Check-up anual: Já fez o seu?

A realização de exames preventivos pode ser seu principal aliado na busca de uma boa saúde.

Renata Finholdt

Algumas pessoas, talvez por falta de informação, buscam auxílio médico apenas quando já estão acometidas de algum tipo de enfermidade, muitas vezes até quando estas doenças já não são mais tratáveis.

Há um certo estigma na sociedade de que os médicos são responsáveis apenas pelo tratamento e cura das doenças, quando na verdade são também grandes auxiliares pela prevenção delas. Sendo assim, buscá-los periodicamente para a realização de exames preventivos é o mais prudente a se fazer para garantir uma vida saudável.

Quando foi a última vez que você buscou auxílio médico para avaliar sua saúde e fazer exames preventivos?

1. Exames de sangue

Através de um simples exame de sangue é possível analisar muitas informações sobre seu organismo. Ali, doenças como colesterol, anemia, diabetes, dentre outras se manifestam. Doenças que podem ser tratadas de forma simples quando detectadas inicialmente.

2. Exames de urina e fezes

Esses também são exames comuns que podem diagnosticar muitas enfermidades. Uma urina com excesso de cálcio, por exemplo, pode significar algum grau de osteoporose, doença que se tratada a tempo pode evitar um futuro bastante doloroso.

Advertisement

3. Exames de imagem

Algumas doenças são assintomáticas inicialmente e muitas vezes só são detectadas quando visualizadas através de exames de imagem tais como ultrassom, tomografia ou ressonância.

4. Exames ginecológicos

É de extrema importância que as mulheres façam seus exames preventivos de forma anual. Doenças como o câncer de útero ou de mama estão entre aquelas que mais matam as mulheres atualmente e podem ser detectadas em seu início quando exames ginecológicos são realizados conforme indicado.

5. Exames oftalmológicos

Muitas pessoas passam a enxergar menos com o passar dos anos e nem se dão conta, outras apresentam queixas de dores de cabeça constante e nem sequer imaginam que seu problema está relacionado à visão. Por este motivo, buscar ajuda de um médico oftalmologista para prevenção é muito importante.

6. Exames cardiológicos

O infarto está entre as doenças que mais matam pessoas em todo o mundo. Exames que possam analisar o funcionamento adequado do coração devem estar entre aqueles dentre os quais você não deve deixar de fazer.

Realizando periodicamente exames preventivos você pode garantir qualidade de vida por muitos anos. Após realizar seus exames de check-up e retornar ao seu especialista para avaliação dos resultados não deixe de guardar seus exames para que possam servir de comparação em uma próxima avaliação médica.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.