O pior conselho de casamento que alguém pode dar

Ponderar as palavras é muito importante para não induzir as pessoas a tomarem decisões ou agirem da maneira que a nosso ver é o melhor para elas.

Roberta Preto

Quando o casal toma a decisão de se casar, ambos se comprometem a utilizar diariamente uma aliança como um lembrete de que estão casados e do forte comprometimento de serem fiéis e leais até a morte. O problema é que muitos casais se esquecem do compromisso e acabam por abandonar seu cônjuge, por coisas fúteis ou por conselhos vazios que não acrescentam em nada, apenas destroem o lar de muitas famílias.

Esforçar-se por permanecer casado é um dos grandes desafios de homens e mulheres do século XXI, já que ambos estão inseridos numa sociedade que constantemente faz mau uso do verdadeiro significado do casamento e utilizam de comentários e piadas grotescas, confundindo a mente de muitos casais, principalmente os recém-casados.

Um relacionamento familiar se constrói dia a dia, enfrentando os problemas que sempre irão existir, tolerando as diferenças e manias, compartilhando seu tempo, suas dúvidas e anseios, tendo compaixão, respeito, gentileza e bondade por cada membro da família, especialmente, por seu parceiro. É no casamento que o vazio que nos incomodava se preenche.

Todos nós passamos ou passaremos por alguma desilusão na vida, mas isso não nos dá o direito de roubar os sonhos de outros. Talvez você tenha sido deixada para trás, isso deve lhe machucar muito, mas não faça da sua dor a dor do outro, não tire da outra pessoa o que tiraram de ti: Os sonhos e a esperança de ser feliz. Permita que o amigo se encha de expectativas e evite soltar comentários clichês como: “Homem não presta! É tudo igual, só mudam o endereço” ou “Cara, cai fora, casamento é uma prisão, você vai acabar se enforcando.” Infelizmente, essas coisas ocorrem sempre, levando muitos a desistirem dos melhores momentos de felicidade que a vida a dois proporciona.

Diante de tudo isso, ainda resta o pior conselho de casamento que alguém pode dar e não há coisa pior e mais desumana quando alguém aconselha o cônjuge a desistir de seu companheiro. Nunca, jamais, devemos aconselhar ninguém a desistir de sua família.

Advertisement

Quando alguém lhe aconselhar a desistir do seu parceiro, tente ponderar tudo o que vocês construíram juntos, em seguida, olhe a sua volta e não procure nas coisas, mas em seu cônjuge e filhos. Olhe bem! Não é o que você deixa para trás que importa, mas quem você deixa. Se ainda houver sabedoria em você, provavelmente verá que tem muito mais a perder do que a ganhar. Lembre-se: Suas escolhas não irão refletir somente em você, elas também refletem na sua família.

Todos os casais deveriam peneirar o relacionamento eliminando o orgulho, o egoísmo, a arrogância e a autocomiseração. Nas brigas de casais não há quem esteja certo ou errado, há apenas mal-entendidos e a falta de compaixão deles para ouvirem um ao outro e com amor resolverem qualquer tipo de situação.

É preciso muito cuidado ao pedir conselhos para terceiros sobre seu relacionamento. Às vezes, as pessoas ajudam, no entanto, há aquelas que atrapalham e nem sempre é a intenção delas destruírem sua relação; todavia, elas podem ter passado por muitas traições, sofreram perdas significativas, foram abandonadas, acabando por se tornarem pessoas amargas e envenenadas. Dificilmente elas poderão lhe ajudar, pois são elas que mais carecem de ajuda no momento. O melhor que essas pessoas têm a fazer é buscar socorro para se libertarem. Há uma vida para se viver, sonhe novos sonhos e tente realizá-los, mas nunca, jamais, destrua os sonhos de alguém.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.