Os principais motivos de uma separação

Um estudo acompanhou casais por 6 anos para entender quais fatores contribuíram para a separação. Confira!

Evelise Toporoski

Um estudo da Universidade da Austrália buscou identificar quais eram os principais motivos para um casal se separar. Para isso, os pesquisadores acompanharam cerca de 2,5 mil casais durante 6 anos e buscou identificar qual era a diferença entre os que continuaram juntos e os que se separaram neste período.

A experiência e a diferença de idade também são fatores que chamaram a atenção. Homens com 9 anos ou mais que seu cônjuge têm o dobro de chances de se divorciar. Quem já passou por uma separação não tem medo da segunda – 90% dos cônjuges que se separaram estavam em sua segunda ou terceira relação.

A presença de filhos antes da relação também é determinante. 20% dos casais que já tinham filhos de outros relacionamentos se divorciaram neste período, contra 9% dos que não tinham.

Quem presenciou a separação dos próprios pais tem uma tendência um pouco maior a fazer o mesmo, 16% das pessoas que já tinham passado por esta experiência com os pais se divorciaram, contra 10% de quem tem pais ainda juntos.

Segundo o estudo, quem casa cedo também corre este risco, aqueles que casaram antes dos 25 anos também se separam duas vezes mais que quem casa depois dessa idade.

Advertisement

Outro motivo para separação é o fator financeiro. Dos casais que tinham renda anual menor de R$31 mil, 15% deles se separaram, contra 8% para daqueles que tinham uma renda duas vezes maior.

Contudo, ter uma renda maior e má administrada não é garantia de casamento duradouro. Segundo pesquisa do IBGE, crises conjugais relacionada a dinheiro são a segunda causa de divórcios no Brasil, atrás apenas de traições.

Siga em frente!

Este levantamento não é taxativo, ou seja, não quer dizer que os casais com este perfil estão fadados a uma separação.

Utilize este estudo para preparar-se e conversar com seu cônjuge sobre algo que os incomoda e pode ser evitado. Por exemplo, se há um filho de outro casamento, converse com seu parceiro sobre que tipo de situação você tem receio de enfrentar e como podem resolver isso juntos, antes que alguma crise aconteça.

Quando há amor e compreensão dos dois lados, qualquer dificuldade pode ser superada e o casamento ficará ainda mais forte!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!