3 lições sobre o casamento que aprendemos da maneira mais difícil

O casamento está à frente de qualquer outro relacionamento em nossas vidas, porque ele é diferente de tudo o que tivermos que viver e há algumas coisas que se deve aprender da maneira mais difícil.

Roberta Preto

Assumir um relacionamento requer de ambas as partes comprometimento e um amor verdadeiro, já que é através do casamento que enfrentamos os maiores e mais desafiadores testes de nossa existência, e somente por ele, que encontramos as mais belas e preciosas lições e bênçãos ao longo de nossa jornada terrena.

Uma das coisas mais intrigantes do relacionamento é ver pessoas namorarem por tantos anos e, quando se casam, não conseguem conviver por menos de 1 ano. E há aqueles que se conhecem por 3 meses, se casam, e se mantêm casados por toda a vida.

Podemos passar uma vida inteira ao lado de nosso companheiro, que nunca o conheceremos completamente, já que todos nós somos seres com traços individuais. Ainda que o casamento proporcione ao marido e à esposa um compromisso que os une, tornando-os “um” diante de Deus, isso não fará com que eles percam suas próprias características. No entanto, permitirá que eles se transformem no melhor que podem ser, porque é exatamente isso que o casamento verdadeiro proporciona ao casal, a capacidade de serem melhores todos os dias.

Há muitos livros, sites e profissionais prontos para ajudar os casais a se manterem firmes na vida a dois. Embora tendo toda ajuda e conselhos os casais sabem que casamento é prática, e que terão que dar o melhor que há neles, encarando os desafios que vão surgindo, pois são eles que engrandecem a vida e proporcionam forças para lutar pelo bem mais precioso que chamamos de família.

Existem 3 lições que só se aprende dentro do casamento e da maneira mais difícil. São elas:

Advertisement

1. Manter-se firme

Quando se namora, consegue-se ver o potencial da pessoa amada; quando se casa, os defeitos e manias começam a surgir, coisas que jamais poderia imaginar que a pessoa pudesse fazer ou ter. Há muitos que se assustam ou se surpreendem com os atos do parceiro e não demora muito começa a surgir brigas e palavras ofensivas, deixando o relacionamento completamente abalado. É preciso que haja maturidade do casal para entenderem que não há pessoas perfeitas, todos cometem erros e todos possuem defeitos, mas que se houver a escolha de ambos se manterem firmes, diante de qualquer problema, juntos poderão superar tudo e as diferenças se tornarão pequenas diante de um amor tão grande.

Ninguém virá dizer quais são os desafios que o casal terá que assumir, porque o futuro não cabe a ninguém decifrar, já que ele pertence somente a Deus; porém, se houver confiança no Senhor e o amor pelo cônjuge, haverá bons motivos para sorrir e força suficiente para vencer qualquer coisa.

Manter-se firme é mais do que suportar determinados costumes ou problemas, manter-se firme é perseverar bem, diante de tudo o que for requerido do casal, para que tanto marido e mulher se tornem dignos de terem um ao outro.

2. Amar com fidelidade e lealdade

O início do casamento é uma das melhores fases na vida do casal, já que é uma continuação do namoro, em que um promete viver pelo outro e ambos estão repletos de expectativas. Mas, infelizmente, diante das dificuldades e das diferenças, as promessas começam a serem ignoradas e aos poucos são esquecidas, por isso que há tantos casamentos de curto prazo em todo o mundo. O casal se esquece que casamento requer mais do que paixão e palavras, requer amor com fidelidade e lealdade. O amor fiel requer zelo e respeito pelo companheiro, já no amor leal, se exige comprometimento com o compromisso do casamento. Ambos caminham juntos, não se separam.

Construir uma família exige sacrifício, tolerância e doses diárias de gentileza e bondade para que o amor flua dentro do lar, só assim, marido e mulher permanecerão fiéis e leais à promessa que fizeram no dia mais importante de suas vidas.

Advertisement

3. Doar seus 100%

Quando se fala de doar, todos nós imaginamos que devemos abrir mão de algo em prol de alguém, e nem sempre as pessoas estão dispostas a fazê-lo. A vida de solteiro permite escolher o que você quer abrir mão ou não. Mas, no casamento, a conversa muda e marido e mulher precisam se sacrificarem em prol da família.

Muitos casais terão que dar 100% de tudo o que são e possuem, pelo bem-estar dos filhos e deles mesmos. Eles terão que doar seu tempo, suas lágrimas, seus sorrisos, seus cuidados, seus talentos. Eles doam a si próprios para ajudarem seu parceiro a não desistir da vida que ambos escolheram.

O casamento é somente para aqueles que realmente se encontram dispostos a se doarem, por isso que há tantos divórcios, muitas pessoas querem apenas ganhar e quando é requerido delas que cumpram com seu papel de doador, infelizmente, elas abandonam seus lares, perdendo a oportunidade de viverem as maiores e mais perfeitas experiências que somente pode ser encontrada dentro dos laços familiares.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.