Meditação: só faz bem. Experimente!

Fazer meditação não tem contraindicação, é grátis (ou barato), só traz benefícios para a saúde, e mesmo assim não é todo muito que tira proveito dela. Por quê?

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  • A meditação reforça a nossa imunidade contra as doenças, faz bem às células do corpo, conseguindo com que as células demorem mais para envelhecer, e é bom para aumentar a resistência à dor. Também acalma e relaxa.

  • E tem mais: a meditação aumenta a nossa concentração no que fazemos e facilita a aprendizagem, além de combater a depressão e a ansiedade.

  • Então por que ainda tem tanta gente que não pratica meditação?

  • Talvez agora seja uma hora boa para você também fazer.

  • Como meditar?

  • Existem várias técnicas e vertentes, mas para começarmos, só precisamos mesmo sentar no chão ou numa cadeira, ficando com as costas eretas, relaxar o nosso corpo o melhor que pudermos, e prestar atenção na nossa respiração.

  • Meditando

  • Concentre-se somente na sua respiração. Inspire o ar profundamente, depois espire, inspire, espire. Faça isso por uns 15 minutos, pelo menos.

  • Enquanto presta atenção à sua respiração, tente afugentar os pensamentos que vão causar distração. Ou deixe os pensamentos passarem e volte a se concentrar somente na respiração.

  • No começo não é tão fácil como parece esse negócio de tentar deixar a mente "em branco", mas com o tempo e a prática, que são fundamentais, tudo vai ficando cada vez mais fácil. Faça isso o mais regularmente que puder: diariamente, se for possível, até se tornar um hábito.

  • Você vai se sentir melhor desde a primeira vez, e você pode praticar meditação em casa, ou em qualquer outro lugar, onde você possa ter uns 15 ou 20 minutos de paz.

  • Comece o mais rápido que puder

  • O objetivo desse artigo é um só: fazer você se mexer, e experimentar o bem-estar que a meditação traz.

  • Conhecedor de Hipnose, a respeito do que escrevi um artigo simplificado "O que a hipnose pode fazer por você?", eu sei os grandes benefícios que a meditação traz.

  • Eu uso a autossugestão constantemente, em situações de stress, mas no caso da meditação, deve-se torná-la um hábito.

  • E para quem ainda tem alguma restrição contra a meditação, fique tranquilo porque isso "não é coisa do diabo", mesmo porque praticamente todas as religiões incentivam a sua prática.

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  • Mestres da meditação

  • Fizeram testes clínicos e com equipamentos sofisticados em mestres da meditação, e concluíram que a meditação continuada desenvolve áreas do cérebro, aumentando não só processos cognitivos e emocionais, mas aumentando também o volume de certas áreas cerebrais. Segundo os especialistas, isso provavelmente mostra que há um aumento das conexões entre as células que poderão trazer o nosso bem-estar físico e emocional.

  • Meditação pode desacelerar o envelhecimento, e torna os praticantes com aparência mais jovem.

  • Procure profissionais, se necessário

  • Sei que existem pessoas que não conseguem fazer certas coisas sozinhas, por quaisquer razões. Neste caso, procure um profissional no assunto.

  • Existem muitas academias que podem oferecer tal serviço, com gente especializada.

  • Vários tipos de meditação

  • Na revista "Mente e Corpo nº 270", os autores do artigo "Meditação para transformar o cérebro" , falam das várias formas da meditação, mas para facilitar o máximo possível, tem um trecho na reportagem que é o básico para todo principiante:

  • Inspira, espira..

  • "Um dos pontos mais interessantes em relação à meditação é a simplicidade de sua proposta, uma vez que parte do princípio básico de voltar a atenção para a própria respiração, centrando-se no aqui e no agora - a priori, algo acessível a praticamente qualquer um".

  • "O que parece tão óbvio, porém, requer empenho".

  • "Em uma das práticas básicas mais usadas, é preciso sentar-se em uma postura confortável, com a coluna reta e os olhos semiabertos ou fechados e prestar atenção em cada inspiração e espiração pelo nariz, acompanhando o trajeto do ar até três dedos abaixo do umbigo, percebendo sua entrada e sua saída. Em algum momento, os pensamentos vão voar, mas o segredo é não segui-los ou julgá-los - apenas deixá-los passar como se fossem nuvens. E voltar a atenção à respiração."

  • Mais informações a respeito de meditação

  • Você pode encontrar muita coisa na Internet sobre meditação, tais como o artigo É só respirar", onde diz que a Meditação é "Recomendada pelos médicos, estudada pelos cientistas, praticada por milhões mundo afora."

  • "Conheça essa técnica ancestral de autoconhecimento e tudo o que ela pode fazer por você".

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  • Diz também que "10 milhões de americanos meditam regularmente em casa e em hospitais, escolas, empresas, aeroportos e até em quiosques de internet. Entre os milhões de meditadores americanos estão celebridades de grosso calibre, como o dirigente da Ford, Bill Ford, e o ex-vice-presidente Al Gore."

  • Comece você também. O que você tem a perder?

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Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!

Website: http://blog.higinocultural.com

Meditação: só faz bem. Experimente!

Fazer meditação não tem contraindicação, é grátis (ou barato), só traz benefícios para a saúde, e mesmo assim não é todo muito que tira proveito dela. Por quê?
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