Meditação: só faz bem. Experimente!

Fazer meditação não tem contraindicação, é grátis (ou barato), só traz benefícios para a saúde, e mesmo assim não é todo muito que tira proveito dela. Por quê?

Luiz Higino Polito

A meditação reforça a nossa imunidade contra as doenças, faz bem às células do corpo, conseguindo com que as células demorem mais para envelhecer, e é bom para aumentar a resistência à dor. Também acalma e relaxa.

E tem mais: a meditação aumenta a nossa concentração no que fazemos e facilita a aprendizagem, além de combater a depressão e a ansiedade.

Então por que ainda tem tanta gente que não pratica meditação?

Talvez agora seja uma hora boa para você também fazer.

Como meditar?

Existem várias técnicas e vertentes, mas para começarmos, só precisamos mesmo sentar no chão ou numa cadeira, ficando com as costas eretas, relaxar o nosso corpo o melhor que pudermos, e prestar atenção na nossa respiração.

Advertisement

Meditando

Concentre-se somente na sua respiração. Inspire o ar profundamente, depois espire, inspire, espire. Faça isso por uns 15 minutos, pelo menos.

Enquanto presta atenção à sua respiração, tente afugentar os pensamentos que vão causar distração. Ou deixe os pensamentos passarem e volte a se concentrar somente na respiração.

No começo não é tão fácil como parece esse negócio de tentar deixar a mente “em branco”, mas com o tempo e a prática, que são fundamentais, tudo vai ficando cada vez mais fácil. Faça isso o mais regularmente que puder: diariamente, se for possível, até se tornar um hábito.

Você vai se sentir melhor desde a primeira vez, e você pode praticar meditação em casa, ou em qualquer outro lugar, onde você possa ter uns 15 ou 20 minutos de paz.

Comece o mais rápido que puder

O objetivo desse artigo é um só: fazer você se mexer, e experimentar o bem-estar que a meditação traz.

Advertisement

Conhecedor de Hipnose, a respeito do que escrevi um artigo simplificado “O que a hipnose pode fazer por você?”, eu sei os grandes benefícios que a meditação traz.

Eu uso a autossugestão constantemente, em situações de stress, mas no caso da meditação, deve-se torná-la um hábito.

E para quem ainda tem alguma restrição contra a meditação, fique tranquilo porque isso “não é coisa do diabo”, mesmo porque praticamente todas as religiões incentivam a sua prática.

Mestres da meditação

Fizeram testes clínicos e com equipamentos sofisticados em mestres da meditação, e concluíram que a meditação continuada desenvolve áreas do cérebro, aumentando não só processos cognitivos e emocionais, mas aumentando também o volume de certas áreas cerebrais. Segundo os especialistas, isso provavelmente mostra que há um aumento das conexões entre as células que poderão trazer o nosso bem-estar físico e emocional.

Meditação pode desacelerar o envelhecimento, e torna os praticantes com aparência mais jovem.

Advertisement

Procure profissionais, se necessário

Sei que existem pessoas que não conseguem fazer certas coisas sozinhas, por quaisquer razões. Neste caso, procure um profissional no assunto.

Existem muitas academias que podem oferecer tal serviço, com gente especializada.

Vários tipos de meditação

Na revista “Mente e Corpo nº 270”, os autores do artigo “Meditação para transformar o cérebro” , falam das várias formas da meditação, mas para facilitar o máximo possível, tem um trecho na reportagem que é o básico para todo principiante:

Inspira, espira..

“Um dos pontos mais interessantes em relação à meditação é a simplicidade de sua proposta, uma vez que parte do princípio básico de voltar a atenção para a própria respiração, centrando-se no aqui e no agora – a priori, algo acessível a praticamente qualquer um”.

“O que parece tão óbvio, porém, requer empenho”.

Advertisement

“Em uma das práticas básicas mais usadas, é preciso sentar-se em uma postura confortável, com a coluna reta e os olhos semiabertos ou fechados e prestar atenção em cada inspiração e espiração pelo nariz, acompanhando o trajeto do ar até três dedos abaixo do umbigo, percebendo sua entrada e sua saída. Em algum momento, os pensamentos vão voar, mas o segredo é não segui-los ou julgá-los – apenas deixá-los passar como se fossem nuvens. E voltar a atenção à respiração.”

Mais informações a respeito de meditação

Você pode encontrar muita coisa na Internet sobre meditação, tais como o artigo É só respirar”, onde diz que a Meditação é “Recomendada pelos médicos, estudada pelos cientistas, praticada por milhões mundo afora.”

“Conheça essa técnica ancestral de autoconhecimento e tudo o que ela pode fazer por você”.

Diz também que “10 milhões de americanos meditam regularmente em casa e em hospitais, escolas, empresas, aeroportos e até em quiosques de internet. Entre os milhões de meditadores americanos estão celebridades de grosso calibre, como o dirigente da Ford, Bill Ford, e o ex-vice-presidente Al Gore.”

Comece você também. O que você tem a perder?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!