4 dicas que vão lhe ajudar a ser muito mais produtivo

Filhos, marido, estudo, trabalho, deveres de casa tomam grande parte de seu tempo e você tem a sensação de que é um fracasso por não dar conta de tudo? Respire fundo e planeja consciente sua próxima semana.

Renata Finholdt

Você se sente sobrecarregada com tantas tarefas e compromissos no decorrer do dia e ao fim dele sente que não conseguiu terminar tudo aquilo que gostaria? Há tantas coisas que uma mulher precisa dar conta dentro e fora do lar que não é difícil que isso esteja acontecendo com você.

Tarefas de casa, ajuda com os filhos, família, marido, trabalho, tomam o nosso dia de forma tão rápida que quando nos damos conta não sobra muito tempo nem para nós mesmas.

Para que isso tudo se ajeite o ideal é fazer um bom planejamento e ter a consciência de que é impossível querer realizar todas as coisas em um único dia.

1. Relacione todas as suas tarefas

No começo da semana você pode relacionar em um pedaço de papel ou agenda tudo aquilo que você tem para fazer nos próximos dias. Relacione um a um em forma de listagem simples.

Acrescente os cuidados com a limpeza da casa, tarefa dos filhos, organização das roupas, trabalho, consultas médicas, reuniões na escola e todas as outras coisas que você planeja fazer.

Advertisement

Determine um dia da semana para fazer isso (domingo à noite pode ser um bom dia para planejar a semana) e faça disso um hábito.

2. Separe as prioridades

Com a listagem em mãos você já pode separar segundo as prioridades o que fará dia a dia. O ideal é que você anote em uma agenda pessoal.

Não tenha vergonha de anotar que você precisa lavar as roupas ou organizar os armários, essas são tarefas importantes para o bem-estar de sua família.

Leve em consideração, para os dias que você tiver que se ausentar de casa, que o tempo com o trajeto até a consulta médica ou supermercado, por exemplo, precisam ser levados em conta, caso contrário, poderá faltar tempo para cumprir todas as outras coisas que planejou para aquele dia.

3. Seja boa com você mesma

Quantas vezes planejamos fazer tantas coisas para as outras pessoas que não nos damos conta de que precisamos de um tempo para nós mesmas. Precisamos fazer coisas pelas quais gostamos. Ler um bom livro, assistir a um bom filme, praticar algum tipo de trabalho manual.

Advertisement

Tenha cuidado para não tomar todo tempo do seu dia com tarefas, pense um pouco em você e reserve momentos para fazer coisas que gosta, assim se sentirá mais disposta e feliz para fazer o restante que lhe é requerido.

4. Não se frustre

Ao fim do dia, se não conseguir dar conta de todas as coisas que planejou, não se frustre, aproveite este momento para refletir se não está exigindo de mais de si mesma e repense nas tarefas na próxima vez que for planejar sua semana.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.