achar que está certo. Esteja disposto a se comprometer e a enxergar sob a perspectiva do outro.

Leia: Como reconhecer o abuso emocional

3. Quando começam a ser egocêntricos

“E o que eu quero?”, “Por que você não faz tanto quanto eu?”, “Por que sou sempre eu que tenho que cuidar das coisas difíceis?”.

Somos todos humanos, e podemos, às vezes, ser suscetíveis a esse tipo de pensamento egocêntrico, especialmente em nosso casamento.

A má notícia é que quanto mais pensamos no “EU” e menos no “NÓS ou ELES”, mais fácil se torna depreciar todas as coisas boas que nossos cônjuges fazem por nós diariamente, e novamente começamos a ficar ressentidos pelas coisas que eles não fazem.

Advertisement

4. Quando há um vício

A questão dos vícios é que eles sempre vêm antes de qualquer coisa ou pessoa, ainda que não seja óbvio para o cônjuge.

Se este for o caso, é importante conversarem e discutirem como um casal, e encorajar a pessoa viciada a procurar ajuda profissional.

Ignorar o vício ou tentar forçá-lo a mudar irá somente produzir hostilidade entre você e seu cônjuge, e o tiro pode sair pela culatra.

O casamento deve ser construído sobre os princípios da confiança, do respeito, do amor e do sacrifício.

Se vocês dedicarem tempo trabalhando para construir um alicerce seguro, outros problemas conjugais mais assustadores certamente não irão afligi-los.

Advertisement

Leia: Como superar um vício

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 4 problems that even the strongest of marriages can never survive.

Toma un momento para compartir ...

Tamsyn Valentine

Tamsyn Valentine é parte do time de conteúdo do FamilyShare.com. Ela é formada em comunicação com ênfase em relações públicas e jornalismo.