Insônia: como dormir melhor?

Não existe nada mais reparador do que uma boa noite de sono! Só que muitas vezes passamos noites em claro, por um ou outro motivo. O sono some! Tem jeito?

Luiz Higino Polito

Meu avô falava que insônia era como ficar rodando um parafuso espanado (estragado): a gente roda, roda, roda e o parafuso nunca aperta…

A gente vira pra cá, vira pra lá. Levanta. Toma água. Deita de novo. Vê um pouco de internet. Deita de novo. Nada!

E o relógio vai “andando”, e nada do sono chegar.

Liga a TV: só se fala em Impeachment! Zapeia com o controle remoto para ver se tem algum filme que preste… Nada interessante. Levanta de novo.

Vê o cônjuge ou outro parente dormindo como um anjo. Dá vontade de acordá-lo: “Por que ele dorme tão gostoso e eu estou acordado?”

Advertisement

Até que lá pelas tantas, já alta madrugada, a gente consegue dormir.

Aí passa um motoqueiro com o escapamento ensurdecedor aberto e a gente acorda de novo. Olha o relógio: a gente só dormiu 2 horas? Tenta dormir de novo.

Até que a gente acaba dormindo e o dia clareia, e aí acordamos esbagaçados.

Insônia tem remédio?

Tem vários tipos. Pílulas para dormir, que um psiquiatra ou seu médico de qualquer outra especialidade pode lhe fornecer.

Mas e se a gente não quiser tomar remédios para dormir ou tiver dificuldade para conseguir uma consulta com um médico?

Advertisement

“Nunca dormimos tão mal – e tão pouco”, revela uma reportagem de uma revista, “e 63% (dos brasileiros) têm problemas de sono”. E explica quais são as funções do sono: “Para economizar energia, para fazer manutenção do corpo e para consolidar a memória”.

A importância de dormir bem

O sono é fundamental para que tenhamos boa saúde . Podemos ficar seriamente doentes se não dormirmos.

E, se possível, devemos dormir um pouco durante o dia também. “Precisamos descansar. Descanso faz parte da vida. Ele ajuda nossa produtividade, melhora nosso humor e nos deixa mais criativos”, diz a psicóloga americana Sara Mednick, autora de estudos que mostram o efeito positivo da soneca.

O que atrapalha

Muitas coisas podem atrapalhar uma boa noite de sono: barulho excessivo, preocupações, stress, etc.

Mas é a tecnologia atual, televisões, celulares, computadores, tablets, que emitem luz forte e confundem nosso cérebro (que pensa que ainda é dia), é que pode causar mais problemas para que durmamos bem.

Advertisement

Se você é viciado em tecnologia, leia areportagem que dá muitas dicas de softwares para se instalar nos computadores e celulares, para que você seja menos prejudicado (em questões de sono), com o uso desses aparelhos.

Para as pessoas não tão conectadas, eis algumas dicas mais simples: Faça exercícios, tenha uma alimentação balanceada, tente evitar o stress, não tome café à noite (ou produtos à base de “cola”, que têm muita cafeína), e não use luz branca (fria) no quarto, pois um estudo mostrou que as pessoas expostas à luz “quente” durante a noite produzem até 40% mais melatonina do que quem recebe luz “fria” e dormem melhor.

Luz quente é a luz incandescente, aquela antiga. Gasta mais, mas atrapalha menos o sono.

E quanto mais deixarmos de lado as telas, e lermos um bom livro ou revista de verdade (não no tablet!), isso poderá ser uma grande ajuda para que possamos ter uma boa noite de sono.

Livros bons ajudam bastante, e de quebra, ainda nos tornamos mais cultos…

Advertisement

Então, aí estão algumas dicas para que você possa dormir melhor à noite, e se possível, ter uma soneca durante o dia.

Não pense que você pode ficar sem dormir e ter boa saúde, porque a longo prazo, a falta de sono pode fazer estragos consideráveis à sua saúde.

Na reportagem citada, que aconselho a leitura total na internet, você poderá ver que dormir pouco ou mal poderá prejudicar sua memória e até favorecer o aparecimento do temível Alzheimer, conforme mostra uma outra matéria,: “Pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que pessoas com dificuldade para dormir têm propensão dobrada a sofrer problemas de memória na velhice, característicos da doença de Alzheimer.”

Então, boa noite!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!