7 erros terríveis que você comete na hora do banho, mas não deveria
Você tem tomado banho errado a sua vida inteira.
Rachel D.C.
O banho é um momento delicioso do dia que faz parte da higienização e que também é um ritual de relaxamento. Mas muitas pessoas estão tomando banho errado sem nem saber. Você provavelmente comete ou já cometeu alguns destes 7 erros ao tomar banho.
Quanto mais o tempo passa e a pele envelhece mais devemos tomar cuidado com a pele. A dermatologista Patricia Ferris diz ao site Grandparents.com: “Conforme você fica mais velho, a tendência é que a pele fique cada vez mais seca. É preciso ajustar os hábitos de banho.”
O banho faz parte da higienização diária, mas você deve tomar alguns cuidados para não acabar afetando a sua saúde de uma forma negativa.
1. Secar-se com força
Você não precisa esfregar a toalha na pele para ela absorver a água do seu corpo. Seque-se de forma suave para evitar machucar a pele com a toalha.
2. Lavar os cabelos todos os dias
Você já deve ter ouvido isso. Lavar todos os dias ou muitas vezes na semana não é recomendado. “Se você tem o cabelo fino ou delicado deve evitar lavar o cabelo muitas vezes, não mais que duas vezes na semana para manter os óleos naturais do cabelo”, diz Andrea L. Hayden, dona do The Hair Management Group localizado em Santo Antônio, Texas. E se você tiver cabelo enrolado ou mais grosso você deve lavá-lo apenas uma vez na semana com xampu.
3. Usar a mesma esponja por muito tempo
Não há problema em usar esponjas no banho, o problema é usar a mesma esponja por muito tempo. De acordo com a dermatologista Debra Jaliman há muitas bactérias e mofo que crescem em esponjas, por isso as esponjas devem ser jogadas fora depois de quatro semanas de uso. A Dr. Debra também diz que depois que a esponja for usada ela deve ser retirada do box e colocada em um lugar onde ela possa secar por completo.
4. Demorar demais para passar o hidratante depois do banho
Dermatologistas concordam que a regra do três minutos é válida. Ou seja, você não deve esperar mais de três minutos após deixar o banho para passar o hidratante. De acordo com a dermatologista Cynthia Bailey, você deve secar o corpo deixando um pouco de umidade na pele e logo em seguida passar o hidratante. Deixar o hidrante para depois faz com que a pele perca a umidade para o ar. É também recomendado ter a pele sempre hidratada para evitar rachaduras que facilitam a entrada de bactérias.
5. Ensaboar o corpo inteiro
O sabão foi feito para dissolver sujeira e óleo. Então apenas use o sabão em partes do corpo que realmente necessitam, as pernas e braços, por exemplo, não liberam muito óleo. A Dr. Bailey aconselha a usar sabão apenas em lugares como as axilas, nádegas, virilha e pés.
6. Tomar banhos muito longos
A dermatologista Patricia Farris diz para o site Grandparents.com que “o banho deve durar de 5 a 10 minutos.” Banhos muito longos ressecam a pele, por isso é recomendado banhos mais rápidos.
7. Usar água muito quente
Banhos com água muito quente não são recomendados. Você pode achar que a água quente lhe ajuda a relaxar, mas isso pode estar prejudicando a sua pele. A Dr. Bailey diz que “a água quente é ruim por duas razões. Primeiro, ela remove muito dos óleos naturais da pele. Segundo, a água quente traz a circulação do sangue para a pele causando uma vermelhidão ocasionando então mais coceira e brotoeja.”