21 dicas de casamento que cada casal deve seguir

Ninguém tem o segredo da felicidade eterna, mas algumas dicas sempre podem dar uma "forcinha".

3,197 views   |   74 shares
  • É sempre aquela história, todo problema tem solução, desde que não seja o seu problema.

  • E não é diferente no casamento. Só quem vive a relação com seus problemas é que sabe onde o sapato aperta. Na intenção de alargar sapatos, sorrisos e corações, aqui estão 21 dicas de casamento que podem ajudar.

    1. Se a coisa desandou e tudo vai mal, seja o primeiro a dar um passo na direção do cônjuge, segurar suas mãos e pedir desculpas.

    2. Se tudo vai bem e vocês estão em perfeita sintonia, (e se não estiverem, também) digam EU TE AMO todos os dias.

    3. Escreva. Independentemente se tudo vai bem ou tudo vai mal, reafirme seu amor ao seu cônjuge através de uma carta ou e-mail. Não precisa ser nada complicado. Apenas diga o que sente por ele/ela.

    4. Não deixem que os problemas separem vocês. Mantenha a sua relação em compartimentos fechados, independente dos problemas. Problemas todos têm, por isso unam forças contra os problemas. Sejam um time.

    5. Melhore a si mesmo. Trace metas onde precisa melhorar. Seja na maneira de falar, ou de não falar com seu cônjuge, talvez lembrar-se de datas. Ser mais proativo na relação. Enfim, seja onde for que você estiver falhando, faça metas e trabalhe nisso. O seu casamento vale o esforço.

    6. Toquem um ao outro com afeto todos os dias, nem que seja um beijinho na hora de sair. Abracem-se quando puderem, segurem a mão um do outro por pelo menos 10 segundos, isso além de criar um relacionamento terno, também ativa a produção de ocitocina, um hormônio que aumenta o bem-estar físico, o prazer e o estreitamento e fidelidade nas relações afetivas.

    7. Aprendam a concordar em discordar. É como aquele seu amigo que é fanático pelo Cruzeiro enquanto você ama o Atlético, ou que grita "impeachment já!", enquanto você é contra. E vocês continuam amigos, porque concordam em discordar. Assim é no casamento. Seu cônjuge não é uma cópia de você (ainda bem!) Então, vocês vão discordar em muitas coisas e isso não deve ser motivo de briga. Aceitem.

    8. Tédio no casamento tem cura, porém deve ser tratado como uma doença crônica, por isso diariamente tome doses de diálogo e tempo um para o outro. Não deixe seu casamento ficar tedioso. Façam coisas legais juntos como quando eram namorados.

    9. Abra mão da necessidade de estar certo.

    10. Abra mão da necessidade de dar a última palavra.

    11. Não fale de seu cônjuge para ninguém, a menos que seja para elogiar.

    12. Pare de reclamar e criticar. Procure encontrar o que você aprecia no seu cônjuge e fale isso para ele. Diga o que você gosta, o que acha atraente, expresse gratidão e fale o que o encanta no seu parceiro.

    13. Cuide do seu casamento, mas primeiro cuide de você mesmo. Como aconselha Mary Jo Rapini, fisioterapeuta de casais: Comece hoje a adicionar um novo voto de casamento à sua lista: Prometa cuidar de si mesmo para que você continue a envelhecer com graça e confiança ao lado de seu parceiro.

    14. Divirtam-se juntos todos os dias, nem que seja lavando o quintal (ou a louça) e jogando água um no outro, ou contando uma piada. Tomando um sorvete, ou assistindo uma comédia. O que importa é que riam juntos todos os dias.

    15. Façam coisas juntos sempre que possível. Vá às compras com seu par, lavem o carro juntos, cozinhem juntos, isso fará tanto bem à sua relação quanto ter uma noite só para vocês.

    16. Faça um elogio sincero ao seu cônjuge todos os dias.

    17. Imaginem-se envelhecendo juntos. Façam planos para quando esse tempo chegar. Se já chegou, sentem-se juntos e planejem coisas legais para fazer.

    18. Namorar - isso é importante. Muitos casais param de namorar quando se casam. Se não houver um tempo exclusivo para saírem juntos e namorar, não há relação que aguente.

    19. Paquere seu par. Diga coisas românticas, flerte, sussurrem um para o outro assuntos que são só dos dois.

    20. 10 minutos. Reservem no mínimo 10 minutos para conversarem todos os dias. Perguntem como foi o dia um do outro, se está sentindo bem e abracem-se e beijem-se.

    21. Aceite o outro como ele é agora. Não tente mudá-lo e nem reclame de seu comportamento. Ao invés disso, mude a si mesmo, nem que seja adquirindo mais paciência.

  • Advertisement
  • Dica bônus

    1. Coloque o seu casamento e seu parceiro acima de tudo. Nada (exceto Deus), pode ser mais importante que seu cônjuge e seu casamento.
  • São dicas simples, mas que se aplicadas, vão manter (ou melhorar) seu casamento de maneira que você nem imaginava que seria possível.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

21 dicas de casamento que cada casal deve seguir

Ninguém tem o segredo da felicidade eterna, mas algumas dicas sempre podem dar uma "forcinha".
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr