5 histórias da Bíblia que seu filho deveria aprender

Contar histórias aos filhos é maravilhoso para todos. Histórias que trazem uma bagagem de conhecimento e fé são melhores ainda.

Michele Coronetti

Contar histórias para crianças é algo mágico. Além de fortalecer o vínculo com os filhos, o que já é um ganho excelente, eles podem desenvolver maior criatividade e aprender muito através dos contos. E se as histórias tiverem algo importante para ensinar, a vantagem será maior ainda.

Histórias do Novo e Velho Testamentos são cheias de aventura, emoção, conhecimento e fé. Os heróis e princesas que eles usarão em sua imaginação poderão ser profetas e pessoas dedicadas que são exemplos a todos nós. Com repertório imenso, a Bíblia possui várias histórias agradáveis e com ensinamentos importantes. Apenas 5 serão abordadas neste artigo com resumos muito curtos.

1. A rainha Ester

Muito próxima dos contos de fada, a história desta moça judia que, por sua beleza, foi escolhida para desposar o rei, ensina fé, coragem e determinação para nossas princesinhas e príncipes. Sua coragem foi testada ao precisar salvar a vida de seu tio. Ela arriscou sua própria vida ao apresentar-se perante o rei sem ser por ele chamada. Deus a protegeu e seus propósitos de salvação ao povo judeu foram cumpridos. A história se encontra no livro de Ester, capítulos 1 a 8.

2. Daniel e os leões

Este valoroso profeta, estrangeiro, foi acusado de quebrar uma lei do rei. Não tendo como cancelar seu próprio mandato, o rei ordenou que Daniel fosse atirado a uma cova com leões famintos sob a acusação de ter invocado a seu Deus três vezes ao dia. O rei, apesar de não ser da mesma fé de Daniel, jejuou e nem dormiu, pesaroso pela morte cruel iminente a seu amigo Daniel. Mas ao abrir a cova pela manhã do dia seguinte, lá estava seu amigo, sem nenhum arranhão. O rei então ordenou que se retirasse Daniel dali e seus acusadores foram atirados em seu lugar, os quais foram devorados antes mesmo de entrarem completamente. As crianças aprenderão que confiar no Senhor e obedecer aos mandamentos mesmo que isso possa ser arriscado lhes trará a proteção divina. Mais detalhes da história estão no capítulo 6 do livro de Daniel.

3. Jonas e a baleia

Esta história cheia de aventura vai encantar meninos e meninas. Jonas foi chamado pelo Senhor para ir à Nínive, mas ele não queria cumprir com este chamado, portanto, fugiu tomando uma embarcação para outro local. Uma tormenta se levantou e o barco estava quase afundando quando os marinheiros acordaram Jonas e ele, sentindo-se pesaroso, admitiu ser ele o problema. Foi atirado ao mar e a tempestade passou. Jonas foi então engolido por um grande peixe e levado até uma praia. Liberto pelo peixe, dirigiu-se à cidade pela qual o Senhor o havia designado. A história fica no livro de Jonas, capítulos 1 a 3. Prepare-se para perguntas sobre como ele ficou por tantos dias dentro da baleia…

Advertisement

4. O nascimento de Jesus

Maria foi escolhida para gerar o bebê mais importante deste mundo, o Salvador de toda a humanidade. Humildemente ela aceitou seu chamado bem como seu marido José, de cuidar e educar o menino, filho de Deus. Seu nascimento glorioso e simples contou com acontecimentos como o nascimento de uma nova estrela, anjos que desceram do céu para louvar, visita de pastores e, mais tarde, a presença e os presentes dos reis magos. Ocorreu em um estábulo e o menino foi colocado em uma manjedoura com palha. Esta história está descrita no capítulo 2 do livro de Lucas. Seu nascimento foi tão importante que a contagem anual é a partir deste evento.

5. A ressurreição de Jesus

Depois de tantos milagres, curas e ensinamentos, Jesus permitiu ser preso e julgado, foi crucificado e morreu. Colocado em um sepulcro no final do dia, nada mais poderia ser feito a não ser aguardar até a manhã do terceiro dia. Bem cedo, algumas mulheres fervorosas foram ao sepulcro e o encontraram vazio. Maria Madalena pôde ver o Salvador ressuscitado. A notícia se espalhou e os apóstolos puderam ver e tocar o mestre. O capítulo 20 do livro de João contém esta linda história. O maior acontecimento deste mundo descrito nos 4 evangelhos não pode deixar de ser contado aos pequenos que desenvolverão gratidão e fé.

Há muitas outras histórias fantásticas e importantes a serem contadas aos pequenos que estão relatadas na Bíblia. Eles vão adorar conhecer e aprender com estas passagens. Seus heróis e princesas serão pessoas de fé e grande exemplo.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.