Se o cachorro não pode comer. Seu filho pode?

É comum controlarmos o que nossos cachorros comem. E aquilo que não damos aos nossos cachorros nossos filhos costumam comer livremente.

Stael Ferreira Pedrosa

Há alguns anos passava na TV um comercial onde uma família comia pizza à mesa e quando o marido dá um pedaço ao cachorro, a esposa o censura dizendo? “Pizza para o cachorro?”, enquanto o filho está se deliciando com a pizza e refrigerante.

Isso nos leva a uma séria reflexão sobre como estamos tratando nossos filhos e nossos animais.

Ivandélio Sanctus aconselha os pais a tratarem os filhos como se fossem cachorros. Afinal, costumam dar a melhor ração e mais apropriada aos cães enquanto as crianças se entopem de salgadinhos, refrigerantes e bolachas recheadas.

E ele vai além, aborda a questão de muitas pessoas assistirem à TV com os cachorros no colo sendo afagados enquanto os filhos estão pelo chão ou no videogame. Os passeios com os cães ao ar livre e ao sol enquanto os filhos se sedentarizam cada vez mais em frente às telas comendo e bebendo o que não devem.

É sabido que muitos alimentos são tóxicos aos cães, sem, contudo, serem todos nocivos aos seres humanos, tais como chocolate, cebola, alho, leite e derivados, sendo que alguns podem levar o animal a óbito e os donos os evitam de todo modo possível. No entanto, vemos os pais dando alimentos mortais (em médio e longo prazo) a seus filhos sem se importarem com a toxicidade existente neles.

Advertisement

Não dê ao cachorro e nem a seus filhos

Doces

No cachorro a substância xilitol usada em doces (mesmo diets) pode causar hiperinsulinismo (excesso de insulina), diminuindo o açúcar circulante, causando hipoglicemia, obesidade, cáries e problemas renais.

No ser humano, o excesso de glicose – ou seja, açúcar – causa os mesmos problemas. Então já que você não dá doces ao cachorro, não dê também aos seus filhos, pois o açúcar é altamente acidificante, ou seja, torna o organismo ácido. Um organismo ácido é o ambiente perfeito para desenvolvimentos de várias doenças, inclusive o câncer.

Leite e derivados

Sim, você está lendo direito. Leite (exceto o materno), não é alimento para seus filhos e nem para seus cães. Nos cães causa diarreia, alergia e anemia. Nos seres humanos pode causar o mesmo. O leite impede a absorção do ferro pelo organismo humano, causando anemia. A lactose é mal tolerada pelas pessoas acima de 10 anos de idade, já que o organismo não produz mais lactase – enzima que auxilia na digestão da lactose – causando alergias e diarreias.

Cafeína

Nos cães a cafeína causa agitação, respiração ofegante, tremores e palpitações e dependendo da quantidade sangramentos e convulsões.

Nos seres humanos os efeitos costumam ser os mesmos, com exceção de sangramentos e convulsões. Embora a cafeína seja considerada uma droga e causar dependência química ela é amplamente utilizada pelos seres humanos através do café, chá e refrigerantes, bem como nos chocolates e alguns medicamentos para dor.

Advertisement

Pizza e fast food

No geral todos os ingredientes de uma pizza fazem mal aos cães, desde o fermento, a farinha branca, o queijo, carnes gordas, alho e cebola. São totalmente contraindicados para a saúde do seu cão.

E o seu filho? Pode comer pizza? Se você acha que está contribuindo para a saúde do seu filho alimentando-o com uma grande fatia de pizza, é melhor rever seus conceitos. Pizza é uma bomba calórica cheia de sódio e gordura. Se for comprada congelada é ainda pior, pois os conservantes e outros produtos químicos intoxicam o organismo. E a farinha de trigo branca vira açúcar em quinze minutos após ser ingerida.

Estes são apenas alguns exemplos de como muitas vezes tratamos melhor nossos cachorros que nossos filhos. Por isso da próxima vez que for comprar alimentos para seus filhos, faça como se estivesse comprando ração para seu cão. Exija o melhor.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.