Passar muito tempo sentado faz mais mal do que você imagina

Pesquisa mostra que mais de 400 mil mortes poderiam ser evitadas caso as pessoas não passassem muito tempo sentadas. Levante-se!

Evelise Toporoski

Está sentado neste momento? Faz muito tempo que está nessa posição? Cuidado! Ficar muito tempo sentado faz mal para a saúde, segundo um estudo da Universidade de São Paulo.

Ficar sentado por muito tempo aumenta o risco de alterações cardiovasculares, riscos para o metabolismo e até o aumento do colesterol. Ainda 3,8% dos óbitos poderiam ser evitados se nos levantássemos mais vezes da cadeira – isso representa 433 mil mortes a menos se as pessoas tivessem ficado de pé por mais tempo.

O ideal seria se conseguíssemos reduzir de 1 até 3 horas do tempo em que passamos sentados. Isso já trariam grandes benefícios à saúde. “Por exemplo, reduzindo em 2 horas por dia o tempo que ficamos sentados seriam evitadas 2% das mortes, se for uma redução de 1 hora diária, já teríamos 1,2% a menos de mortes”, explica o educador físico Leandro Fórnias Machado de Rezende, da Faculdade de Medicina (FMUSP), em entrevista ao site da Universidade.

O estudo trouxe dados tão relevantes que foi publicado no American Journal of Preventive Medicine.

O médico ortopedista Victor Matsudo, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, também acredita que o muito tempo que passamos sentados trouxe uma significativa piora à nossa saúde. Para ele, no futuro, todos trabalharão em pé! Enquanto este dia não chega, pequenos hábitos já ajudam a reverter este quadro. O próprio doutor já aplica isso, contando que levanta cada vez que o telefone toca e fala caminhando em sua sala.

Advertisement

Outra dica de Matsudo é fazer intervalos. A cada 30 minutos sentado, levante-se e circule por 5 minutos, a cada hora sentado, fique 10 minutos em pé.

Inclua estes pequenos hábitos em sua vida, assim, evite problemas de saúde que podem prejudicar a sua longevidade!

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!