16 lições de vida que os pais podem compartilhar com seus filhos e filhas

O amor que sentimos pelos nossos filhos é tão grande e especial que faz com que sempre estejamos na torcida por sua felicidade.

Renata Finholdt

Qual pai ou mãe não deseja o melhor para seus filhos e tenta a todo momento orientá-los para que não se machuquem ou tomem caminhos impróprios em suas vidas?

Podemos compartilhar com eles as experiências que tivemos a fim de que conheçam quais as armadilhas que a vida nos prega e assim ajudamos a prevenir com que caiam da mesma forma que nós.

Leia: Lições da prensa de azeite

Você pode ensiná-los algumas lições de vida:

1. Via de regra, confie em seus pais

Os pais são os grandes aliados de vida, eles torcem pelo sucesso de seus filhos e querem o melhor para eles. São capazes de grandes sacrifícios para ver um sorriso nos lábios de seus filhos, independente da idade que tenham.

Advertisement

2. Não há sucesso sem trabalho

Não confie em sucesso sem dedicação e trabalho. Esforço e empenho são a fórmula para o sucesso. Tudo o que vem fácil vai embora da mesma forma.

3. Ouça o conselho dos mais velhos

Acredite, as lições de vida que você pode aprender com eles a cada circunstância são muito especiais, vale a pena dar ouvido a elas.

4. Tenha fé em Deus e faça suas orações

Tenha o hábito constante de conversar com o Pai Celestial, Ele espera por esta conversa diariamente. Ele está atento a suas dificuldades e deseja muito ajudá-lo. Nas horas difíceis tenha em mente o poder da oração.

5. Alimente-se corretamente sempre

Com o passar dos anos tudo aquilo de errado que fizemos em nossa juventude pesa sobre nosso corpo, por esse motivo é importante que desde cedo tenhamos cuidado com nossa alimentação.

6. Não confie em todas as pessoas que lhe cercam

Há pessoas que só estão ao seu lado por interesse. Não saia contando sua vida e seus planos de futuro para todos que estão a sua volta.

Advertisement

7. Exercite-se

Quando jovens temos a sensação de que seremos fortes a vida toda, isso é uma cilada. Cuidar do corpo desde cedo garante saúde para dias futuros.

8. Tenha cuidado

Temos o mau costume de acreditar que as coisas ruins apenas acontecem com os outros, nunca conosco. Esse sentimento de segurança nos leva a situações muito perigosas. Acredite que as coisas ruins estão a sua volta a todo momento e você precisa estar atento.

9. Procure o lado positivo da vida

Pessoas que buscam o lado positivo das coisas são mais felizes e saudáveis. Não seja rabugento nem reclamão, isso afasta a felicidade e as pessoas também.

10. Selecione seus amigos

Busque pessoas que tem os mesmos valores que os seus e aproveite esta boa companhia para divertirem-se juntos.

11. Crie sua própria família

Ninguém pode ser feliz sozinho por muito tempo. Se relacione com uma boa pessoa que compartilha dos mesmos valores seus, que lhe respeite e lhe ame e estabeleça sua família.

Advertisement

12. Aproveite as coisas boas da vida

Viaje sempre que as condições permitirem. Conheça novos lugares, novas culturas e novas pessoas. Viajar é uma grande lição de vida.

13. Leia

Bons livros permitem que você viaje sem sair do lugar, eles fazem nossa mente pensar e instiga a criatividade. Crie sua própria meta de leitura anual.

14. Vá a Igreja

Permita sentir a inspiração que vem do Alto, ela pode lhe ajudar a enfrentar os vários desafios da vida.

15. Tenha contato com seus familiares

O elo familiar é muito importante. Conhecer nossos antepassados diz mais a respeito de quem somos do que podemos imaginar. Não permita que a vida corrida lhe afaste destas pessoas tão importantes.

16. Expresse seus sentimentos

Diga aos outros que você os ama, abrace quando sentir vontade, demonstre carinho.

Advertisement

E acima de tudo, seja feliz!

Leia: Conselhos para ser mais feliz

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.