Como evitar acidentes com fogo em casa

A melhor segurança é a prevenção, e só se pode prevenir se souber como agir.

4,980 views   |   13 shares
  • O fogo está presente em nosso cotidiano e precisamos dele, mas se descuidarmos uma tragédia pode acontecer. Outro dia vi uma reportagem interessante:

  • Aconteceu em Florianópolis – “Um menino de cinco anos resgatou um bebê de um ano e dez meses de dentro de uma casa em chamas no município de Palmeira, no Planalto Serrano de Santa Catarina, em novembro de 2007. Riquelme dos Santos vestia uma fantasia de Homem-Aranha no momento do incidente e, segundo a mãe da vítima, manteve a calma durante o salvamento.

  • O menino brincava de super-herói em um pátio em frente à casa dos vizinhos, quando viu o fogo começar no quarto em que criança dormia enquanto a mãe, Lucilene dos Santos, lavava roupa do lado de fora da residência. Ela disse que tentou entrar na casa em chamas, mas não conseguiu. A mãe conta que o garoto disse que não era para gritar nem chorar, que ele salvaria Andriele. Logo após, o menor entrou saltitando entre as chamas e trouxe o bebe para fora. De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros que realizou a perícia no imóvel na manhã desta sexta-feira, o incêndio destruiu 80% da residência de 50 metros quadrados. Eles elogiaram a atitude do menino, que apesar de não ser recomendada, salvou a vida da menina.”.

  • Recentemente fiz o curso de Brigada de Incêndio e aprendi o quão importante é a prevenção. Acidentes como o do “Menino – Aranha” nem sempre acabam bem. Por isso vamos ver neste artigo sugestões e dicas para ter mais segurança e evitar acidentes com fogo em nossas casas.

  • Cuidados básicos

    1. Fazer periodicamente a manutenção do sistema elétrico. Isso é importante pois curtos-circuitos são causas frequentes de incêndios em residências. Lembre-se de manter em perfeito estado as tomadas dos eletros eletrônicos.

    2. O ideal é ter um quadro de luz bem localizado e circuitos identificados conforme os pontos correspondentes, um disjuntor específico para o chuveiro, outro para a iluminação dos quartos, etc.

    3. O encanamento a gás é mais um ponto que merece destaque na prevenção de incêndios. A segurança aumenta quando a tubulação, feita preferencialmente em cobre, é instalada nas paredes. Caso a família utilize o botijão dentro da cozinha, cuide para que a borracha e o registro do gás sejam trocados a cada cinco anos. Nunca use ferramentas para apertar a borboleta do registro ao conectar ao botijão, pois em caso de vazamento ou fogo será fácil para desconectar e parar o vazamento.

    4. Na falta de energia as famílias costumam acender velas por todos os cômodos da casa. Isso pode resultar em acidentes, pois geralmente são colocadas em locais inadequados como móveis de madeira, perto de cortinas e objetos inflamáveis. O ideal é manter uma lanterna em local de fácil acesso, ou mesmo ter uma luz de emergência que é facilmente encontrada no mercado a preços acessíveis.

    5. Perigo na hora de preparar refeição. Quem nunca viu a mãe fritando bife e de repente levantar uma enorme chama sobre a frigideira? Pois bem, isso acontece justamente pelo movimento que é feito. Quando algo que está superaquecido se inflama, não se deve movimentar nem tão pouco colocar em baixo da torneira, isso só irá alimentar o fogo. Com o movimento, mais oxigênio é trazido à chama, e se jogar água a chama e o líquido quente irão espirrar por todos os lados, podendo atingir a pessoa, objetos e tecidos ao redor dando início a um incêndio. O ideal é abafar, no lugar em que estiver o vasilhame em chamas, com uma tampa ou pano úmido.

    6. Nunca coloque alimento para fazer no fogão ou forno e saia de casa ou se descuide, indo dormir ou assistir a algum programa. Muitos incêndios começam com a queima e superaquecimento do alimento, iniciando a chama pela alta temperatura perto de um objeto que seja inflamável.

    7. Aquecedores portáteis e ferros elétricos também podem causar incêndios de grandes proporções. Sempre que for utilizar um destes aparelhos certifique-se de que o local onde estiver não esteja próximo a objetos inflamáveis como cortinas, tapetes, assoalhos sintéticos ou de madeira, etc. Certifique-se de desconectar da tomada após o uso.

  • Advertisement
  • O ideal é que cada residência tenha um extintor de incêndio de água pressurizada para o caso de incêndio em tecido, madeira, papéis, sólidos em geral e um com gás carbônico para o caso de incêndio em materiais energizados, condutores de eletricidade.

  • Todos da família devem saber como manusear e para que tipo de incêndio serve cada extintor. Alguns treinamentos são fundamentais nestes casos, para que se houver algum tipo de acidente, todos saibam como devem agir e evacuar o local.

  • O Corpo de Bombeiros oferece todo ano o curso de Brigada de Incêndio para quem se interessar, além da formação dos bombeiros mirins. A melhor segurança é a prevenção, e só se pode prevenir se souber como agir. Busque mais informações em uma base do Corpo de Bombeiros da cidade ou acesse a Cartilha de Orientações Básicas para Segurança, elaborada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em 2011, onde você irá encontrar dicas como:

  • Não use cestos de lixo como cinzeiros, não jogue pontas de cigarro pela janela nem as deixem sobre armários, mesas e prateleiras. Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados. Não improvise instalações elétricas e nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso. Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização de “plugues T” ou extensões. Procure um profissional com conhecimento técnico.

  • Lembre-se: “O lema do bem-estar é segurança em primeiro lugar”

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como evitar acidentes com fogo em casa

A melhor segurança é a prevenção, e só se pode prevenir se souber como agir.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr