6 razões para diminuir o uso da rede social e melhorar sua vida

A tecnologia é muito útil no nosso dia a dia, mas saber limitar o uso das redes sociais é imprescindível e pode trazer inúmeros benefícios para nossas vidas.

3,073 views   |   40 shares
  • Com a facilidade de comunicação através de celulares e computadores, tudo parece muito mais simples. Porém, precisamos ficar atentas, pois as mesmas tecnologias que facilitam nossa vida também criam hábitos viciantes. Várias pesquisas demonstram que estamos cada vez mais conectados, e se avaliarmos esse dado de forma mais aprofundada, podemos concluir que estamos ficando dependentes da tecnologia, e é essa dependência que pode atrapalhar as nossas relações fora do mundo virtual.

  • Muitas vezes, a conectividade é tanta que a gente não presta atenção no que está ao nosso redor. Será que vale a pena viver assim? Deixamos de contemplar um espetáculo que esperávamos há tempos ou não curtimos devidamente uma viagem tão esperada, apenas para não perder nenhum registro que podemos compartilhar com os nossos contatos e, com isso, gerar muitas curtidas em nossa página social.

  • Para repensar nossos hábitos no mundo virtual vamos ver alguns dos benefícios adquiridos se conseguirmos diminuir o uso das redes sociais:

  • 1. Autoestima

  • A vida exposta na internet é apenas aquilo que acontece de melhor no nosso dia a dia. É como se fosse a maquiagem da nossa vida. Ninguém posta seus fracassos, suas tristezas ou decepções. Por isso, acompanhar a vida dos outros pelas redes sociais só vai lhe fazer criar uma comparação que vai lhe deixar se sentindo menor que os seus amigos e com um grande sentimento de frustração.

  • 2. Melhorar o rendimento de nossas atividades

  • O ser humano tende a procrastinar sempre. Quando existe algo mais atrativo, ou que pode nos distrair um pouco, deixamos a nossa obrigação de lado para nos divertir um pouco, o que acaba nos impedindo de avançar com as tarefas diárias, seja em casa ou no trabalho. Checar o seu perfil nas redes sociais não é o problema, desde que seja feito no seu intervalo de trabalho e não de 5 em 5 minutos.

  • 3. Dormir mais

  • Uma pesquisa feita pela Fundação Nacional para o Sono dos Estados Unidos, divulgada em 2011, concluiu que o hábito de utilizar o celular, notebook ou o tablet no período da noite pode prejudicar o sono. Isso acontece porque a luz artificial dos produtos tecnológicos nos deixam em estado de vigilância, podendo bloquear o hormônio que induz o sono. Por isso, devemos tomar cuidado para não deixar a tecnologia invadir o nosso quarto na hora de dormir.

  • Advertisement
  • 4. Privacidade

  • Esse item fala por si só. Quase que diariamente vemos nos noticiários do mundo casos de pessoas conhecidas que tem sua intimidade totalmente exposta na internet. Além disso, com a evolução da tecnologia, se você não tomar os devidos cuidados, as pessoas podem saber exatamente onde você está quando posta alguma coisa em sua rede social. Por isso, fique atenta ao que é postado em sua rede social e aumente a sua segurança.

  • 5. Evitar indisposições com amigos de opiniões contrárias

  • Sabemos como é ruim começar o dia estressado com a postagem de algum conhecido que vai contra tudo aquilo que nós pensamos. A opinião é extremamente pessoal e cada um tem a sua. Entretanto, temos visto pessoas que acabam amizades ou desfazem laços familiares por terem opiniões divergentes, aí o efeito da rede social acaba sendo o contrário do esperado que é aproximar as pessoas. Assim, não devemos tomar cuidado com tudo que vamos escrever nas redes sociais.

  • 6. Ter mais tempo de qualidade com a família

  • A família tem um valor incalculável para o ser humano, entretanto, com o advento da tecnologia, muitas vezes ficamos mais distante daqueles que estão fisicamente mais próximos a nós. O que antes era momento de intimidade entre o casal ou de interação entre pais e filhos, virou a melhor hora do dia para se conectar e manter-se atualizado sobre as últimas notícias que envolve o mundo de cada um. Assim, ao manter como tradição um tempo para a família se reunir, longe da tecnologia, a intimidade e cumplicidade entre os membros da família só irá aumentar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.

Website: http://alemdevaidade.com.br/

6 razões para diminuir o uso da rede social e melhorar sua vida

A tecnologia é muito útil no nosso dia a dia, mas saber limitar o uso das redes sociais é imprescindível e pode trazer inúmeros benefícios para nossas vidas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr