Como exercitar a força do pensamento

“O homem é aquilo que ele pensa”.

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  • Cada ação que temos vem de um pensamento que inspira essa ação. Por isso, pensar positivamente é tão ou mais importante do que a própria ação para se obter um bom resultado.

  • James Allen disse: “O homem é aquilo que ele pensa”. Daí a necessidade de exercitar a mente para pensar positivamente. Não deixe que pensamentos desanimadores e pessimistas façam parte de seu dia a dia, pois isso determinará suas ações e resultados.

  • Se você está constantemente inseguro, com medo de que algo dê errado, pode ser que você esteja vivendo pessimistamente por estar pensando de maneira negativa. Mas isso pode mudar! Você pode alterar sua condição mental e consequentemente suas ações, escolhas e resultados.

  • O que é ser pessimista?

  • Imagine que uma pessoa com inclinação pessimista levantou-se de manhã e teve a iniciativa de arrumar e limpar aquele cômodo da casa que está entulhado de coisas velhas sem uso. Vai até o local, abre a porta e fica chocada por ver a quantidade de lixo e desarrumação, e pensa: “Esquece! Ninguém conseguiria limpar este cômodo em apenas um dia.” Perante essa situação de incapacidade, fecha a porta e desiste de enfrentar o desafio achando que não irá conseguir e com medo de ao não conseguir, frustrar-se ainda mais.

  • Como saber se penso negativamente?

    • Se você costuma pensar: “Eu assumo que vou falhar, por isso não tento”.

    • Se vive como vítima dizendo: “Nada de bom me acontece”.

    • Se você costuma afastar as pessoas por achar que dificilmente confiará em alguém.

    • Se, no convívio social, justifica suas ações com o pensamento: “Eu falo mesmo de quem faz algo, pois não sei o que falam de mim”.

    • Se acha que é o tipo de pessoa difícil de fazer amigos.

    • Se você evita situações em que as pessoas podem julgá-lo ou analisar seu comportamento.

  • Como exercitar o pensamento

  • Pensamento é como um músculo do corpo, ele precisa ser exercitado para estar forte e bem. Ministrei por três anos o curso de “Oficina da Memória” para idosos no SESI. Um dos objetivos do curso era justamente exercitar a mente para afastar os fantasmas do medo e promover novas sinapses, que são estímulos elétricos que passam de um neurônio a outro, estimulando os que estão adormecidos ou fadigados.

  • Isso se dá a partir da mudança de hábitos e forma de pensar sobre si mesmo e o todo em geral. É preciso acreditar em si e no outro e, se algo der errado, não se deixar abalar, seguir em frente e buscar novas oportunidades.

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  • Comece com as seguintes ações:

  • Tome a decisão

  • de ser o controlador de seus pensamentos e atitudes.

  • Medite, ore

  • ou faça qualquer coisa que o coloque em paz mental, escolha um momento do dia para fazer isso como um compromisso diário.

  • Pessoas de bom astral

  • nos fazem sentirmo-nos bem, por isso busque estar com pessoas positivas, evite os negativistas.

  • Diga coisas positivas

  • pela manhã, à tarde e à noite; olhe-se no espelho e diga o quanto você é especial; elogie-se sempre que acertar e motive-se para não desistir se errar.

  • Mude sua rotina,

  • procure fazer coisas novas, mude seu caminho tradicional para o trabalho, escola e casa. Mude o lado da cama que dormiu a vida toda, mova os móveis da casa de lugar, leia e ouça tipos diferentes de livros e música.

  • Trace objetivos

  • dos mais simples aos mais complexos, comece a estabelecer metas em sua vida, seja para mudar um hábito ou conhecer novas culturas. Sonhe e idealize seu desejo em metas.

  • Questione

  • tudo que for negativo ao seu redor e principalmente a si mesmo, seu comportamento perante a vida. Ao questionar, somos impulsionados a buscar saídas e ressignificar nossa vida e modo de pensar.

  • Ações como as sugeridas aqui ajudarão a modificar suas imagens mentais, ou seja, a forma como você vê a si mesmo e as coisas ao seu redor. Esforce-se para fazer diferente aquilo que trazia negatividade a sua vida. Imagens mentais são como você visualiza e imagina as coisas a todo o momento, deixe as antigas imagens mentais, coisas que aconteceram de ruim e coloque no lugar algo que deseja sentir de bom.

  • Em Gênesis 1:27;31 lemos: “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (...) E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto."

  • Se você acredita na afirmação acima, será muito mais fácil pensar positivamente e viver melhor, afinal: “Você é o que pensa ser”.

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Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como exercitar a força do pensamento

“O homem é aquilo que ele pensa”.
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