Fígado gorduroso. Como anda o seu?

Perder peso e cuidar da alimentação lhe ajudarão a amenizar este mal.

Renata Finholdt

O mundo está cada vez mais obeso. As estatísticas mostram que boa parte da população mundial sofre com o sobrepeso ou com a obesidade e por causa delas doenças antes pouco conhecidas pela maioria da população são mais comentadas.

Quando foi a última vez que você fez algum exame para ver a situação de seu abdômen de forma geral e, mais especificamente, de seu fígado?

O aumento de gordura no organismo não altera apenas nossa forma física, mas também nossos órgãos internos, e isso é muito prejudicial à saúde se não for controlado.

A obesidade é considerada uma doença e por este motivo os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Leia: 12 superalimentos para uma saúde melhor

Advertisement

1. Fígado gorduroso ou esteatose hepática, o que é?

Quando você ganha alguns quilinhos extras logo percebe que seu corpo sofreu alguma alteração nas formas, não é? A barriga fica mais cheinha, os braços e pernas aumentam de circunferência, todos sinais de que há excesso de gordura em seu corpo.

Se seu corpo acumula gordura de forma perceptível através do espelho imagine só o que não está acontecendo em seu interior?!

A mesma gordura também se acumula no fígado e cria uma camada encobrindo este órgão tão importante e fundamental.

Isso é conhecido como esteatose hepática ou fígado gorduroso.

Há tipos diferentes de esteatose (alcoólica ou não alcoólica), mas ambas precisam ser tratadas com ajuda de um especialista.

Advertisement

Leia:

2. Como tratar?

Normalmente as pessoas não sabem que sofrem deste mal até que seja solicitado um exame de imagem para o abdômen. Isso porque na grande maioria das vezes a esteatose hepática é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.

Depois do diagnóstico positivo você precisa se concentrar em seu peso, ou seja, em como reduzi-lo.

Assim como o restante de nosso corpo ele também perderá gordura se você conseguir eliminar os quilinhos extras que não deveriam estar ali.

É importante que você faça acompanhamento com seu especialista, neste caso um gastroenterologista, para que ele possa lhe ajudar caso algo mais seja recomendado.

Advertisement

Cuidar da alimentação também é fundamental. Evitar a ingestão de alimentos gordurosos é uma das primeiras medidas a se tomar. Seu fígado e todo o restante de seu corpo vai lhe agradecer muito por isso.

O uso de medicamentos sem conhecimento médico não é recomendado, pode agredir este órgão tão importante.

Cuide-se!

Leia: 13 coisas que ninguém lhe falou sobre tomar vitaminas

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.