5 dietas poderosas contra cólicas menstruais

E todo mês é a mesma coisa: dores fortes e terríveis, cansaço, descontrole, depressão, choro... Ai, como reduzir os efeitos das cólicas? Descubra isso através dessas dietas descobertas por estudos.

Cibele Carvalho

Recentemente saiu um boato nas mídias sociais de que teria sido aprovada no Brasil uma lei que permitia a todas as mulheres dias de folga no período menstrual, infelizmente para muitas, isso não é verdade.

Pesquisas comprovaram que o rendimento de uma mulher cai mais de 50% quando está passando pelo seu período menstrual, e até 70 % quando sente cólicas fortes, especialmente aquelas cólicas relacionadas a algumas doenças como endometriose, cisto no ovário, entre outras pertinentes a alterações uterinas.

Portanto, como não podemos e nem conseguimos parar com nossas atividades femininas “naqueles dias”, precisamos encontrar formas de reduzir essas dores terríveis de cólicas menstruais, por isso listamos abaixo alguns alimentos e chás que podem funcionar muito bem para reduzir o efeito das cólicas, confiram:

1. Açafrão juntamente com semente de aipo e anis

Um Estudo realizado na Universidade de Isfahan, no Irã, com 180 mulheres entre 18 e 27 anos, comprovou que uma mistura das ervas de açafrão com sementes de aipo e anis, foi mais eficiente para redução da dismenorreia primária (cólicas menos intensas) do que o remédio conhecido como ácido mefenâmico, remédio receitado pelos médicos para tratamento de cólicas.

2. Óleo de tomilho ou óleo de krill

Cerca de 84 estudantes que ingeriram 25 gotas de óleo de tomilho durante as dores pertinentes às cólicas menstruais, comprovaram através dessa pesquisa realizada pela Universidade de Ciências Médicas de Babol, uma redução considerável nas dores abdominais.

Advertisement

Alguns outros óleos como o ômega 3 podem ser auxiliares para redução das cólicas, pois ajudam na ativação e circulação sanguínea dos vasos uterinos.

3. Alimentos ricos em fibras

As cólicas também podem desencadear algumas outras dores abdominais, e até mesmo diarreia, para evitar que isso aconteça precisamos ingerir durante o período menstrual alimentos ricos em fibras tais como: cereais, amêndoas, feijão, ervilha, gérmen de trigo, entre outros.

4. Dieta de licopeno

Os alimentos considerados “vermelhos” são ricos em licopeno, substância indicada por nutricionistas para desintoxicar o organismo, além de ajudarem na circulação sanguínea, bem como no controle do cansaço que sentimos ao estarmos menstruadas.

Entre eles estão: morangos, tomates, pimenta, cereja, melancia, maça, framboesa, entre outros.

5. Analgésicos em alimentos

Existem alguns alimentos carregados de fontes analgésicas, ou seja, que podem funcionar em seu organismo tão bem como um medicamento também usado para reduzir cólicas: o ibuprofeno, que não passa de um anti-inflamatório.

Advertisement

Exemplos de alimentos que possuem ação analgésica: Gengibre, cúrcuma, óleo de oliva, salmão, uvas e outros.

Além dessas dicas e dietas indicadas por estudos, também sabemos que alguns chás naturais podem garantir um alívio rápido para cólicas fracas, chás como: canela, camomila, boldo, etc.

Cara leitora, se você sente que suas dores estão muito intensas e ainda associadas a outros sintomas como dores musculares, formigamento no corpo, dores intensas de cabeça, vômitos e/ou diarreia, procure orientação médica o mais breve possível, você pode possuir sem saber algum tipo de doença referente ao ciclo menstrual que podem prejudicar sua fertilidade. Fique atenta, observe-se mais, cuide-se mais!

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.