Você quer viajar para o exterior? Então não pode perder estas dicas

O sonho de sair do país está cada dia mais próximo? Com estas dicas você terá um aproveitamento máximo de sua viagem!

Hevelyn Klegues

Muitas pessoas tiram qualquer tempinho de folga para fazer uma viagem com familiares ou amigos. Seja um feriado prolongado ou férias, um tempo para relaxar é sempre bem-vindo.

A primeira dica é fundamental para um bom aproveitamento e uma viagem sem stress.

Planejamento

Como tudo exige um planejamento, a viagem começa muito antes de colocar o pé na estrada. Saiba exatamente quanto seu dinheiro vale para não gastar demais. Fazer planos dentro de seu orçamento ajudará a não ter dor de cabeça com a chegada da fatura do cartão de crédito.

Pesquise hotéis

. Se você vai com a família ou em grupo e não quer gastar tanto com alimentação, há flats onde você paga um pouco a mais na diária, mas o apartamento fica só para vocês. Com uma cozinha disponível, você não gastará tanto com comida.

Pesquise pontos turísticos

ou o que você gostaria de conhecer no local que você está indo visitar. Adequar a estadia próximo aos locais que você quer visitar também é uma boa pedida, visto que você gastará menos com transporte.

Advertisement

Planeje sua rota antes da viagem

. Acordar todos os dias sem rumo ou começar a pesquisar o que vai fazer ou conhecer leva muito tempo. Tenha em mãos planejado a maioria dos dias. Com uma rota, você ganhará tempo na viagem e aproveitará ao máximo. Mas também não deixe seus dias cheios, sempre surge algum compromisso ou coisas novas para fazer que você não havia pesquisado. Se você tem 15 dias, por exemplo, planeje coisas a serem feitas a partir do segundo dia, tire o primeiro para se acomodar, conhecer as coisas próximas ao local, dar uma caminhada. Deixe também os últimos dois dias para você ter tempo de organizar as malas, ou para fazer o que surgiu de última hora.

Aluguel de carro

. Se você se planejar conhecer locais próximos de onde você está hospedado, você pode fazer isso de metrô, ônibus, bicicleta ou até mesmo a pé. Deixe para alugar o carro nos dias que você for conhecer locais afastados ou para viagens curtas próximo do seu destino. Isso fará você economizar alguns dias. Você também precisará de um bom GPS. Se você não quiser gastar com aluguel de um, leve-o consigo em sua viagem. Ele será um parceiro inseparável!

Ok, com o planejamento em mãos, agora é hora de pesquisar:

Passagens aéreas

Fique atento às promoções. Muitos cartões de crédito dão milhas. Com o planejamento, você pode adquirir sua passagem com antecedência e pagar muito pouco ou nada por elas. Se você utiliza muito seu carro, em alguns postos você pode fazer um cadastro com seu CPF e pontuar cada vez que você abastece. Eles também têm muitos planos para troca de pontos por passagens aéreas.

Com a passagem em mãos, é hora de aprender algumas coisas sobre o local visitado.

Advertisement

Leia: Planejando uma viagem internacional? 10 coisas a saber

Cultura e idioma do país

Estude palavras básicas para se comunicar no aeroporto ou até mesmo dentro da aeronave. O que você gosta de beber, comer, ou onde é o portão X de embarque. Às vezes, enquanto você espera uma conexão, o portão de embarque muda, e você precisa estar atento ao que é falado para não perder seu voo.

Fique atento ao que pode levar na bagagem

Muitas pessoas são barradas nos aeroportos por estarem com coisas proibidas em suas bagagens. Líquidos são permitidos em poucas quantidades. Alimentos como carnes são proibidos (entre outros). Fique atento para não ser barrado e ficar confuso na hora de se explicar. Pois lembre-se, você estará em outro país, ou seja, outro idioma!

Clima e médico

Pesquise sobre o clima do local. Se você está em uma época quente e vai para um local frio, leve alguns remédios no caso de pegar alguma gripe. Principalmente nos Estados Unidos, o uso de remédios é controlado e só pode ser vendido com receita. Lá, os médicos são muito caros, então, mais vale prevenir do que pagar! Leve remédios que não precisem de receita, algumas pastilhas para garganta, descongestionantes, algo para dor de cabeça ou dores musculares. Você não precisa de uma farmácia completa, só precisa de algo que ajude em seu mal-estar por alguns dias até sua volta. No entanto, é claro que se for algo mais grave você precisa procurar um médico para fazer o tratamento correto desde o início!

Com essas dicas sua viagem será mais tranquila e você com certeza não terá tantos gastos desnecessários. O planejamento é a base de tudo, seja para onde você queira ir, planeje-se. Às vezes pensamos que ainda temos tempo e que certas coisas podem ser deixadas para depois. Mas o planejamento exige tempo. Tenha um caderno ou algum bloco de notas para você ir anotando suas ideias ou o que gostaria de fazer e conhecer. E então, quando tiver um tempo, pare e pesquise. Se o pensamento não for anotado no momento, muito provavelmente você esquecerá.

Advertisement

Se você ainda tem tempo antes da sua viagem, esforce-se para aprender sobre a cultura do local, coisas que você pode comer, visitar ou até mesmo como se comunicar. Tenha algum tipo de dicionário em mãos para o caso de se perder e não ter propriedade com o idioma local.

Sempre ande com o endereço e telefone do hotel, caso você se perca. Esses dados também são solicitados antes de seu embarque no Brasil e durante a passagem pelo departamento de Imigração no aeroporto do país escolhido.

Leia: 17 dicas úteis para arrumar uma mala de viagem

Toma un momento para compartir ...

Hevelyn Klegues

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.