10 livros para ler com os filhos

Abrir as portas para vários mundos através da leitura diversificada não tem idade.

Michele Coronetti

Para o desenvolvimento dos pequenos e para fortalecer o relacionamento entre os pais e os filhos, nada melhor que ler histórias na hora de dormir ou em algum outro momento do dia.

Com a introdução de leituras variadas desde cedo, as crianças compreenderão mais a si próprias e ao mundo à sua volta, ampliando conhecimento, cultura e sabedoria. Variar o tipo de leitura é muito válido para que seu repertório seja vasto proporcionando vantagens à criança.

Algumas sugestões de livros que não podem faltar nestes momentos agradáveis:

  1. O Conto dos irmãos Grimm – Há várias versões e preços. Suas histórias, com simbolismos ocultos, ajudam a criança a construir valores sociais básicos.

  2. Reinações de Narizinho (Sítio do Picapau Amarelo) – literatura brasileira repleta de aventura e fantasia, também divulga a cultura brasileira.

    Advertisement
  3. O Pequeno Príncipe – Apesar de muitas pessoas afirmarem que ele não é um livro infantil, as crianças ganham muito através da leitura das aventuras do protagonista e de seus ensinamentos embutidos.

  4. O Menino Maluquinho – O autor aborda a infância brasileira de forma divertida e exagerada. As crianças se identificarão e se por acaso sumir uma panela do armário, pode ter certeza que seu filho está usando em sua própria cabeça.

  5. Viagens de Gulliver – A criança viajará com a leitura e a imaginação ganhará força através das histórias maravilhosas de uma época distante.

  6. Peter Pan – História que une as gerações, onde nenhuma criança desejará crescer.

  7. Coraline – Criança também gosta de sentir medo. Estes contos são de arrepiar.

    Advertisement
  8. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa – Da série Nárnia, ensinamentos, condutas e aventuras são encontrados em suas páginas muito bem escritas.

  9. As mil e Uma Noites – Diversificando a geografia, estes contos são diferentes e interessantes, além de ampliarem o conhecimento e desejo de saber mais sobre outros povos.

  10. Vinte mil léguas submarinas – Histórias distantes no tempo, aventuras e imaginação de forma surpreendente. Livros não envelhecem.

Quando os filhos são inseridos ao meio literário desde cedo, inclusive através de observar que os pais estão lendo constantemente, eles podem adquirir maior facilidade para entender matérias na escola, desenvolvem raciocínio mais rápido e contam com a possibilidade de se tornar adolescentes e adultos que amam a leitura.

Há uma variedade enorme de livros chamativos para crianças. Mas aquele conselho que serve para leitura geral também vale para os infantis: Nunca julgue um livro pela capa. O ideal é abrir o livro e avaliar seu conteúdo, projetar o que a criança tomará por aprendizado através dele, tanto cultural quanto com princípios de vida. As ilustrações ajudam bastante, mas não são o mais importante. Uma boa história, diferente a cada dia, se tornará em uma rotina prazerosa.

Advertisement

Para saber escolher um bom livro infantil de acordo com a idade:

  • Bebês até 2 anos: Histórias curtas e simples, livros sensitivos (de pano ou com texturas), muitas gravuras e desenhos e até uso de fantoches.

  • Crianças até 3 anos: Histórias curtas, de preferência que façam referência à realidade em que a criança vive, com imagens, música e fantoches.

  • Crianças de 3 a 6 anos: Histórias fantasiosas sobre o cotidiano familiar e social, com imagens e letras grandes, pois muitas vezes o interesse da criança já é em ler por si própria. É importante escolher personagens adequados, pois nesta fase as crianças costumam se colocar no lugar deles e fantasiar as aventuras.

  • Crianças a partir dos 6 anos: Histórias mais robustas, porém não longas, personagens marcantes, letras grandes para que a criança tenha interesse de ler sozinha.

    Advertisement

A leitura não precisa ser privilégio apenas de quem sabe ler. Olhar um livro e ouvir a leitura por uma outra pessoa pode ser tão agradável quanto a leitura própria. Abrir as portas para vários mundos através dos livros não tem idade.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.