5 sinais de que seu cônjuge se desligou do casamento

Quanto antes você perceber o afastamento de seu cônjuge, mais fácil será evitar o abandono emocional.

20,644 views   |   143 shares
  • Abandono emocional é um termo que define uma situação pela qual uma ou ambas as pessoas escondem suas emoções, deixando de compartilhar seus sentimentos com o outro. No casamento corresponde a um grande risco, pois, denota falta de interesse na parceria e desligamento da relação, provocando afastamento dos cônjuges.

  • Se você pensa que talvez isso esteja acontecendo com você, pois, tem sentido seu cônjuge distante, observe estes sinais:

  • 1. Distância física

  • Vocês parecem cada vez mais desconectados fisicamente, desenvolvem rotinas diferentes e mesmo estando no mesmo lugar cada um parece ter seu próprio espaço, ou ainda pior, sentem-se incomodados de compartilhá-lo. O seu pensamento seria algo como: "ele(a) não se importa se estou aqui ou não". A intimidade parece comprometida e a vida sexual perde cada vez mais o vigor.

  • 2. Vocês têm longos momentos de silêncio

  • Uma das atitudes mais comuns dos cônjuges desligados do casamento é a falta de assunto, a pessoa para de falar e compartilhar com o outro. Pode ser porque a relação de alguma forma se tornou tediosa e vocês não estão conseguindo lidar com isso ou mesmo que o cônjuge desligado tenha encontrado apoio emocional em um relacionamento extraconjugal.

  • 3. Seu cônjuge não se sente ouvido

  • Essa é uma razão muito comum para o afastamento dos cônjuges; a pessoa que não se sente ouvida, ou seja, não sente que seu posicionamento é respeitado, acaba preferindo manter a distância. Isso acontece muito quando um dos cônjuges se mostra muito controlador e autoritário.

  • 4. O egocentrismo domina a relação

  • Pode ser só por parte de um, mas o mais comum é que ambos os cônjuges passem tanto tempo cuidando de seus próprios interesses que acabam menosprezando, mesmo que inconscientemente, os interesses em comum. Quando o abandono emocional é percebido então vem a insatisfação por se sentir só e rejeitado.

  • 5. Negação

  • Você percebe que seu cônjuge se recusa a admitir que o relacionamento está com problemas, prefere se afastar a enfrentar a situação de que algo precisa ser feito. Às vezes é mais fácil negar simplesmente que há um problema, a desvantagem é que a opção por ignorá-lo complica ainda mais a situação. Nesse caso, por mais que você tente ele sempre vai responder que "está tudo bem" e fazer saídas evasivas de forma que você não consiga tratar do assunto com ele(a).

  • Advertisement
  • Caso as atitudes de seu cônjuge se afinem com os sinais descritos acima é muito provável que ele esteja desligado ou se desligando do casamento e, portanto, o seu tempo de agir é urgente.

  • Pense em suas ações e no que você tem contribuído para que a situação chegasse onde chegou e, principalmente, avalie o que você pode fazer para recuperar o seu relacionamento. A partir de uma mudança sua será possível propor uma aproximação e fazer com que seu cônjuge entenda a necessidade de buscarem desenvolver juntos atitudes que unam vocês. É preciso, essencialmente, inspirar seu cônjuge a ter vontade de transformar a relação, afinal, você não pode fazer isso sozinho(a), mas pode iniciar esse movimento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 sinais de que seu cônjuge se desligou do casamento

Quanto antes você perceber o afastamento de seu cônjuge, mais fácil será evitar o abandono emocional.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr