Mães com depressão e ansiedade. Você sofre disso?

Muitas mães sofrem (e lutam) com depressão e ansiedade. Muitas vezes nem sabem que o problema é este. Veja se você está passando por isso.

2,108 views   |   6 shares
  • Primeiramente, saiba que você, mãe que sofre, não está sozinha. Este sentimento de aperto no peito que torna até mesmo a respiração difícil, esse medo do que está lá fora e do que pode acontecer tem invadido o coração de muitas pessoas e as mães têm sido vítimas deste aparentemente interminável ciclo de altos e baixos.

  • Se você tem experimentado altos e baixos emocionais, medo do futuro, medo de deixar seus filhos saírem de casa, indecisão, dificuldades para dormir ou sono em excesso, dores e uma sensação de ter fracassado, é muito possível que você esteja sofrendo de depressão e ansiedade.

  • Eu sei que a depressão e ansiedade lhe dizem constantemente que você é um fracasso, não tem a casa organizada e tudo pronto na hora certa, que seus filhos merecem uma mãe melhor que você. Que ninguém se importa e ninguém sentiria falta se você morresse.

  • Não ouça a voz da depressão. Ela mente, ela quer tirar sua esperança e sua fé. E saiba que embora as coisas pareçam muito ruins agora, vale a pena continuar lutando. Às vezes é tão difícil acreditar nisso, mas tire forças do mais íntimo do seu ser e diga: "Eu acredito que as coisas vão melhorar."

  • O que funciona realmente para melhorar?

  • Posso falar por experiência própria, já que venho lidando com depressão há mais de 10 anos. Embora seja uma luta constante, que tenha altos e baixos, é bem melhor quando nos tratamos. Esse tratamento não é apenas medicamentoso, ainda que o remédio seja uma ajuda maravilhosa. Precisamos cuidar do corpo e do espírito.

  • Cuidados com o corpo

  • Envolve o uso do medicamento apropriado. Só o psiquiatra pode dizer qual é o melhor para o seu caso. O medicamento é importante, pois a pessoa com depressão não produz os neurotransmissores necessários para se sentir bem. Então, não se iluda pensando que se você pensar de maneira positiva ou fizer algo estimulante a depressão irá embora. É como dizer a um cego que se ele se esforçar bem, ele conseguirá ler um livro. O estímulo e a positividade ajudam, sem dúvida, mas apenas momentaneamente. É necessário que seu cérebro produza serotonina, sem isso será impossível enfrentar a tristeza, angustia e outros sentimentos ruins que vêm com a depressão. A prática de exercícios tem se mostrado eficaz no combate à depressão e ansiedade.

  • Advertisement
  • A alimentação também é importante, quanto melhor a alimentação, melhor o seu estado geral. O magnésio é excelente para combater depressão e para a ansiedade, tem o chocolate meio amargo, espinafre, banana. Veja mais aqui.

  • Banhos de sol e exercícios respiratórios são importantes para sentir-se bem.

  • Cuidados com o espírito

  • Já é algo mais sutil. Cada um tem suas crenças e é muito bom se apegar à sua fé no combate à depressão e ansiedade. Mas cuidar do espírito não é apenas orar e ler os livros sagrados da sua fé. É necessário cultivar valores e encontrar significados mesmo nas mais difíceis situações, como crer que tudo que acontece tem um propósito divino. E isso não é crendice, como possa parecer. Segundo o Professor Kenneth Pargament da Universidade de Green Bowling, Estados Unidos, "o auxílio espiritual utiliza palavras fortes como esperança, fé, amor, perdão, rendição; incentiva o autocontrole; oferece a sensação de poder amparado por uma força maior e dá explicações quando as outras dadas não são suficientes."

  • Por que melhorar?

  • Primeiro porque você é uma filha preciosa de Deus e Ele a ama. Não pense que ter problemas é a confirmação de que Deus não a ama ou que nem existe. Na maioria das vezes as provações e dificuldades nos aproximam de Deus. Nos fazem deixar de lado as distrações do mundo e voltarmo-nos para dentro. É um momento de crescimento e refinamento de nosso caráter, resiliência e fé.

  • Segundo, porque você é uma mãe. As mães têm uma ligação direta com o divino. Nossos filhos precisam de nós e somos as mães perfeitas para eles. Nenhuma outra amará como você ama, nenhuma outra sentirá a empatia e compaixão que você sente. Por mais "fracassada" que você se julgue, é você que eles amam e querem sempre perto. Ninguém é perfeito, mas somos perfeitas para nossos filhos e eles precisam e merecem nossa presença constante.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

Mães com depressão e ansiedade. Você sofre disso?

Muitas mães sofrem (e lutam) com depressão e ansiedade. Muitas vezes nem sabem que o problema é este. Veja se você está passando por isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr