5 exercícios para o seu bebê

Estimular e proporcionar ao bebê atividades que são adequadas à idade e capacidade dele, irá ajudar e potencializar, da forma certa, o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social dele.

Sônia Penha

Desde bem pequeno o bebê está ligado a tudo o que acontece ao seu redor e mesmo que ele não controle tudo em seu corpo, ele gosta de se movimentar. Conexões estão sendo feitas e informações sendo armazenadas em seu cérebro.

Sendo assim, estimular e proporcionar ao bebê atividades que são adequadas à idade e capacidade dele, irá ajudar e potencializar, da forma certa, o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social dele, conforme ele cresce, aproximará pais e filhos e tornarão os momentos juntos mais prazerosos.

Leia: Manual do bebê

Veja alguns exercícios que você pode fazer para exercitar o bebê desde cedo.

1. Exercício para segurar e alongar (1 a 4 meses)

Coloque o bebê com as costas no chão sobre algo macio. Faça com que uma das mãos dele pegue seu dedo indicador e segure-a assim com o seu polegar e dedo médio. Com delicadeza, faça alongamento no braço do bebê, trazendo a mãozinha dele na sua direção sem levantá-lo do chão e voltando à posição inicial. Faça esse movimento cinco vezes em cada braço.

Advertisement

2. Exercício para os músculos do peito (1 a 4 meses)

Ponha o bebê deitado com as costas no chão sobre algo macio. Segure as duas mãos dele, pode ser na posição do exercício anterior. Delicadamente e bem devagar alongue os braços do bebê para os lados, volte e cruze-os sobre o peito e alongue novamente para os lados. Repetir esse movimento 5 vezes. Se desejar você poderá variar esse exercício levantando os braços do bebê acima da cabeça dele e abaixando em seguida. Sempre devagar e delicadamente.

Leia: Como brincar com seu bebê

3. Exercício para as pernas (3 a 4 meses)

Deite o bebê de costas sobre algo macio. Segure os pés ou a parte inferior das pernas do bebê e devagar, com delicadeza, empurre uma das pernas em direção ao peito dele enquanto estende a outra. Alternar o movimento das pernas 3 vezes, parar e repetir o exercício. Ao terminar deixe que o bebê mexa as pernas livremente.

4. Exercício para braços, costas, ombros e abdômen (5 a 6 meses)

Deixe o bebê deitado com as costas no chão sobre algo macio. Segure com cuidado e firmeza os antebraços dele. Puxe-o devagar e delicadamente para a posição sentada, mantendo as costas do bebê reta. Volte-o, devagar e delicadamente, à posição inicial repetindo o exercício 4 vezes.

5. Exercício para melhorar o equilíbrio (5 a 6 meses)

Coloque o bebê deitado de barriga para baixo e ponha os cotovelos dele abaixo dos ombros com os antebraços no chão. Segure com cuidado e delicadamente e devagar levante o quadril e o tronco do bebê, formando 45º com o chão. Volte à posição inicial deixando o bebê descansar seu antebraço.

Advertisement

Cada bebê é único e diferente, por isso é importante que os pais respeitem o desenvolvimento individual, capacidade, predisposição e o ritmo dele na hora de estimulá-lo. Jamais forcem o bebê a fazer alguma atividade, ele precisa sentir-se livre e motivado para ter autoestima no processo de aprendizagem. Assim, essa será uma experiência onde pais e filhos aprenderão e crescerão.

Leia: 5 maneiras para estimular a inteligência do seu bebê

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.