5 maneiras de trazer Jesus ao seu casamento

Convidem Cristo para o seu casamento através destas 5 atitudes essenciais:

Erika Strassburger

Todos aqueles que creem na santidade do casamento desejam que uma força maior os guie. Para os cristãos, o Senhor é a origem dessa força. Ele é poderoso para salvar, unir, resgatar e curar. Ele é a fonte onde os cristãos buscam força e instrução para serem os melhores cônjuges possíveis.

A melhor forma de ter um casamento promissor, capaz de resistir às intempéries da vida e se manter firme também nos momentos de prosperidade – pois, infelizmente, a prosperidade pode ser um grande obstáculo para a união conjugal – é fazer uma aliança a três: marido, mulher e o Senhor.

Sobre isso, o educador e defensor das famílias, David Bednar, disse: “O Senhor Jesus Cristo é o ponto central (…) do casamento. Observem como o Salvador se encontra no ápice desse triângulo, com a mulher na base de um dos ângulos e o homem na base do outro ângulo. Pensem agora no que acontece no relacionamento entre marido e mulher à medida que eles, individualmente e com firmeza, se achegam a Cristo e se esforçam para serem perfeitos Nele. Graças ao Redentor e por intermédio Dele, marido e mulher se aproximam um do outro.”.

De que forma, então, estabelecer esse triângulo sagrado, convidando Cristo para o seu casamento? Aqui estão 5 atitudes essenciais:

1. Tomando a decisão em conjunto

Trazer Cristo para o casamento deve ser uma decisão tomada em conjunto. Não adianta um dos dois se comprometer a fazer a sua parte para fazer o casamento prosperar, enquanto o outro não se esforça à altura. À medida que marido e mulher se aproximam do Salvador, esforçando-se para cumprir os mandamentos e honrando as promessas feitas no altar, seu casamento será realmente abençoado.

Advertisement

2. Tornando a oração a dois uma prática diária

Aí está a melhor forma de invocar bênçãos de Deus sobre o casamento: a oração em casal. A oração pessoal – a feita individualmente – pode produzir grandes efeitos sobre o casamento, mas a oração em casal pode ser ainda mais poderosa, pois são os dois, unidos, invocando a Deus com o mesmo propósito de coração.

Ajoelhem-se à beira da cama diariamente, pela manhã e à noite, pedindo a Deus força para se manterem fiéis e dignos; paciência, sabedoria e discernimento para lidar com as adversidades; humildade para reconhecer seus erros e perdoar; e capacidade de tornar o amor cada vez mais forte. Lembrem-se de orar para terem sua fé fortalecida e capacidade para aceitar a vontade de Deus acima das suas.

3. Estudando, juntos, as palavras de Cristo

Se vocês ainda não têm esse hábito, está na hora de criar uma nova tradição que irá se tornar um divisor de águas em seu relacionamento: lerem as escrituras diariamente juntos. Pode ser no início da manhã ou antes de dormir, na cama mesmo. Escolham um livro sagrado e leiam-no do início ao fim. Orem antes do início da leitura, pedindo discernimento para entenderem o que forem ler, pedindo também que o Senhor lhes mostre algo que Ele queira que vocês aprendam naquele dia; e encerrem com uma oração pedindo capacidade para colocar em prática o que aprenderam.

A leitura diária das escrituras é um meio de aprendermos e recordarmos o que o Senhor espera de nós. Somos falhos e esquecidos, portanto, é fundamental que leiamos e releiamos essas palavras inspiradas ao longo da vida. Só assim conseguiremos corrigir nossas falhas.

4. Frequentando a igreja

Muitos acham desnecessária a frequência à Igreja, pois dizem que podem fortalecer sua fé em casa mesmo. Será? Minha sugestão é que orem a Deus para que Ele os guie a uma igreja que ensine as verdades eternas, tão necessárias para a jornada mortal assim como para se chegar ao melhor destino final: a presença de Deus.

Advertisement

Na igreja, somos relembrados daquilo que precisa ser feito para nos tornarmos bons cônjuges, temos líderes eclesiásticos que podem nos aconselhar, temos exemplos de casamentos de sucesso em que podemos nos inspirar etc.

Leia o artigo Porque você deve ir à igreja para encontrar outros motivos pelos quais é tão importante frequentar a igreja.

5. Praticando os ensinamentos do Salvador

Se procurarem somente por “marido”, “mulher” ou “casamento” na Bíblia a fim de encontrarem orientação para seu casamento, vocês estarão ignorando orientações importantíssimas que encontrariam se procurassem também por “próximo” ou “irmãos”. Seu cônjuge é o seu próximo mais próximo e merece tanto respeito e consideração quanto qualquer pessoa. Infelizmente, muitos casais acham que a intimidade lhes dá o direito de serem grosseiros um com o outro, coisa que dificilmente fariam a um amigo ou irmão na fé. É dentro de casa que a pessoa mostra quem realmente é. Portanto, a melhor forma de trazerem o Salvador ao casamento é se esforçando para praticar o que Ele ensinou.

Trazer o Senhor para o casamento não é apenas mencioná-lo no dia a dia ou compartilhar mensagens espirituais nas redes sociais. É uma decisão que precisa ser tomada em conjunto de invocá-lo por meio da oração, principalmente a oração com o cônjuge; de conhecê-lo e aprender Seu Evangelho nas escrituras sagradas; de ir à Sua casa tomar a Santa Ceia em comunhão com os santos; e, principalmente, colocar em prática o que se tem aprendido. “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” (Tiago 1:22-25).

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.