10 presentes que deixei de retribuir a minha mãe

Esta emocionante história fará você ponderar sobre suas atitudes com sua mãe. Confira.

Cibele Carvalho

Esta história é baseada em uma história real. Se você ainda não é mãe, provavelmente tem ou já teve uma mãe perto de você, por isso lhe peço, não fique apenas emocionado com o que ler, busque aprender algo e seja diferente com sua mãe, não apenas em dias especiais, mas sempre, afinal:

As pessoas que você ama na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre as deixe com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos” (O Menestrel).

Leia: 30 conselhos que minha mãe me ensinou sobre a vida

A história de Ana e Lara

Ana era uma mãe, como quase todas as mães, sobrecarregada de afazeres do lar, com a família e com seus 4 filhos ainda pequenos, mas sempre procurava atender a todas as necessidades dos seus filhos da melhor maneira possível, por isso trabalhava noite e dia sem parar.

Lara não compreendia porque sua mãe quase nunca estava em casa quando ela chegava da escola, ficava brava com isso e para mostrar que desejava atenção, deixava de fazer as tarefas da escola quase sempre.

Advertisement

Certa manhã de inverno, Lara foi chamada na escola pela Diretora que trouxe a terrível e trágica notícia que jamais saíra da memória de Lara, sua querida mãe havia falecido em um acidente enquanto seguia para o trabalho.

Apenas 10 presentes que deixei de retribuir à minha mãe

Lara: “Não tive tempo para retribuir praticamente nada do que minha mãe me fez durante a vida dela e… infelizmente não terei mais tempo”.

1. O presente da vida

Graças a ela e seu corpo ainda jovem, recebi todo alimento necessário para formar meu corpo físico e perfeito. Nunca antes me olhei no espelho e me dei conta disso, até aquele dia.

2. O presente das lágrimas

Minha mãe derramava muitas lágrimas todos os dias, mas todas as vezes que ela me enxergava, disfarçava seu olhar e logo sorria, fingindo que estava bem.

3. O presente dos sacrifícios diários

A comida sempre estava ali no jantar todos os dias, sempre fresquinha e gostosa, mesmo tendo trabalhado o dia todo, ela cozinhava, limpava, lavava e enxugava tudo para que eu e meus irmãos fôssemos cuidados.

Advertisement

4. O presente das mentiras amorosas

Não entendia porque quando era criança minha mãe dizia que aqueles doces estavam estragados, ou então dizia que aqueles brinquedos não eram divertidos, até que cresci e compreendi suas mentirinhas amorosas.

5. O valioso presente dos abraços matutinos e noturnos

Todos os dias, sem esquecer um só, minha mãe me abraçava e beijava ao acordar e antes de dormir, aposto que se ela não trabalhasse tanto para prover nosso sustento passaria o dia todinho me abraçando e beijando.

6. O sagrado presente das orações com ela

Assim como os abraços e beijos não falhavam, eram nossas orações ao pé da minha cama, diárias, sem exceção, no frio ou no calor. Isso me ensinou a exercer fé, e me mostrou o caminho a seguir.

7. O presente dos domingos especiais

Domingo era sempre seu dia de folga, sempre estávamos em casa com ela, então a diversão estava garantida. Cada domingo ela inventava algo diferente para nos animar, sempre feliz e divertida.

8. O presente da luta e bravura contínua

Pode ser que existiram pessoas tão guerreiras, mas nenhum homem que tenha vencido qualquer guerra venceria as batalhas que minha mãe venceu, jamais alguém teria a força, a persistência e a bravura em não desistir de seus filhos mesmo com tantas aflições e tribulações como minha mãe o fez.

Advertisement

9. O presente da esperança por dias melhores

Ainda que aquele dia tivesse sido um dos piores dias da minha vida, minha mãe sempre me ensinou a não abaixar a cabeça, seguir em frente.

10. O presente da presença

Agora refletindo com toda minha idade, lembro-me de que minha mãe sempre deixava de fazer o que gostava para nos dar atenção, para nos cuidar, nos ouvir.

Caro leitor, certamente esses e outros infinitos presentes foram e são deixados por sua mãe (se ainda viva) diariamente. Você só existe nesse mundo de Deus porque um dia sua mãe quis que você nascesse; então, esqueça sua arrogância, seu egoísmo, sua razão em estar certo e vá hoje mesmo abraçar sua mãe, beijar-lhe o rosto, afagar seus cabelos, lhe pedir um conselho… Não permita que o amanhã seja tarde demais.

Leia: 7 conselhos de mãe que devemos sempre ouvir

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.