6 dicas cientificamente comprovadas para um casamento de sucesso

Conheça as características comuns de casais que são realmente felizes.

Evelise Toporoski

Em todo o mundo diversos pesquisadores tentam entender qual é a fórmula mágica para um casamento de sucesso. Existem várias características em comuns das pessoas que mantêm uma relação duradoura e feliz. Conheça algumas delas:

1. Agradecem um ao outro

Nada melhor do que estar ao lado de uma pessoa que reconhece todo seu esforço e carinho para que a relação dê certo, e pelo bem-estar do parceiro e de toda a família. Pesquisadores de uma universidade do Arizona concluíram que faz muito bem para a relação demonstrar gratidão pelo parceiro, há menos ressentimento e mais satisfação no relacionamento quando você ouve do cônjuge um agradecimento e reconhecimento.

2. Falam “nós” em vez de “eu”

Um estudo publicado na revista Psychology and Aging concluiu que em momentos de discussão, os casais que utilizam as palavras “nós”, “nosso” em vez de “eu”, “você” conseguiam resolver melhor as suas crises.

Por exemplo, dizer “precisamos melhorar nisso” é muito melhor do que “você precisa melhorar nisso”. Ao considerar o casal como algo único e desenvolverem uma identidade comum mais forte, os parceiros conseguem superar suas crises de um jeito melhor.

“Esta linguagem é provavelmente mais reflexiva, pois tenta regular as emoções de quando se está triste com algo específico e não com a relação como um todo”, explica Benjamin Seider, pesquisador da Universidade de Berkeley, à revista Live Science.

Advertisement

3. São parecidos na hora de gastar

A gente às vezes ouve que os opostos se atraem, mas isso não dá muito certo quando o casal não tem um perfil financeiro parecido. Quando um gasta demais e o outro é totalmente controlado, certamente brigas virão a respeito disso.

Pesquisadores de uma universidade de Michigan analisaram mil casais e chegou à conclusão de que a maior parte das pessoas tendem a escolher parceiros com perfis financeiros opostos ao seu. Contudo, estes tiveram mais conflitos em relação ao dinheiro e menor satisfação conjugal, diferente daqueles que têm perfis parecidos, que tiveram uma relação mais tranquila.

4. Tem relações sexuais regularmente

Não há dúvidas de que um casamento é muito mais forte quando há relações sexuais, sejam recém-casados ou casais mais velhos. Mesmo que vocês tenham desentendimentos, quando o casal tem aquela sintonia física, e colocam isso em prática, é difícil separá-los.

O importante é manter o carinho e o desejo sexual pelo companheiro por toda a vida.

Assim, a relação se tornará duradoura. Um estudo publicado na revista BJU International concluiu que homens na faixa dos 50 anos estão mais satisfeitos com suas vidas sexuais do que aqueles que tem entre 30 e 40 anos. A satisfação é praticamente a mesma de quando tinham entre 20 e 29 anos.

Advertisement

5. Ter razão ou ser feliz?

Casais em crise buscam colocar a culpa dos problemas no cônjuge (que ele precisa mudar, melhorar) e a sua felicidade se baseia em ter razão pelo outro estar errado. Só que esta felicidade não dura nem um dia. O rancor só aumenta e chega a hora em que vocês precisam conversar e resolver todos os problemas, colocando o orgulho de lado, pedindo desculpas e sendo felizes juntos.

Um psicólogo da Universidade de Tennessee analisou comportamento de casais e percebeu que parceiros realmente felizes se importam um com o outro e ficam alegres quando o outro está bem.

Ou seja, apesar de você achar que tem razão em uma discussão, é melhor deixar o orgulho de lado, conversar, pedir desculpas, dar um abraço e voltar a dividir a felicidade!

6. Dedique-se à relação!

Bianca Acevedo, em seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, dedicou-se a descobrir qual era o segredo dos casais felizes.

E ela descobriu: os casais que se dedicam à relação, com amor, compromisso, carinho, que tem vontade de resolver os conflitos são aqueles que conseguem manter um relacionamento duradouro.

Advertisement

Esta dedicação mútua faz com que estes casais tenham momentos felizes como aqueles do início do relacionamento.

Agora coloque em prática todas estas dicas e tenha um relacionamento a cada dia melhor!

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!