7 sintomas de que você tem problemas de tireoide que não podem ser ignorados

Estas doenças podem gerar desde mudanças de peso inexplicáveis, cansaço, infertilidade e alterações no humor, até câncer. Descubra os sintomas e o que fazer.

Mariel Reimann

De acordo com a Associação Americana de Tireoide, aproximadamente 20 milhões de pessoas são afetadas por esta doença, 60% delas ignoram que a tem e estima-se que mais de 12% da população total dos Estados Unidos sofre, até certo grau, de doenças relacionadas à tireoide.

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço. É responsável por várias e vitais funções do corpo e quando ela é afetada, a sua vida pode ser alterada de muitas maneiras. Por ser uma glândula responsável pela secreção de hormônios relacionados à reprodução, seu mau funcionamento pode afetar seu humor, seu nível de atividade e até a aparência de seu corpo.

De acordo com WebMD, os sintomas mais evidentes são:

1. Mudança de peso inexplicável

A quantidade de hormônios que sua tireoide secreta tem um impacto em seu peso. A presença de um menor nível hormonal, em comparação com o que é considerado normal, significa que sua tireoide está trabalhando mais lentamente, o que resulta num aumento de peso; esta condição é conhecida como hipotireoidismo. Já o hipertireoidismo, é quando sua tireoide trabalha demais, resultando em uma perda de peso.

Não se esqueça de que para que essas mudanças de peso sejam consideradas um sintoma dessas doenças, estas devem acontecer inexplicavelmente, ou seja, sem que se relacionem com uma mudança em sua dieta ou nível de atividade física.

Advertisement

2. Alterações no batimento cardíaco

Porque a tireoide afeta a maioria de seus órgãos, o seu coração é o que mais pode sentir a alteração. Dependendo de como sua tireoide é afetada, seu batimento cardíaco pode ser mais acelerado ou mais lento do que o normal. Os parâmetros de batimentos por minuto considerados saudáveis são entre 60 e 100, dependendo de seu peso, altura, idade e quaisquer outras condições físicas que você apresente.

3. Alterações de humor e níveis de energia

Distúrbios da tireoide podem afetar tremendamente seu nível de energia e, consequentemente, seu humor. Pessoas que sofrem com hipotireoidismo tendem a sentir-se mais cansadas, são mais propensas à depressão e são mais lentas no geral. Já aquelas pessoas que sofrem de hipertireoidismo sofrem de ansiedade, altos níveis de estresse, problemas para dormir e maior irritabilidade.

4. Perda de cabelo

A perda de cabelo é um sintoma partilhado tanto por aqueles que sofrem de hipertireoidismo, quanto aquele que sofrem de hipotireoidismo.

5. Inchaço no pescoço

A inflamação que ocorre no pescoço é, provavelmente, o sintoma mais evidente de que há algo de errado com a tireoide. Este sintoma deve ser tratado com um cuidado especial, já que a inflamação nesta área também pode significar a presença de nódulos ou câncer.

6. Outros sintomas gerais do hipotireoidismo

Pele seca ou escamosa, unhas e cabelo quebradiços, períodos menstruais irregulares e constipação.

Advertisement

7. Outros sintomas gerais do hipertireoidismo

Fraqueza muscular, mãos trêmulas, diarreia, períodos menstruais irregulares e problemas de visão.

As doenças da tireoide podem, além disso, impactar sua sexualidade, fertilidade e felicidade em geral devido às mudanças bruscas de humor. Tenha em mente que alguns dos sintomas podem ser um sinal de outras doenças, por isso é extremamente importante que você consulte seu médico para determinar se você precisa de uma revisão e de análise de sangue para determinar se sua tireoide está funcionando normalmente.

Na maioria dos casos, estas condições podem ser tratadas, levando-o a viver uma vida normal novamente. No caso do câncer, uma grande porcentagem dos pacientes responde favoravelmente ao tratamento, exceto em alguns casos muito agressivos.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 7 sintomas de que tienes problemas de tiroides que no puedes ignorar.

Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.