6 coisas que você nunca deve falar para a mãe que teve cesárea

É muito difícil para a mãe que planejou ter um parto normal passar por uma cesariana, por isso evite comentários que não acrescentarão nada além de sofrimento.

Stael Ferreira Pedrosa

Não é novidade para ninguém que o parto normal é o melhor tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso a recomendação da Organização Mundial de Saúde, bem como do Ministério da Saúde é que o parto normal seja estimulado. O medo da dor pode fazer com que muitas mulheres optem pela cesariana e colocam o Brasil em má posição no ranking mundial do número de cirurgias do tipo. Mas, nem sempre é possível optar.

Muitas mulheres fazem planos de ter um parto normal e de repente algo acontece e muda tudo. Seja um bebê não encaixado, diabetes agravado, eclampsia, falta de dilatação e tantos outros problemas que tornam a intervenção cirúrgica necessária.

É muito difícil para a mãe que planejou ter um parto normal passar por uma cesariana, porém é uma questão que envolve a segurança de ambos, mãe e bebê, além disso é de foro íntimo e problema apenas do casal. Pode envolver sofrimento e sensibilidade, por isso ela não quer ouvir nada como as 6 frases abaixo. Se as disser, pode receber algumas dessas respostas também:

1. “Eu jamais teria uma cesárea, acredito muito no parto normal.”

É, a mãe que teve cesárea provavelmente acredita também, mas nem sempre é uma escolha. E na maioria absoluta das vezes não é da conta de quem faz o comentário. Imagine dois ou três médicos falando: Seu bebê está em risco e vamos ter que retirá-lo. Você os ignoraria e continuaria esperando o parto normal?

Evitar esse tipo de comentário pode ajudar muito. Especialmente ajudar a não perder a amizade da mãe que fez cesariana.

Advertisement

2. “Ouvi dizer que a taxa de cesarianas no Brasil é maior do que na maioria dos países.”

Obrigada pela informação, mas também temos ouvido que a taxa de mortalidade tanto de mães quanto bebês no parto é maior em outros países também. E aí? Melhor salvar a vida de ambos ou melhorar as estatísticas?

3. “Li em uma revista que não se cuidar corretamente durante a gravidez aumenta a incidência de cesarianas.”

“Ok, a culpa é minha. Provavelmente meu bebê ficou em risco antes do parto porque eu comi pimenta ou quem sabe porque eu não andei 2 quilômetros todos os dias, ou pior, continuei a trabalhar.”

É o tipo de comentário totalmente inútil. Se a mãe optou ou não pela cesárea, já está feito e não há como voltar atrás. Fazê-la arrepender-se de cada decisão que tomou durante a gravidez, do que comeu ou do que deixou de comer só mostrará o quão insensível você é.

4. “Ah, sinto muito. Eu sei o quanto você queria ter um parto natural.”

É outra frase inútil e que pode ser respondida com um: “Ah, pois é… Não foi dessa vez, quem sabe na próxima? ” Ou…

“Ah pois é, às vezes a gente decide fazer algumas coisas que não tinha originalmente planejado. Como você quando decidiu mudar do seu apartamento porque seu marido desempregou e vocês receberam ordem de despejo, não é? Ah, desculpe, eu te chateei? Pensei que estávamos apenas tendo uma conversa amigável.”

Advertisement

5. “Ah, você teve sorte, eu fiquei 12 horas em trabalho de parto. “

“Ah, é mesmo? Nossa, então eu ganhei de você. Fiquei 13 horas em trabalho de parto e então quando viram que não teria jeito mesmo me levaram para a sala de cirurgia. Ainda bem que me levaram para fazer cesárea, né?”

6. “Você sente que foi uma desvantagem esse tipo de parto?”

“Depende, eu tive um bebê e isso é uma vantagem, não é? Ou será que não?”

Na maioria das vezes as pessoas não querem ofender e têm até boas intenções, mas o que muitas pessoas não percebem é que se pode estar feliz e grata e ao mesmo tempo estar muito triste com a perda da experiência do parto que você queria e planejou.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.