8 hábitos que atrapalham o seu sono

Abandonar hábitos não saudáveis a fim de ter noites melhores de sono é uma ótima resolução.

Michele Coronetti

O descanso noturno que repõe as energias e prepara para um novo dia de trabalho é fundamental para uma boa saúde. Alguns hábitos, porém, podem prejudicar o sono reparador e acumular o cansaço, atrapalhando no desempenho profissional, nos estudos e nas relações interpessoais.

1. Telas

Assistir televisão, ficar nas redes sociais, jogos e outras páginas no computador ou celular na hora de dormir é um destes hábitos inadequados. Um receptor na retina desperta o cérebro e mesmo que o sono chegue, o cérebro acaba demorando para desligar. Segundo especialistas, a luz dos aparelhos inibe a produção de melanina, mantendo o corpo desperto por mais tempo e proporcionando uma noite maldormida. Deixar estes aparelhos ao menos 45 minutos antes de se deitar é o suficiente para relaxar e ter uma noite de sono melhor.

2. Alimentação

Deixar para se alimentar um pouco antes de dormir, só se for algo leve. Comidas pesadas e gordurosas não trazem uma noite agradável e relaxante. O sono até vem após a farta refeição, mas a digestão será interrompida, permanecendo a sensação de estômago cheio, e o descanso real não virá. A última refeição da noite deve ser ao menos uma hora antes de deitar. Ir dormir com fome também prejudica o bom descanso.

3. Bebidas alcóolicas

Na linha das anteriores, o sono até vem logo após a ingestão, porém o álcool fragmenta o sono e pela manhã o cansaço logo aparecerá. Dependendo da dose tomada, além do cansaço outros incômodos podem surgir como dores de cabeça e enjoo, prejudicando ainda mais o dia seguinte.

4. Estimulantes

Beber café ou chás estimulantes, como o chá preto ou chimarrão, refrigerantes ou ainda ingerir chocolates em demasia, prejudicam a hora de dormir atrasando o sono e a qualidade dele durante a noite. Fumar também é prejudicial, pois a nicotina atua como estimulante. O ideal é evitar estes produtos ao menos uma hora antes.

Advertisement

5. Problemas

Quando levados para a cama certamente retardarão o sono, além de causar agitação durante a noite. O melhor a fazer é ter uma rotina de recolhimento, deixando as preocupações de lado para um melhor descanso. Desacelerar com atividades tranquilas como uma leitura ou fazer palavras cruzadas é uma boa ideia.

6. Compensar o sono

Deixar para dormir um pouco mais no dia seguinte para compensar o sono do dia anterior parece uma ótima ideia, mas acaba desregulando todo o relógio biológico e de noite haverá dificuldades para o sono chegar, mesmo que o horário para levantar no dia seguinte seja às 6 horas da manhã.

7. Exercícios físicos

Ótimos e saudáveis devem ser realizados com frequência, mas se for um pouco antes de dormir haverá problemas. A energia do corpo, a temperatura e o ritmo cardíaco não permitirão que o organismo relaxe e pegue no sono na hora certa, prejudicando o descanso.

8. Luz acesa e ambiente inapropriado

Dormir com alguma luz acesa, direta ou indiretamente, prejudica e muito o descanso na noite de sono. Objetos eletrônicos em stand by, barulhos, desorganização, falta de circulação de ar, ambiente frio ou quente demais, tudo influencia para um descanso adequado. Antes de dormir é bom verificar tudo isso e deixar o ambiente a contento.

Noites maldormidas causam alterações metabólicas como a obesidade, podendo deixar o organismo predisposto à hipertensão e doenças do coração, alterações humorais, prejudicando o relacionamento entre familiares, colegas de trabalho, amigos e outros, alterações na memória, raciocínio e atenção, inclusive para dirigir, além de baixar o rendimento imunológico.

Advertisement

Pequenos ajustes em hábitos não saudáveis como estes serão um ótimo investimento para o descanso ser efetivo e o dia seguinte ser muito melhor.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.